Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

A IMPORTÂNCIA DAS ESTATÍSTICAS PARA UM TREINADOR DE FUTEBOL

Quando se é treinador podemos passar por estados opostos muito rapidamente, se está a vencer, és saudado, se perdes, chovem as críticas,e o teu trabalho é logo posto em causa. Muitas vezes as criticas surgem devido a diversos factores e muitos sem terem a ver com o trabalho directamente mas com outros tipos de interesses.
Se ao nível da primeira liga e fácil trabalhar com dados estatísticos de jogo e mesmo físicos nas divisões mais baixas as coisas tornam-se mais difíceis no entanto é possível faze-lo, embora com mais dificuldades.
Filmar um jogo permite-nos depois ver com outros olhos o jogo que disputamos e nele, apesar do tempo que se gasta a visionar, podemos analisar tudo aquilo que queremos.
Entre muitas coisas podemos quantificar o numero de cantos, quer contra quer a favor, números de faltas feitas e sofridas no meio campo ofensivo e defensivo, as recuperações de bola de cada jogador, quantas perdeu, entre outras situações.
Para um treinador é uma ferramenta importante, pois permite uma analise mais cuidada do jogo quer a nível individual quer a nível colectivo.
Todos estes dados são importantes para o trabalho de uma equipa técnica e justifica as opções que são tomadas e muitas vezes quando estamos de fora criticamos apenas por simpatias mas como o futebol é emoção...compreende-se!

Sem comentários: