Seja bem vindo ao meu espaço :)




quarta-feira, 22 de agosto de 2012

A importância de criar uma forma de jogar



Criar uma ideia de jogo é dar azo a imaginação, criatividade e inteligência tambem.
É criar responsabilidade umbilical entre o criador, atletas e exercícios...

Construir uma ideia de jogo é articular um conjunto de ideias de comportamentos individuais e colectivos e consegui-los adapta-las a um determinado contexto.
Tendo em conta a essência táctica do jogo onde existem relações de cooperação e oposição quer a atacar quer a defender, é fundamental que o treinador seja capaz de sistematizar as suas ideias e jogo no sentido de poder estabelecer uma linguagem comum no seio da equipa.

Assim ao criar o seu modelo de jogo colectivo, que tem em conta aspecto gerais e individuais, vai fazer com que os jogadores se identifiquem com as diversas acções do jogo e tenham intencionalidade nas diversas situações que ocorrem durante o jogo!
 
É este processo de criação de ideias de jogo que conduzirá a uma forma especifica de jogar e que identifica a equipa com o seu treinador, exemplo mais concreto é o de Guardiola, mas também temos em Portugal Peseiro, Cajuda, Fonseca, jesus, Rui Vitória em que é fácil identificar a sua forma de pensar o jogo e o seu futebol positivo. 
 
A fase mais importante ocorre na pré-época que é onde o treinador sistematiza as suas ideias de jogo e onde dentro dos vários momentos de jogo e princípios e definido o que cada elemento faz colectivamente e individualmente.

«De nada valem as ideias sem homens que possam pô-las em prática »
(Karl Marx)


 
 

Sem comentários: