Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 22 de novembro de 2011

FACTORES EXTERNOS DE DISTRAÇÂO


Depois de no anterior texto falar das distracções internas, escrevo hoje sobre as externas e que podem influenciar o rendimento de um atleta em competição no caso de ele não conseguir bloquear, ou pelo menos diminuir o impacto dos estímulos vindos do meio ambiente em redor que envolve o jogo, o que fará com que tenha dificuldades em manter o seu foco de atenção.
São vários os factores de distracção que um atleta pode encontrar, distracções visuais e auditivas que não tendo importância directa no rendimento podem desviar o foco de atenção tanto em competição como no treino.
O atleta pode distrair-se com o comportamento e o barulho das claques, normalmente mais quando e feito num local desconhecido.
Outros dos aspectos que podem distrair é o comportamento do treinador é na forma como dá o feedback, normalmente aos gritos por causa do barulho em redor e que pode levar o atleta a procura dessas indicações a distrair-se por alguns segundos que podem ser decisivo em determinados lances.
Também o comportamento dos adversários é muita vez um factor de distracção, tratando-se aqui de um comportamento intencional que procura distrair o adversário para tirar vantagem do lance ou nalgumas vezes leva mesmo a expulsão de um jogar por não saber reagir a essas situações.
Outro foco de distracção é a imprensa e o desejo do atleta em aparecer, por vezes leva-o a ser individualista e a perder o foco de atenção sobre o essencial da sua tarefa.

Sem comentários: