Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 23 de agosto de 2011

ATITUDE COMPETITIVA NO FUTEBOL


Muitas vezes no fim dos jogo ouvimos os treinadores falar que a atitude competitiva não existiu ou que foi inferior ao adversário.
Mas o que é a atitude competitiva?
Segundo Thill (1989), a atitude competitiva é uma disposição mental determinada pela experiência de um sujeito desencadeada por sujeitos ou situações.
Lembro-me de alguns jogadores a quem é reconhecida uma atitude competitiva no futebol, Petit é um exemplo desses, João Pereira, João Moutinho, Maxi Pereira, entre tantos outros.
Na pratica é a forma como o atleta encara a competição quer seja em jogo quer em treino, a sua postura, a vontade de vencer pois mesmo sabendo das dificuldades que cada jogo oferece é importante saber e sentir que o podemos vencer porque se um atleta entra em campo com pensamento de derrota, ele não dará o máximo em prol da equipa.
A vitoria deve ser um objectivo a atingir e não apenas um desejo, o desejo de vencer e o empenho colocado em cima desse desejo e objectivo são aspectos importantes de um atleta para o sucesso desportivo.
As atitudes entre atletas de sucesso e de insucesso são diferentes, o atleta deve ver a competição como um conjunto de problemas a serem solucionados rapidamente, sendo a resposta emocional dada a esses problemas ser a fonte do sucesso ou do insucesso.
Os atletas de sucesso são pensadores disciplinados, pois o jogo precisa de ser pensado, em que a sua atitude é positiva criando energia positiva em seu redor.
Muitas vezes contudo a competitividade do atleta esta relacionado com a agressividade, no entanto esta é uma agressividade positiva em que é preciso atitude para atingir os objectivos e uma atitude vencedora é baseada no compromisso com a carreira e respectiva responsabilidade profissional e social com a intenção de constante melhoria a nível individual ao serviço do colectivo.

« É possível? ou não é possível? No que depender de mim é possível


1 comentário:

Anibal disse...

http://jogaremcasa.blogspot.com

Uma visão apaixonada para partilhar com os amigos.