Seja bem vindo ao meu espaço :)




quarta-feira, 25 de abril de 2012

O colectivo e o individual

Olhando para o Chelsea de hoje e recordando o do passado é notável o sentido colectivo e grande capacidade de sacrifício de todos os jogadores em prol da equipa.
Existe muitos exemplos de equipas onde se confirma a máxima que 11 jogadores não fazem uma equipa, tenham eles muita qualidade ou pouca!
Construir uma equipa não é um dado imediato, porque o colectivo não nasce num estalar de dedos, nasce de um trabalho concreto que se vai construindo dia após dia.
Uma equipa forma-se quando todos se relacionam e se subordinam ás exigências do todo e isso demora tempo.
Uma equipa coesa nasce das ligações e relações que os atletas criam entre si onde o individual não se exclui mas se insere ao serviço desse todo apesar das diferenças existentes entre cada um, mas será essas diferenças que permitirão o desenvolvimento do todo.
Mesmo os grandes jogadores como Ronaldo, Messi, Neymar...estão inseridos nesse todo, e são grandes jogadores precisamente porque se adaptam as necessidades da equipa!
Todos os jogadores, apesar das diferentes qualidades de cada um, gostam que quem esteja a seu lado ofereça o seu máximo e não que a equipa se sacrifique toda em volta de um jogador!
O Chelsea hoje foi um exemplo.

Sem comentários: