Seja bem vindo ao meu espaço :)




quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Palestra a seguir ao jogo

Este é um caminho que depende das opções de cada treinador, cada um de nós tem a sua opinião e a mais correcta é aquela que dá resultados!

Na minha opinião depende sempre do objectivo da palestra , do contexto em que ocorreu o jogo mas o mais correcto será não o fazer.

No fim do jogo, após tremendo desgaste físico e emocional a clareza da mensagem para a análise á partida nunca será a correcta, quer para jogadores, quer para treinadores, e num jogo que tenha corrido mal, as palavras poderão fazer mossa no balneário e deixar marcas.

Contudo, num contexto de uma derrota pesada, poderá ser positivo a palavra no sentido apenas de dar ânimo, levantar o moral e  o treinador assumir a responsabilidade, liberta imediatamente os atletas de alguma carga negativa e poderá logo ai começar a recuperação mental para o próximo jogo.  

A decisão caberá sempre ao treinador, sentir naquele momento o que é melhor para a equipa, contudo se for para fazer uma critica negativa não o deverá fazer a seguir ao jogo quando as nossas ideias sobre o jogo ainda estão a quente e não serão analisadas da melhor forma.

O Ideal será discutir o jogo no primeiro treino da semana, onde a análise já será feita de forma fria sem a pressão do jogo , e encerra ai o jogo, passando a ser o próximo treino já a preparação do jogo seguinte.

"Se estiveres no caminho certo, avança; se estiveres no errado, recua. "
LAO-TSÉ



Sem comentários: