Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 24 de maio de 2011

A CONSTRUÇÂO DE UMA EQUIPA

Mal termina a época desportiva, começa logo outra, a planificação da próxima e o primeiro degrau é o da construção da equipa e chamo a atenção, EQUIPA, não um grupo de jogadores.
Existem muitas pessoas envolvidas na construção das equipas, contudo é de extrema importância que seja o treinador a defini-la! Porquê? Porque é ele que tem em mente como vai jogar a equipa, que carências apresentou, que reforços e suas características deseja e porque se os resultados não aparecerem é sempre o treinador a ser despedido.
A construção da equipa é o factor fundamental para o êxito da época, claro que se cometerão erros, mas espera que as hipóteses de erro sejam reduzidas ao máximo e existe sempre a possibilidade de á partida um bom reforço no plano teórico vir a ser o decepção pelos mais diversos motivos.
Na construção de uma equipa, existem dois aspectos que são importantes, o construir uma equipa de base, ao fazer um revolução de balneário, ou a construção de uma equipa já com 2, 3 anos de trabalho e com uma estrutura solidificada, a diferença é que enquanto a primeira necessita de muitos reforços, a segunda apenas de 3, 4 mas cirúrgicos mas com capacidades para entrar de caras no 11 inicial se o seu desempenho em treino for o esperado que a sua qualidade teórica o previa.
Neste caso, o importante é adquirir jogadores de qualidade e não apenas mais de qualidade igual aquela que já existe e que nada mais trará de beneficio á equipa.
O sucesso de uma época começa muito por aqui.

Sem comentários: