Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 15 de setembro de 2009

A IMPORTÂNCIA DO COLECTIVO, A RESPONSABILIDADE DE QUEM LIDERA!

Nos desportos colectivos, como o futebol, a união será de extrema importância no atingir do sucesso e em mais uma conversa sobre futebol observei que o termo colectivo pode ser encarada de diferentes formas por cada um!
Para uns será só o plantel com que trabalha, para mim, sempre foi e será em equipes que treine, o colectivo é desde o presidente ao adepto que nos apoia, tendo claro, cada um as suas responsabilidades.
Numa equipa de futebol existe direcção, gabinete médico, equipa técnica, jogadores, roupeiros, tratadores de campo e adeptos, todos nos temos o ponto principal que nos une, a equipa de futebol!
Como treinador, eu e os jogadores temos sempre uma relação com todos os elementos que mencionei onde a cada um cabe as suas responsabilidades, a direcção para que nada falte aos jogadores, os médicos para tratarem das lesões, a equipa técnica para treinar, os jogadores para jogar conforme lhe é pedido, o roupeiro para tratar dos nossos equipamentos e o tratador de campo para colocar os campo em condições para treinar e jogar, todos estes factores se unem em prol de um objectivo, o sucesso do clube em que estamos e se todos caminharmos para o mesmo lado as coisas serão mais facéis.
Defendo que a responsabilidade é igual para todos estes factores, cada um como referi com os seus deveres, como sabemos as relações inter-pessoais podem criar um bom ambiente ou por vezes quando alguém caminha para um lado oposto as coisas tendem a complicar-se, é importante cada um estar ciente das suas responsabilidades no clube, porque nem sempre dentro do campo está o principal problema do clube, muitas vezes os maus resultados são derivados de outros factores externos ao campo mas internos ao clube e temos muitos exemplos!

2 comentários:

Carlos Rodrigues disse...

Confesso que nunca tinha visto o colectivo nesse prisma e ao ler o teu texto e estar a ver o Chelsea-FCPorto faz-me pensar na estrutura do FC Porto claramente organizada nesse sentido onde o futebol é a estrutura principal mas com toda a organização que o rodeia a funcionar!
Tema bem pensado!
abraço

Dinis Vital disse...

Penso que um dos exemplos que se pode falar é o sporting e o Benfica em que as guerras internas muitas vezes tem influencia nos jogadores!
Os medicos, enfermeiros, tratadores de campo sao muitas vezes os confidentes dos jogadores, esse bom ambiente serve muitas vezes de equilibrio mental dos jogadores e que muitas vezes ou sempre, são esquecidos!
Dou-lhe os parabens pelo tema e deixo-lhe uma pergunta, como treinador no inicio de época na definiçao de objectivos chamaria todos esses elementos a palestra?
abraço