Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 23 de outubro de 2012

Mentalidade / Motivaçao

Olhando um pouco para os jogos das equipas Portuguesas na Liga dos Campeões podemos observar várias diferenças na forma como abordaram o jogo no aspecto mental.
Ao nível da motivação, sabemos que todos os jogadores tem como objectivo a vitoria.

Será que os jogadores de ambas as equipas sentiram motivações diferentes perante um mesmo objectivo?
Possivelmente sim...terá existido importância na preparação do jogo da parte do treinador? 
De certeza!

Olhando de fora, poderíamos pensar nos jogadores do Braga, apesar de possuir jogadores experientes, à partida era um desafio que os poderia inibir perante um adversário como o Manchester...ou então que os poderia motivar a realizar o jogo da vida deles...tudo é discutível..mas o que se viu foi uma equipa personalizada, a jogar sem receios, jogando no meio campo adversário, com uma mentalidade de uma equipa grande e jogando um futebol positivo e se repararmos no passado esta é a filosofia de José Peseiro e consegue passa-la para os seus jogadores sendo a motivação uma das ferramentas utilizadas!

Do lado do Benfica, a mesma importância do resultado, a motivação de vencer e subir ao segundo lugar.
Penso que seriam motivações suficientes para os atletas, mas vimos uma equipa passiva, apenas reagindo aos diversos momentos do jogo, nunca exibindo uma mentalidade de equipa grande, coisa que o Braga fez em Manchester.
Podemos perguntar se a motivação está ligada à atitude competitiva?
Claramente que sim!

A motivação é a energia que nos move, é composta por três elementos fundamentais, o desejo, o objectivo ( o futuro que queremos alcançar) e os facilitadores da tarefa que nos permitem atingir as nossas metas!
Dentro destes três elementos encontraremos vários recursos que utilizados em conjunto com o talento e o compromisso poderemos atingir aquilo que desejamos.
O compromisso é a energia que os jogadores põem naquilo que fazem  e é consequência do seu grau de motivação, e hoje entre ambas a equipas sentiu-se essa diferença de compromisso!

« A magia não provém da mente do realizador, mas sim dos corações dos actores »  


Sem comentários: