Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 5 de maio de 2009

JOGAR FUTEBOL DE QUALIDADE

Tenho a certeza que quem joga melhor futebol ganha mais vezes, o futebol é arte, espectáculo e ainda existe futebol e treinadores com mentalidade para jogar bom futebol e o Barcelona é exemplo disso.
Todos sabemos que o futebol de hoje perdeu o romantismo de outrora, com jogos abertos em que o importante era vencer e marcar golos, actualmente o físico bate a técnica.
Como treinador tentar jogar bem é o princípio mais importante do meu modelo de jogo, é a minha ideia do futebol, acredito se jogarmos bem estamos mais próximos de ganhar, considero que ter a bola é positivo, tendo a bola podemos provocar de forma organizada erros no adversário e não ficar á espera que eles aconteçam ao acaso.
Mas o futebol de qualidade não se esgota no ter a bola, também existe momentos em que não a temos e deve se saber recupera-la e em que zonas estamos mais preparados para o fazer, gosto de equipas em que todos os jogadores se mostram para joga-la também o devem fazer para a recuperar, sendo aqui o pressing não um fim mas um meio de o fazer.
Hoje em dia é difícil uma equipa fazer circulação de bola, a pressão é enorme, dai a importância de quando se tem a bola saber o que se fazer com ela, essa circulação vai permitir a manutenção da posse de bola e descobrir espaços para a progressão e finalização, existe muitas formas de o fazer e não existe uma única formula para o sucesso!
Para existir uma boa circulação de bola tem que existir grande qualidade técnica e táctica, com jogadores com capacidades de defender bem mas também criar.
A velocidade do jogo depende da velocidade com que a bola circula, ela é que deve andar rápida de pé para pé e não os jogadores em correrias, e para isto acontecer é necessário uma grande qualidade nos jogadores, a velocidade mental, a sua capacidade em prever e antecipar antes dos outros, e fazer as coisas com simplicidade!
O Barcelona é o exemplo disto tudo, com Guardiola a comandar.

10 comentários:

Luis Manuel disse...

Caro joão infelizsmente hoje o futebol está mais fisico, todas as equipas jogam praticamente da mesma forma, muitos cuidados defensivos e esperando o erro do adversario, muitos factores contribuiem para isso, o proprio receio de os treinadores perderem os lugares, e melhor conquistar um ponto do que nenhum, e hoje ja assistimos a clubes grandes a jogar desta forma, reparamos no Benfica, não assume o jogo, joga em contra ataque, num clube grande e que quer conquistar titulos e um horror jogar assim mas cada vez mais os modelos de jogo sao defensivos, ate Mourinho faz isso, actualmente so Barcelona e Manchester jogam um futebol puro de ataque, para criar erros no adversario e vencem!
abraço

Carlos Rodrigues disse...

Tudo bem joão?
um bom tema sem duvida e com muitos motivos para discutir, uma das razoes para os treinadores não arriscarem no bom futebol tem a ver com a mentalidade do segurar o lugar, existe, digamos assim medo de arriscar, pois 3 empates podem garantir o lugar mas 2 derrotas e uma vitoria podem causar o desemprego. Depois assistimos a cada vez mais jogadores como Gattuso, Fletcher,Yebda,Essien a serem as principais referencias de uma equipa, tirando Ronaldo, Messi, Ibramovich,Ribéry, Kaka, são os mais defensivos que são as referencias das equipas, mas referencias defensivas, de destruiçao, e penso que com o passar dos anos teremos um futebol mais fisico ainda, basta reparar que hoje ja não existe futebol de rua onde se trabalha a parte intuitiva, a tecnica, a fantasia, nas escolas os miudos são castrados.
Cabe a nos mudar as mentalidade e lembrar de quem paga o bilhete pa ver futebol e Inglaterra deve ser um exemplo disso.
abraço

Anónimo disse...

como ja aqui se disse o importante e segurar o lugar, a principal mudança passa pela mudança de mentalidades de quem dirige

Apito de Lata disse...

QUAL A EQUIPA DE ARBITRAGEM QUE ESTARÁ NA FINAL DA TAÇA DO DISTRITO DE ÉVORA?

Constituição da Equipa de Arbitragem

Arbitro:
A. Assistente 1:
A. Assistente 2:
4º Arbitro:

Deixa a tua opinião no www.apitodelata.blogspot.com

Participa Já!!!

Anónimo disse...

Taça Final Evora : Sanches de Miranda...

Administrador do Blog, sabe-me dizer se a Associação de Évora, juntamente com o clube possuidor do Estádio, vai dizer para onde vão os adeptos de ambas as equipas, ou será onde quisermos...

Aviso já que a maioria dos Adeptos do Estrela, estará na bancada norte (sol)e não nessa q se vê na imagem, como disse, a maioria, pois alguns vão para a outra e é bom adeptos de ambas as equipas em ambas as bancada...VAI MUITA GENTE DE VENDAS NOVAS, AVISO...

Diogo de Melo disse...

Felizmente o futebol está mais "inteligente"! Quem aprecia o futebol e não o futebol emocional, tem de estar contente com a evolução do futebol! O futebol emocional é para ser visto por adeptos fulgurantes ou para ver a nossa selecção! Quando se vê um Chelsea a jogar como jogou, que gosta e lê o futebol sem emoção descontrolada, aprecia a maneira como o Guus pôs a equipa a jogar! Prefiro 1000 vezes uma equipa a jogar, BEM, no contra-ataque, do que 10 paspalhões a jogar cheios de emoção mas sem cabeça!

Carlos Rodrigues disse...

Como o blog serve mesmo para troca de ideias este ultimo comentário do Diogo de Melo merece um comentário, como o gestor deste blog cada treinador tem a sua forma de trabalhar e os resultados falarão por si, caro Diogo o futebol é emoção, retira-la será castra-lo e chamar paspalhões a que tenta jogar futebol...nem merece comentário! depois chamar a inteligente ao futebol do Chelsea, se é treinador de certeza que sabe que é muito mais facil treinar um sistema defensivo ao ofensivo e se considera que o Chelsea fez uma grande obra tactica então em Portugal temos os melhores treinadores do mundo, entao uma equipa que tem Drogba, Lampard, Anelka, Malouda, Essien, Ballack passa o tempo todo de 180 minutos a preocupar-se so em defender, marca um golo sem nada ter feito, joga meia hora contra 10, faz 2 ou 3 contra ataques, sofre um golo quando era proibido, tem uma equipa fisicamente fabuloso e nem com superioridade numerica arrisca e o treinador é fabuloso? entao que dizer do barcelona, que depois de ter sofrido um golo fortuito, a jogar com 10, com diversas ausencias, ter jogado em madrid 4 dias antes e faz as despesas ofensivas expondo-se ao erro mas limitando-o, perde um defesa expulso e nem recompoe a defesa e mantem o pe no acelarador , insiste em pegar na bola para derrubar a muralha, sabe..jogar com 10 e manter a ousadia e identidade de jogo e de louvar, marcou na unica opurtunidade que teve? e a jogar contra uma equipa com 11 jogadores atras da bol que outras equipas contruiriam opurtunidades de golo? é que o chelsea tem bons jogadores!
abraço

Diogo de Melo disse...

Ora ai está uma analise "cega" dos dados estatisticos...4remates do chelsea a baliza, 5 para fora- 1remate a baliza do barça(golo) 5 para fora! O Barça fez mais faltas! Se aqueles 2penaltis(em que há mão)+ aquele em que é falta sobre o Drogba, não existem(não
e serem marcados, é simplesmente nao ter havido falta), aqueles lances dão golo quase certo!logo o jogo estaria 3-0...quer se dizer, se isto não é jogar bem, o que é?
O chelsea tem boa equipa, mas o barça tem 4jogadores nomeados para mlhres do mundo! o barça nao tha trinco decente, logo a mlhr maneira d jogar é como o chelsea jogou! isto escrito não dá para explicar tão bem...

Diogo de Melo disse...

AH! e quando eu digo tirar emoção ao futebol, é os treinadores! Não são os adeptos!

Carlos Rodrigues disse...

Analise cega...é a sua opinião! eu prefiro elogiar quem tenta ganhar e faz por isso a quem apenas defende! sao opinioes!
abraço