Seja bem vindo ao meu espaço :)




quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

A importância da aprendizagem técnica no futebol

A qualidade de uma equipa a jogar futebol, está sempre dependente da qualidade técnica dos seus jogadores, dois gestos são importantes no jogar bem...Passe-Recepção, dois gestos técnicos simples, mas com uma enorme capacidade de tornar o jogo mais bonito ou feio!

 Este simples trabalho começa na formação do jovem atleta, contudo, bato na mesma tecla de sempre, a qualidade com que é dada essa formação e os seus objectivos!

Que importância tem a conquista de um titulo em Infantis...em Benjamins...em iniciados?  Compensará jogar para títulos desvalorizando aquilo que deveria ser o desenvolvimento do jovem atleta?
Para mim não!
E o problema é que quem vive as expectativas é o treinador, por vezes o director, por vezes o pai do próprio atleta que tem orgulho em dizer que o filho foi o campeão...foi o goleador...
Mas eu pergunto, chega ao futebol sénior com qualidade para jogar?  Chega ao futebol sénior com desenvolvimento técnico que lhe permite jogar bom futebol sem recorrer ao tradicional chutão para a frente?

A resposta está nos jogos que observamos, pensa-se apenas na vitória, as opções para os jogos são sempre os jogadores mais desenvolvidos quer tecnicamente, quer fisicamente, chegando ao ridículo de ver equipas a terem como estratégia logo na bola de saída rematarem a baliza!
Eu questiono, que desenvolvimento trás isto ao atleta?
Certamente nenhum!

O primeiro passo para modificar este tipo de coisas é a mudança de mentalidades principalmente de treinadores, somos nós que treinamos, somos nós que temos o poder de realmente melhorar a formação e se somos treinadores, temos que saber aguentar a pressão que muitas vezes directores e os próprios pais fazem! Para nós o mais importante terá que ser a evolução daqueles que treinamos, daqueles que queremos fazer chegar a equipa sénior!

Watson uma vez vez esta citação, “Dêem-me uma dúzia de crianças sadias, bem constituídas e a espécie do mundo que preciso para as educar, e eu garanto que, tomando qualquer uma delas ao acaso, prepará-la-ei para se tornar num especialista que eu seleccione: um médico, um comerciante, um advogado e sim, até um pedinte ou ladrão, independentemente dos seus talentos, inclinações, tendências, aptidões, assim como da profissão e da raça dos seus ancestrais”.

A grande verdade é esta, enquanto treinadores podemos permitir aos nossos atletas condições de desenvolvimento que os faça evoluir a todos os níveis dentro daquilo que é o futebol, para tal basta esquecer os resultados e das as mesmas oportunidades a todos.

Sou um defensor que entre os 6 e 14 anos se deve privilegiar o desenvolvimento técnico do atleta, porque no futuro o comportamento colectivo da equipa depende sempre das qualidades individuais dos jogadores e o que assistimos muitas vez em equipas seniores é que a maioria dos jogadores tem dificuldades ao nível técnico de passe-recepção, reflectido-se isso no futebol que se assiste, as vezes parecendo um jogo de ténis em que a bola anda sistematicamente de um lado para o outro pelo ar.

Neste momento em Portugal o único clube, pelo menos que tenha conhecimento, que trabalha o desenvolvimento técnico através do Método de Coerver , por um técnico Holandês.

Na próxima terça falarei deste métodos, mas cada vez mais em Portugal , e especialmente no nosso Alentejo terão que existir mudanças de mentalidade para que no futuro possamos ter equipas seniores competitivas nos escalões seniores que possam integrar os campeonatos nacionais ou então teremos uma longa travessia no deserto!

Deixo-vos um pequeno vídeo com uma pequena demonstração, e uma pergunta, será dificl fazer este trabalho? Ou será uma questão de mentalidade?



Sem comentários: