Seja bem vindo ao meu espaço :)




quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Sorte ou azar no futebol

Há dias atrás falava com um amigo sobre a sorte e o azar no futebol, ou naquilo que é considerado sorte e azar, pessoalmente sou dos que não acreditam na sorte nem no azar.

Acredito que a sorte dá muito trabalho e o azar nasce da pouca preparação.

No futebol é comum ouvir falar na sorte, no azar, na bola que foi ao poste, no falhanço do guarda-redes que fala em azar dele e sorte do avançado, do ponta de lança que falha um golo fácil e fala em azar, o treinador a dizer que o adversário teve a sorte do jogo entre muitos outros casos ou...desculpas!

Mas afinal o que é a sorte e o azar?
São situações que tem acima de tudo a ver com o modo como olhamos para determinados acontecimentos da nossa vida que ocorrem de modo contrário a nossa expectativa.

Falar de azar e sorte no futebol é meter a cabeça na areia e confiar no acaso para vencer.
Se é verdade que existe factores que não podemos controlar, em competição, a sua maioria podemos controlar, ou treinar para para no mínimos não estarmos sujeitos ao acaso.

A sorte e o azar também tem o privilégio de muitas vezes servir de alivio de consciência ou passar o foco para outro lado não reconhecendo os nossos próprios erros.
Mas essa forma de pensar, seja de jogadores, treinadores ou dirigentes é negativo para a equipa, passa a responsabilidade que é nossa para o acaso, e trabalhando no acaso dificilmente se poderá evoluir e vencer numa profissão onde a competição se faz de competência, planificação e responsabilidade.

Um treinador não coloca um jogador dentro de campo ao acaso, coloca-o pela sua competência!

O exemplo serve para o futebol e para o dia a dia na nossa vida, o nosso Pais está da forma que está pela sorte e pelo azar?
Está assim pela falta de competência de quem nos dirige!

O Braga hoje não venceu a Udinese por sorte, venceu por competência, foi mais forte nos pormenores, quando se falha golos, quando o remate foi a barra, quando o defesa tira a bola em cima da linha...em vez de falar na sorte e azar...devemos preocupar- nos sobre o pormenor que falhou!

«Homens fracos acreditam na sorte. Homens fortes acreditam em causa e efeito»
Ralph Waldo Emerson

Sem comentários: