Seja bem vindo ao meu espaço :)




quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

A construção da Educação no Futebol de Formaçao

O desporto jovem de formação é, ou deveria ser um modelo social, que faz parte da formação do ser humano na infância e adolescência.
Deveria ser organizado em função dos valores sociais e culturais onde é desenvolvido, sendo inevitável o estabelecimento de um vinculo entre o desporto, a criança e o adulto que envolve paternalismo, emoções , pressões das lideranças destes, como uma espécie de «ritual» entre pais e filhos.
Chega-se à conclusão que as lideranças adultas influenciam muitas vezes e por vezes de forma decisiva a formação desportiva dos filhos!

Quantas vezes em campos de futebol, ouvimos pais a gritarem com os filhos, a influencia-los, para certos modos comportamentais dentro do próprio campo, quer para colegas quer para opositores!
Quantas vezes ouvimos não passes a bola a X porque ele perde-a logo...parte-lhe a perna...tristemente quem anda nos campos de futebol sabe que são coisas que se passam!

Muitas vezes, os jovens atletas são prejudicados pelas expectativas criados pelos pais, seja pela constante pressão para o sucesso que gera uma pressão psicossocial muito grande e tambem pelo mau comportamento em treinos ou competição!

Primeiro que tudo, importa perceber que a actividade física em crianças até aos 14, 15 anos são momentos lúdicos, de divertimentos, de estar com os amigos em torno e uma paixão comum, o futebol ou outra modalidade qualquer!

A pratica do desporto é fomentada por valores como a amizade, companheirismo, lealdade, respeito por regras entre tantos outros, são esses valores que são importantes passar e que por vezes esquecemos, caminhando pela ofensa, por actos que apenas contribuem de forma negativa para o crescimento dos atletas ( filhos)

É importante saber que a criança é sensível e influenciável pelas atitudes dos treinadores, dos familiares, e que guardará dentro dela os valores que lhe são passados e se esses valores e formas de estar forem negativas...

  

Sem comentários: