Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 20 de novembro de 2012

Competências de um treinador

Como disse Mourinho, um treinador que perceba só de tácticas pouco percebe de futebol.
Nos dias de hoje um treinador terá que ter um conhecimento mais vasto e utilizar diversas ferramentas na sua profissão porque a preparação dos jogadores é um processo complexo que impõe a utilização de diversas ferramentas ou competências!

O treinador nos dias de hoje alem de dominar as competências técnico-táticas, deverá também demonstrar competências da área mental, funcional e ainda envolver-se com a sua imagem e agentes que rodeiam o futebol.

Entre as diversas ferramentas que um treinador deve possuir, destacam-se as PSICOLÓGICAS, onde deve assumir uma dupla vertente, por um lado estimulando habilidades interpessoais que influenciam positivamente os atletas mas ao mesmo tempo auto-regular o seu próprio estado psicológico.  

A LIDERANÇA é outra competência fundamental e quiçá a mais importante porque é um processo comportamental que consiste em influenciar os atletas a atingir um objectivo especifico da equipa e o líder é sempre o ponto de equilíbrio. 

COMUNICAR é outras das ferramentas que um treinador precisa dominar, muitas vezes poderá ser um actor porque comunicar para dentro do grupo de trabalho é diferente de comunicar para o exterior e muitas vezes as mensagens são diferentes!
Comunicar de forma a que seja entendidas as suas ideias é importante principalmente para os seus atletas!

COESÃO DE GRUPO é mais um dos factores que um treinador deve dominar e nem sempre é facil esta questão gerindo tantos egos dentro de um grupo de trabalho e aqui o treinador é peça central pois é o ponto principal da comunicação e tem a autoridade para fazer as mudanças necessárias para que impera a coesão de grupo!

MOTIVAR, é importante o treinador conseguir descobrir o que motiva os seus atletas, seja na parte individual, seja na parte colectiva, porque a motivação é o motor de qualquer actividade!

«Na vida é preciso ter coragem para ser diferente e competência para fazer a diferença



Sem comentários: