Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

O Poder do Pensamento

O corpo humano é a carruagem.
Eu, o homem que a conduz.
O pensamento, as rédeas.
Os sentimentos, os cavalos.
Platão

Começo com esta frase de Platão, se a interpretamos conseguimos decifrar que o nosso destino, os nossos objectivos, dependem muito dos nossos pensamentos e dos nossos sentimentos.

Não existe diferença entre a natureza e o nosso eu, ou melhor, nós somos parte integrante da natureza, se queremos frutos para comer, primeiro lançamos as sementes à terra e a árvore nasce, o mesmo acontece com os nossos objectivos.
Para atingirmos os nossos objectivos precisamos de seguir as leis da natureza e trabalhar passo a passo para que os objectivos se concretizem.

Nós vivemos em quatro mundos, o mundo Mental que é aquilo que penso, o mundo Emocional que é aquilo que penso, o mundo Espiritual que são os nossos valores, as nossas crenças, a nossa identidade e superstições, e o mundo Físico, que é tudo aquilo em que tocamos, o que vemos, toco, escuto.
O mundo emocional, mental e espiritual são as raízes da árvore, o mundo físico são os frutos das árvores. 

O pensamento lava a sentimentos, os sentimentos levam a acções e as acções levam a resultados!
São estes elementos que vão determinar a nossa realidade.

Diz-se que o pensamento é a criação da mente, eles tem o um poder enorme sobre a nossa vida, modelam o carácter e constroem nosso destino!
Se um atleta tiver pensamentos de preocupação , temor, medo, criará no seu interior desconfiança e esta fará que as suas acções não sejam as correctas!
Está na mão dos atletas, dos treinadores determinar o pensamento que quer manter e consequentemente terá os resultados daquilo que pensa!

Existe quatro tipos de pensamento, o POSITIVO, são pensamentos que nos dão energia, o entusiasmo, a paz, a estabilidade e permite-nos enfrentar melhor as situações mais adversas da vida! 
o pensamento NEGATIVO são danosos para nós próprios, tirar-nos muitas energias, fazem perder a confiança em nós próprios e geram ambientes negativos em nosso redor.
Pensamento ÚTIL são aqueles que simplesmente ajudam a fazer o que necessitamos e a fazer coisas rotinárias de forma automática. 
Pensamento INÚTIL está relacionado com coisas do passado que não se podem  mudar mas que continuamos a pensar neles e que podem afectar o nosso futuro!

Todos nós sabemos que para obtermos resultados é preciso a nossa mente estar concentrada no presente, porque é o único lugar onde podemos actuar porque sobre o passado nada podemos fazer e o futuro está para vir!
Há estados neuro-fisiológicos que nos potenciam ( a confiança, amor, segurança interna, etc) que nos permite utilizar as nossas virtudes e recursos de forma confiante.
Do mesmo modo à estados que nos paralisam ( a tristeza, frustração, medo, raiva) e fazem com que percamos o foco!

Para gerir os nossos estados enquanto treinadores ou atletas é importante obter o nosso conhecimento interno que são os nossos pensamentos , sentimentos e emoções!

Através dos nossos sentimentos , da união invisível entre pensamentos e emoções escolhemos as situações que condicionam nossa vida , ao gerarmos um estado que potencia confiança , estaremos mais próximos do sucesso!  


    

  

Sem comentários: