Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 4 de setembro de 2012

A construção de um plantel

A construção de um plantel é sempre condicionada pela parte financeira mas também pelos objectivos que a equipa pretende atingir. Olhando hoje para o caso Benfica onde não existe laterais esquerdos, falta um lateral direito, médio defensivo apenas um e médios centro apenas dois.
Depois existe excesso de avançados e extremos, foi a construção deste plantel bem planificada para a época desportiva? Sinceramente não!

Cada clube tem o seu contexto e realidade mas não pode fugir a um factor...organização!
E é baseado neste factor que é feita a construção do plantel limitado obviamente pelo lado financeiro de cada clube e mesmo pelos objectivos que a mesma pretende atingir nunca esquecendo que cada clube tem a sua realidade.

Para construir o plantel é necessário saber o modelo de jogo que queremos implementar e o seu sistema e a partir dai contratar jogadores com características para esse mesmo modelo e sistema, isto falando da parte mais táctica do jogo, porque o lado humano para mim é fundamental e sabendo que cada jogador tem a sua importância no plantel, alguns poderão não concordar com ela e atritos existirão sempre, mas se sabemos que determinado jogador é mais propenso a cria-los se a situação não lhe for favorável é um risco desnecessário que um treinador deve cometer.

Construir um plantel equilibrado passa pela opções que se tem para cada posição, e falando em clubes de topo como o Benfica, com os objectivos desportivos que tem, a sua construção foi desequilibrada e ainda mais acentuada agora com as saídas de Javi Garcia e Witsel. 

«Liderança está directamente associada à competência na construção de relacionamentos com valores nobres e sobre bases sólidas»
Alfredo Martini Júnior

Sem comentários: