Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 11 de outubro de 2011

A MOTIVAÇÂO DOS JOVENS NO FUTEBOL DE FORMAÇÂO


Mais uma vez falo de formação e da sua importância no futuro, quer do clube que forma quer dos atletas, pois o sua formação será reflectida no futuro.
Será que no futebol base se deve olhar a resultados? Na minha opinião não!!
Que vale um titulo na formação quando para se chegar a esse titulo se fez uma opção por jovens mais evoluídos e se deixou de parte os menos evoluindo matando logo ai uma parte do que deveria ser a verdadeira formação para se entrar na competição, porque se olha aos resultados estamos a falar de competição! Os defensores das vitorias irão dizer que se existe um confronto entre duas equipas já existe competição, também é verdade, agora depende como cada um de nos treinador olha para ela, se é escolher só os melhores para as vitorias, ou se é colocar as vitorias de lado e procurar capacitar os atletas para o futuro?
Para mim, claramente capacitar os atletas para o futuro e isso faz-se dando as mesmas oportunidades a todos, até porque nestas idades não se pode avaliar um atleta e não devemos só olhar para o futuro jogador mas para o futuro homem.
Escolhendo os melhores, vamos fazer com que outros desistam, mas que não podemos esquecer que poderão evoluir e no futuro ter mais capacidades e ao mesmo tempo estamos a fazer crescer outros que são sempre escolhidos para jogar e que no futuro estarão menos preparados para a adversidade.
Mais que olhar ao resultados devemos olhar para os jovens numa perspectiva de os fazer evoluir dando oportunidade a todos porque um titulo na formação...vale o que vale...formar o homem e o atleta é ficarmos para sempre marcado na sua memoria porque como treinadores somos uma das suas referencias.

1 comentário:

Nuno Batista disse...

Totalmente verdade, mas e quando numa equipa acontece um misto dessas duas coisas?
Ou seja, há um atleta que é o "escolhido" e que joga sempre enquanto os outros, independentemente das suas melhores ou piores capacidades, têm oportunidades iguais. Não será isto um fator de desmotivação ?