Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Formar para o Alto Rendimento

Falar de formação desportiva lava-nos a pensar em alto rendimento, pois ao nivel da competição a nossa meta é o sucesso na alta competição!

A formação do jogador de futebol é indispensável para que no futuro surjam atletas de alta competição, em que possam integrar as equipas seniores do respectivo clube.

Contudo esta não é habitualmente o objectivo a da formação, continua-se a pensar que  êxito da formação é vencer títulos esquecendo que o objectivo da formação é preparar!

A integração de um jovem na prática desportiva, cria um conjunto alargado de preocupações, não só porque o desenvolvimento e crescimento dos jovens tem especificidades metodológicas mas também porque em seu redor emergem factores de socialização de grande importância para o seu crescimento e integração no desporto.

A formação é a base do alto rendimento e a este nível o treino é o epicentro de todo o processo onde se devem criar bases sólidas e consistentes as todos os níveis para os atletas, possibilidade de chegar ao alto rendimento e de não chegar.
Toda esta preparação de faz em quatro momentos ao longo do desenvolvimento desportivo que são a preparação desportiva prévia, especialização inicial, aperfeiçoamento profundo e longevidade desportiva ( Matveiev) .

Contudo, um aspecto que nunca devemos esquecer enquanto treinadores, nem todos chegarão a jogadores, e em todos se devem fomentar na formação que é importante a criação de hábitos desportivos, á melhoria da saúde e á aquisição de um conjunto de valores como a responsabilidade, cooperação, solidariedade, respeito e amizade.

Cabe a quem inicia este processo de formação ( treinadores ) criar todo este processo dando menos valores a vitoria e mais ao desenvolvimento do jovem enquanto homem e atleta!

« Não esqueçamos a qualidade...como fazer melhor, no mesmo tempo.
Sem aumentar o tempo de formação, sem roubar tempo á criança.
...treinando com melhores exercícios, treinando com melhor método.
Estimulando a criança a «treinar» por sua própria iniciativa . Sem tutelas...
Dando-lhes tempo para isso. Devolvendo-a «á rua»...»
( António Marques)

  

Sem comentários: