Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 31 de julho de 2012

Grandes jogadores...treinadores sem sucesso

 Olhando um pouco para o mundo dos treinadores de futebol, observamos que para ser um grande treinador de futebol não é preciso ter sido um grande jogador no passado ou ter sido um grande jogador não implica vir a ser um grande treinador!

Da minha infância recordo nomes que me marcaram pela qualidade com que jogavam, o maior de todos, Dom Diego Maradona, mas outros nomes fizeram-me delirar com jogadas fantásticas que recordarei para sempre.

Gullit, Zico, Stoichkov, Hagi, Shearer,  Matthaus, van Basten, Rijkard, Rummenigge...todos eles grandes jogadores que enveredaram pela carreira de treinador mas nenhum atingiu o mesmo sucesso enquanto jogador.

Treinar exige mais responsabilidades que ser simplesmente jogador.
A verdade é que estes jogadores faziam em campo aquilo que mais nenhum fazia, para eles o importante era a fantasia, os movimentos bonitos , as jogadas só alcance de verdadeiros predestinado.

Em campo, estes jogadores eram diferentes, resolviam muitas vezes os jogos sozinhos, nunca pensaram o jogo, nunca se interessaram pela táctica,  pelo conhecimento do jogo...em qualquer equipa tinha 10 colegas que o pensavam...eles decidiam...para eles a individualidade estava acima do colectivo.
Stoichkov um dia disse: Não acredito em tácticas! Só no talento.

É fruto desta mentalidade que não foi adaptada enquanto treinadores, que os resultados destes grandes jogadores não aparecem!
Olhar para as equipas treinadas por estes jogadores, algo que nos salta logo a vista é a liberdade e a pouca organização colectiva que imperam nas suas equipas. Mas no futebol são muitos os poucos jogadores que fazem a verdadeira diferença como estes predestinados o faziam!
Esquecer o colectivo, a rigidez táctica, o pensar no jogo e conhece-lo afasta estes treinadores do sucesso.

Sem comentários: