Seja bem vindo ao meu espaço :)




sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Um exemplo de vida, um exemplo de superação!





Sou um apaixonado por histórias de vidas reais onde a capacidade de vencer as adversidades são um verdadeiro exemplo para mim e me fazem acreditar que todos os objectivos da nossa vida são possíveis de atingir desde que estejamos focados nele, e tudo façamos para o atingir mesmo que a nosso lado exista aves agoirentas que nos digam que não é possível, a esses nem resposta devemos dar, deixamo-los preocupar mais com os nossos objectivos que com os deles próprios!
Para mim os jogos para-olímpicos são verdadeiras provas de capacidade de superação de cada atleta mas confesso que a capacidade de Alex Zanardi me tocou profundamente!
Para quem não se recorda Zanardi sofreu um grave acidente em 2001 onde perdeu imediatamente as pernas como se pode ver no vídeo, ficou com um pouco mais de um litro de sangue no corpo e sofreu sete paragens cardíacas, leu bem! Sete! Todos o deram como morto!
Menos de dois anos após o acidente, Zanardi já estava de novo dentro de um carro a disputar o campeonato do mundo de turismo num carro adaptado as suas necessidades conseguindo ganhar inúmeras corridas e ainda terminou as 13 voltas que lhe faltavam completar quando aconteceu o terrível acidente.
Num momento destes, desistir será talvez o mais fácil, difícil é vencer tanta adversidade, difícil é imaginar sequer como reagiríamos se nos acontece-se um momento destes na nossa vida…
Certamente Zanardi teve o apoio da esposa…da família…dos amigos…mas sobretudo teve uma força interior enorme para vencer o desafio que a vida lhe deu, cada batalha que dia apos dia sucedia na sua vida…
Ter força nestas condições para voltar as provas onde quase perdeu a vida, ter forças para sobretudo para…Viver…é a prova de uma capacidade de superação enorme, de uma vontade de viver incrível!
Em 2009 Zanardi começou a dividir os seus objectivos entre o automobilismo e o paraciclismo optando pouco depois só pelo paraciclismo e resultado dessa dedicação consegue ser campeão Paraolímpico em Londres.
Uma história de vida que nos faz pensar em muita coisas na nossa vida, de quando nos queixamos de coisas que comparadas com estas…são nada! Mas são estas historias que nos fazem sentir que tudo é possível desde que façamos tudo para atingir esse objectivo!
Deixo aqui algumas declarações de Zanardi que nos servem como reflexão.

- É um sentimento incrível. Estou muito, muito feliz pelo resultado e um pouco triste. Eu já sabia que esse resultado me traria um pouco de tristeza. Gostaria de dizer que a minha felicidade é a mesma de dois anos atrás, quando decidi me dedicar ao ciclismo, buscar a vaga nos Jogos e chegar competitivo. Quando temos o que buscar, impulsionados por nossa paixão, todo dia é uma grande oportunidade de encontrar a felicidade. E esse é quase o último dia dessa grande aventura. A partir de segunda, eu não tenho dúvidas que vou descobrir uma outra coisa para fazer. Quando se tem um talento, sempre acontece. Mas vou ter que buscar algo diferente para vida não se tornar chata. Vou dar a minha esposa algumas semanas para relaxar, descansar, fazer compras... (risos). Essas coisas que mulher gosta. Mas depois eu vou voltar a trabalhar. - disse o ex-piloto, de 45 anos, logo após a vitória.

- Não me sinto como uma inspiração. De repente, virei um ponto de referência por conta das minhas limitações. No começo da minha recuperação, fui ao médico e ouvi: “Alex, você poderá fazer isso, isso e isso, mas não poderá fazer isso, isso e isso”. Mas um dia encontrei um cara como eu, biamputado, e ouvi: “Eu vivo minha vida, faço minhas coisas, fico de pé com minhas próteses...”. Ele, sim, foi uma inspiração para mim. Então, não podemos querer ser inspiração para ninguém, porque todo mundo pode te inspirar de alguma maneira. Como uma mãe que simplesmente acorda os filhos para ir para escola e vai trabalhar mesmo que esteja doente. Depende dos olhos de cada um. Isso que falta ao mundo: olhos para ver onde se inspirar. Por conta das propagandas, de aparecer na TV, às vezes falam: “Uau, olha aquele cara”. Mas eu não sou melhor do que ninguém.


- Estou curtindo essa fase como um vinho, tomando cada gole bem devagar - divagou Zanardi, em ótima comparação, ao site "Autosport".

A superação dos próprios limites é um prazer para ele. Quem pedala sabe. Mesmo quem pedala com bem menos dificuldades.
- Eu gosto do que faço e estou sem pressa para completar essa grande aventura. E, pra falar a verdade, acredito que ficarei triste quando os Jogos acabarem, porque este capítulo de minha vida estará acabado. Posso continuar competindo no mesmo esporte, mas não consigo imaginar estar em forma para os Jogos de 2016, no Rio de Janeiro - disse à "Autosport".
 "O impossível reside nas mãos inertes daqueles que não tentam."





Sem comentários: