Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 27 de setembro de 2011

É PRECISO PREPARAÇÂO MENTAL PARA SER FUTEBOLISTA?

Chegar ao mais alto nível na profissão de futebolista exige muita preparação nas diversas etapas até chegar ao denominado «estrelato».
Olhando um pouco para o passado quantos jogadores já se perderam porque não souberam, ou melhor, não estavam preparados para as ofertas que o futebol dá quando se é profissional de topo e em que a carteira anda sempre bem recheada? Muitos...Fábio Paim, Paulo Costa, Edgar, entre outros.
A principal preocupação na formação do jogador é a parte técnica, física e táctica, a mental também é preparada mas para ser um atleta dentro de campo, porque a parte do altleta-homem fora de campo é esquecida e por isso muita vez se perdem carreiras ou se cometem muitas loucuras que por vezes leva ao desespero os treinadores, familiares e amigos.
É importante preparar o atleta para saber lidar com a fama, como o muito dinheiro que ganha, com o assedio feminino que na sua maioria apenas se aproxima do jogador por dinheiro e fama, as falsas amizades, feitas apenas de interesse.
Muitas vezes, a sua formação pessoal é influenciada pelos ídolos e quando chega ao mesmo patamar procura imita-los mas nem sempre essa referencia é positiva, sendo muitas vezes negativas, mas acabam por se tornar a sua referencia.
E o que os leva a procurar esta referencia tem a ver com o afastamento da família, das pessoas que amam e acabam por aproximar-se de más companhias o que faz que quando o atleta chegue a etapa profissional não está preparado psicologicamente para lidar com os seus conflitos internos e muitas vezes também com os externos que acabam por surgir.
Cabe aos clubes fazerem essa etapa de formação também e de certeza que terão atletas melhores preparados.

Sem comentários: