Seja bem vindo ao meu espaço :)




quinta-feira, 26 de julho de 2012

O fim da terceira divisão nacional!

A época 2012/2013 traz com ela o fim anunciado da terceira divisão nacional e como todas as mudanças, está envolta em polémica.
Neste momento a FPF ainda não sabe exactamente quais os clubes que vão participar no campeonato, pois muitas foram as desistências e muitos clubes tem recusado os convites para preencherem as vagas dos desistentes.
A forma como termina, não é a mais correcta,  num campeonato em que numa serie de 12 equipas, 10 descem directamente ao distritais logo na primeira fase, o seja fica logo tudo resolvido, não faz sentido que exista ainda uma segunda fase onde apenas se vai lutar por uma vaga na taça de Portugal para a época seguinte.
Eu pergunto, para os clubes que sentido tem esta segunda fase? 
Penso que nenhuma, apenas leva a mais despesas!
Analisando friamente esta decisão da FPF, que aspectos positivos e negativos advém desta decisão?
Positivos, será claramente uma melhor qualidade a nível do futebol  distrital e possivelmente mais publico nos estádios porque as rivalidades existentes levam a que exista um maior interesse, a nível de logística também será mais económico para os clubes, talvez uma maior aposta no trabalho de formação.
Contudo, sou da opinião que na parte financeira na constituição do plantel, em nada se alterará, os maiores clubes de cada distrito e com objectivos de vencer a competição terão que manter a folha salarial, caso contrario ficarão em desvantagem porque continuarão a ter que contratar jogadores que façam a diferença para se chegar ao titulo.
Quanto a aspectos negativos, o maior será sem duvida a nível desportivo, a diferença entre uma prova distrital é enorme e ou o clube forma logo na prova distrital uma equipa a pensar na segunda divisão ou então quando subir, terá que renovar praticamente o plantel inteiro se quer tem ambições de garantir a permanência.
Como alentejano, sinto que o nossos clubes irão ter grandes dificuldades e o Alentejo talvez possa desaparecer do futebol dos campeonatos nacionais, esperamos que esteja enganado, mas esta é a altura ideal dos clubes olharem para a formação, mas uma formação feita de forma seria e com qualidade!

Sem comentários: