Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 3 de janeiro de 2012

A MATURIDADE DE UM ATLETA NO TREINO E NA COMPETIÇÃO

O futebol é actualmente uma das profissões que faz sonhar a maioria das crianças, seja pela paixão, pelo reconhecimento social, pelo aspecto financeiro ou por quererem simplesmente copiar os seus ídolos, contudo, a linha que traça o caminho entre o sucesso e o insucesso é muito ténue.
A pratica desportiva e a sua formação enquanto atleta assume uma grande importância naquilo que esse individuo será no futuro enquanto atleta, pois a formação é a base do alto rendimento e nela terão de estar incluídas a aquisição de um conjunto de valores como a responsabilidade, cooperação e solidariedade, este é também um processo de longa duração que deve visar a construção de uma memoria dinâmica onde os objectivos do treino serão fazer do atleta um ser pensante que entenda o que tem que fazer nos diversos momentos do treino e do jogo.
Este processo de formação em termos de qualidade é também selectivo consoante as etapas de aprendizagem que vão ultrapassando e ai só os melhores vão sobrevivendo.
E começa aqui quanto a mim aquilo que afasta muitos atletas com qualidade dos caminhos do sucesso, a falta de maturidade de treino, a forma como olham para ele e reparamos ao longo de diversos anos de treino, atletas que não conseguem reconhecer a sua importância no seu futuro para se chegar a patamares mais altos.
Para se chegar a níveis elevados é preciso ser consistente no trabalho que se realiza e nele terão de estar todas a vertentes, técnica, tácticas, físicas e mentais e cabe ao atleta potencia-las ao máximo e saber reconhecer que sem uma delas ficará pelo caminho num mundo onde só quem é consistente chega ao topo!
Considero importante que quem realmente quer triunfar no futebol deve perceber o que quer, saber o que o motiva e definir os seus próprios objectivos e sobretudo trabalhar para eles, como em tudo na vida e num mundo competitivo só os persistentes atingirão os seus objectivos!

« O que realmente nos faz melhorar , é o desejo imperioso de sermos excelentes no que fazemos» Miriam Blasco ( campeã do mundo e olímpica de judo)

Sem comentários: