Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 22 de setembro de 2009

A IMPORTÂNCIA DO PRIMEIRO DIA DE TREINO

Ao longo dos anos em que joguei esta sempre foi uma questão que me chamava a atenção e que hoje considero muito importante, o primeiro dia de trabalho e a integração de jogadores novos!
No inicio da época é normal a chegada de novos jogadores, de sítios diferentes, de países diferentes, com culturas diferentes onde a sua integração assume especial importância.
Ao longo dos anos fui guardando apontamentos e recordando situações, tive treinadores que no primeiro dia não davam valor a essas situações e outros que davam.
Na minha opinião o primeiro treino é importante para a integração de todos e deve ter aspectos que terão que se ter em conta.
O primeiro tirar aquela tensão que se sente sempre no primeiro dia, criadas pela ansiedade de saber se vai ser bem recebido no grupo de trabalho, do que vai encontrar no clube, de situações que são novas para ele, isso deve ser feito com exercícios que criem um ambiente descontraído e que se levem a conhecer de uma forma normal muitas vezes sem se dar conta.
Depois começar logo a promover o sentido colectivo, a criação do denominado espírito de grupo, criar exercícios que exigia solidariedade colectiva.
Um importante no primeiro dia é criar um treino com exercícios que obriguem a uma integração gradual dos atletas com exigência do treino normal mas de forma lúdica de modo a proporcionar uma atitude positiva

1 comentário:

Carlos Rodrigues disse...

Concordo contigo, é importante a interação no primeiro dia entre todos de modo a integrar bem aqueles que chegam de novo, costumo dizer que o primeiro treino é para integrar quem chega e matar saudades da bolinha!
abraço