Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Liderança Emocional no futebol

Nos dias actuais ouve-se muito falar em liderança, seja no futebol, seja em empresas, seja até nos nossos políticos que são na minha opinião, o pior exemplo para liderança!

Muitos autores criaram diversas definições de líder, para mim um líder é alguém que é capaz de cativar a sua equipa na capacidade de trabalharem juntos em prol de um determinado objectivo, levando essas pessoas a sentirem-se parte desse projecto e ao mesmo tempo, permitir que deiam as suas opiniões!

No dias de hoje, são muitos os factores que um treinador deve conhecer para retirar o máximo daqueles que trabalham consigo e numa equipa desportiva, o primeiro aspecto que devemos dar importância é ao lado humano, porque é um grupo restrito, com um numero reduzido de elementos que passam a representar  em conjunto, uma equipa, uma ideologia, uma cultura com regras definidas, formando assim uma estrutura social e funcional com um elevado grau de exigência!

As contingências do ajustamento dos atletas a equipa de forma eficiente, requer o cumprimentos de regras, acções solidárias e de sacrifico de ordem pessoal sendo o espaço ocupado por treinadores e atletas os mais importantes!

Liderar emocionalmente envolve primeiro conhecer-nos,porque se não conhecermos as nossas próprias emoções tambem não seremos capaz de as gerir e assim não teremos capacidade para gerir as emoções dos nossos atletas !
Depois confiar no que faz, ter um autodominio muito forte, ser transparente agindo com sinceridade e possuir uma grande capacidade de adaptação e realização possuindo uma grande capacidade de iniciativa!

A partir daqui pode, ao conhecer os seus atletas, mexer com as suas emoções...emoções que são nada menos nada mais um sentimento dramatizado e psicosocialmente construído e conduzindo esses sentimentos podemos levar o atleta a subir patamares na escalada do êxito!

Contudo é importante estar consciente dos sentimentos que podemos afectar, porque nem só os sentimentos positivos são necessários, os negativos são de igual importância, depende sempre da pessoa e contexto com que agimos e com que objectivo! 

« O Q.I não assegura prosperidade, prestigio ou felicidade. O que parece importar mais é como as pessoas reagem às vicissitudes da vida. Quem lida bem com os próprios sentimentos e com os dos outros, tem maior probabilidade de sentir-se satisfeito e ser eficiente»



   


Sem comentários: