Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 6 de novembro de 2012

Formar...que objectivos?

Com a crise mas uma vez voltamos a ouvir os dirigentes de clubes de futebol a falar na formação, contudo e a excepção das equipas b ainda não se viu uma aposta de forma séria ao nível de formar jovens para as equipas principais.

Contudo é necessária uma mudança de mentalidade, e essa mudança passa por dirigentes, pais e principalmente treinadores!

A formação não é vencer títulos nas camadas jovens, ou ser o goleador da equipa, o êxito da formação tem que se analisar pela quantidade e qualidade de jogadores que chegam á equipa sénior para jogar e triunfar!

Aqui cabe ao clubes definir o rumo e contar com treinadores preocupados na evolução dos jovens e não que os jovens vivam as suas próprias expectativas!

É importante diferenciar as diversas etapas entre o fut 7 e o fut 11 e criar condições para a evolução técnica dos jovens, principalmente esta é fundamental, porque se um atleta não sabe fazer um passe e uma recepção dificilmente atingirá o topo.

O aspecto humano é nesta fase fundamental, o afecto, o entender que o jovem entre os 5 e 13 anos não vai ao treino para treinar, sim para estar com os amigos, e brincar, cabe ao treinador possuir a capacidade para brincar com eles e passar-lhe focos de aprendizagem!

Sem comentários: