Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 29 de setembro de 2009

A IMPORTÂNCIA DE MOTIVAR

A motivação é importante, não só no futebol, mas também no dia a dia das nossas vidas!
Todos nós temos objectivos na vida, uns mais difíceis, outros mais fáceis de alcançar.
O futebol é uma profissão que mexe diariamente com emoções, a alegria de vencer, as lágrimas de perder, a dispensa de um amigo, um golo perdido, um golo marcado, uma discussão de balneário, os gritos ofensivos dos adeptos, tudo isso são emoções que nos podem levar á euforia ou á depressão, o importante é mantermos o equilíbrio, e esse equilíbrio está no espírito que reina no grupo de trabalho.
No futebol sempre gostei de treinadores positivos e justos, recordo com saudade os tempos com Álvaro no Montargilense, Vítor Martins no Eléctrico e Galinha no Luso Morense, num plantel as opiniões não são unânimes mas foram três treinadores que me marcaram pela positiva.
Hoje retiro informações do passado que guardei, relembro o que sentia nalgumas situações como jogador e procuro agir de forma diferente enquanto treinador.
No futebol o caminho de uma equipa,( e falo de uma equipa porque não acredito que o individual seja superior ao colectivo, acredito no desenvolvimento individual ao serviço do colectivo) é um longo e difícil trajecto com um percurso sinuoso onde para mim terão que estar 4 factores, A CONFIANÇA, sem ela não explanamos as nossas capacidades totais, O INCENTIVO, é bom sabermos que nos apoiam, A PRESERVERANÇA, ninguém é perfeito, podemos não conseguir á primeira mas vamos conseguir á segunda, temos que lutar até conseguir, e finalmente A SUPERAÇÃO, será que temos um limite? eu acredito que poderemos ir mais alem sempre, quantas bolas não podemos ganhar se a nossa capacidade de nos superarmos for superior á do adversário? quantas vezes podemos vencer se em cada 1 dos 11 em campo, cada um der sempre mais um bocadinho do que pensa poder dar?
A motivação é algo que nunca esqueço no meu trabalho, seja em pequenas conversas individuais, colectivas, frases colocadas ou ver um simples vídeo, o importante é trabalhar estes 4 factores em equipa.
Deixo aqui um vídeo que utilizei no meu primeiro jogo ao serviço da Academia Sporting em Santarém, em que se conseguiu o que não é fácil, colocar 16 miúdos com idade entre os 11 e 14 anos em completo silencio.



« TUDO È POSSIVEL DESDE QUE REALMENTE O QUEIRAMOS »

7 comentários:

Carlos Rodrigues disse...

Fantastico texto joão! sem palavras o video! um dos melhores textos que escreves-te!

Paulo disse...

Grande ideia essa do video, utiliza sempre?

Joao Prates, disse...

Boa tarde Paulo!
Sempre...depende de como sinto que a equipa está, mas gosto de utilizar!
abraço

Anónimo disse...

Boas João!
este video tocou-me muito! estava capaz de arrancar os postes da baliza! ehehehehe
acho que são situaçoes em que mexes com a emoção de cada um e sempre de um modo positivo!
abraço

Filipe Reis

Paulo disse...

Faz isso colectivamente ou a nivel individual?
faz alguma introdução em conversa?
abraço

Joao Prates, disse...

Boas noites Paulo!
estes videos sempre colectivamente, o objectivo é incutir em todos a mesma vontade, a mesma motivação embora nem todos a sintam da mesma forma.
Sim, existe sempre uma pequena introduçao.
Abraço

Anónimo disse...

Simplesmente fantástico!!!

Beijocas Luísa