Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 28 de julho de 2009

O QUE AVALIAR NA CONTRATAÇÂO DE UM JOGADOR

Quando se chega ao fim de uma época de futebol, o treinador começa imediatamente a preparar a nova época.
São normais as dispensas e contratações de novos jogadores e é sobre as contratações que vou falar.
Hoje em dia sabemos que através de empresários é fácil adquirir jogadores, mas será que esses jogadores são o que queremos?
Muitas vezes ouvimos falar que os jogadores não se adaptaram, que não não era a posição que pensavam... etc...etc...
Enquanto treinador tenho opinião que a contratação de um jogador deve obedecer a uma serie de critérios.
O primeiro para mim é saber se as caracteristiscas desse jogador encaixam no nosso modelo de jogo e sistema, ou seja, se é realmente o jogador que satisfaz as nossas necessidades em termos de equipa, quer tácticos, técnicos e físicos e se em termos pessoais também se adaptará ao balneário.
Outro aspecto é o financeiro, se o clube poderá suportar a sua compra e o seu salário.
Depois destes aspectos é importante conhecer o seu perfil psicológico, saber da sua vontade em integrar o projecto, de o colocar a par da realidade do clube que vai representar, conhecer a sua mentalidade e os seus hábitos enquanto homem.
Considero todo este conhecimento quer na vertente do atleta quer na vertente humana muito importante pois muitas vezes acontece contratar um atleta com qualidades e ao mesmo tempo uma pessoa que poderá destabilizar o bálneario.
Cada vez menos existe espaço para errar no futebol e quanto maior for o conhecimento que temos do jogador maior será a probabilidade de a sua contratação se revelar acertada.
Basta ver o que aconteceu esta época com um jogador chegado ao Leixões que dois dias depois foi embora porque esperava um clube diferente, ou então os jogadores que vem treinar a experiência para posições diferentes das que foram oferecidos.
Concordo que terá que existir prospecção e que acarretará encargos financeiros mas não evitará erros de casting e desperdício de dinheiro?

5 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia João, tudo legal ai em Portugal?
Faz tempo que acompanho seu blog, diferente do que existe na maioria porque desde logo voce fica escrevendo sobre a sua ideologia de futebol o que admiro porque todo o treinador gosta de preservar a sua ideia e voce faz isso de forma normal sem receios.
Depois sem duvida voce seria um bom manager no reino unido, alem do futebol voce se preocupa com questões financeiras do seu clube.
Penso que deve continuar sendo assim e quando a oportunidade surgir voce vai agarrar sem duvida alguma.
Em relaçao a este tema e falando do futebol brasileiro so os clubes grandes tem observadores vendo jogos mas nem todos se preocupaam assim no geral como voçê falou, a parte humana todos esquecem, o que interessa realmente é se o jogador é craque e dou um exemplo de um jogador que pode ir longe no futebol mundial e ta indo jogar para Portugal que é o Lulinha, que vai jogar no Estoril, é grande jogador mas é muito xingão, pensa sempre que é o melhor mantem um dificil relacionamento no vestuário por pensar que é superior, eu espero que se dê bem ai em Portugal mas tenho as minhas duvidas.
Gostaria que olha-se tambem meu blog que não sendo de futebol tambem tem coisas uteis ao futebol, o site é esse ai http://pedagogiadohandebol.wordpress.com/

LUCAS LEONARDO

Carlos Rodrigues disse...

Mais um bom tema João!
sem duvida que cada vez mais os pequenos pormenores fazem a diferença num futebol cada vez mais competitivo.
Defendo que os clubes devem ter uma rede de observadores pois existe muitos jogadores com qualidade em divisões secundárias mas falta-lhe a necessaria ajuda mental tao preciosa nestes casos!
abraço

Luis Manuel disse...

Como sabes tenho muitos anos de futebol, quer como jogador quer como treinador e tenho notado alguma evoluçao nesse aspecto mas essa melhoria que falas depende de muitos factores e o primeiro tem a ver com os empresarios! como sabes os empresarios querem colocar os jogadores e muitas vezes aparecem com um central e nos precisamos de um lateral e ele diz que esse jogador é lateral...a aposta devia passar pelos clubes em contratarem observadores mas sabemos que é dificil pelos gastos que acarreta mas no fim de certeza que poupariam dinheiro!
abraço

Anónimo disse...

Boas, queria que me dissese se soubesse claro, as caracteristicas que um ollheiro avalia quando esta a observar um jogador. (o passe, a tecnica ...) diga-me tudo que é preciso para avaliar um jogador, e por favor mande-me para o meu e-mail luis_vsc1993@hotmail.com .
cumprimentos e abraço.

Joao Prates, disse...

Boas!
guardarei o seu mail e entrarei em contacto consigo!
abraço