Seja bem vindo ao meu espaço :)




quinta-feira, 30 de abril de 2009

ENTREVISTA A FRANCISCO SANTANA MAIA

A entrevista de hoje é com Francisco Santana Maia, conceituado treinador de futebol feminino e que conta nos seu palmarés com sete títulos conquistados, três taças, três supertaças e um campeonato, tudo no distrito de Portalegre, Francisco fala-nos do futebol feminino no Alentejo e não só.



João Prates- Recentemente sofres-te um grave acidente de viação, com está a decorrer a recuperação?
Santana Maia- É verdade João, foi na noite de 11 de Março, vinha de um treino acompanhado de uma atleta. Felizmente a recuperação está a exceder as expectativas e em breve estarei totalmente recuperado.
João Prates- A época desportiva foi marcada pelas vitorias recentes na taça e supertaça da AF Portalegre, o que faltou para conquistar o campeonato?
Santana Maia- Foi uma situação bastante caricata. Perdi o campeonato por 2 golos. Não é desvalorizar a vitoria do adversário, mas a nossa equipa suspeita de facilitismos por parte de outro adversário, em que o próprio treinador disse ao arbitro que elas estavam ali para brincar e o resultado final foi 0-15 a favor das campeãs, mas enfim.
João Prates- Qual é a realidade do futebol feminino no distrito de Portalegre e no próprio Alentejo?
Santana Maia- Falando de Portalegre que é o conheço profundamente e muito sinceramente acho que possui uma enorme qualidade em termos de atletas que apenas não são aproveitadas por parte dos clubes que raramente querem investir no futebol feminino, em relação a évora acho que foi um grande erro apostarem no futsal detrimento do futebol de 7/11 visto que no futsal estão praticamente escondidas de uma possivel ida a selecção.
Joao Prates- Existe muitas diferenças entre o distrito de Portalegre e Évora?
Santana Maia- uns anos uma equipa de Évora chamada Machedense disputava o nosso distrital e tinham bastante qualidade, ainda hoje algumas delas jogam no nosso distrital pela equipa do S.I.R, agora Évora tem futsal e tirando a equipa do juventude e do Montemor não vejo as restantes equipas com qualidade. Em relação a Portalegre todos os anos são chamadas atletas a estágios da selecção feminina sub-19 ao passo que em Évora nenhuma atleta foi chamada nestes ultimos anos.
João Prates- Recentemente assisti a um 24 horas onde as equipas alentejanas presentes,Morense e Juv.Évora, campeã distrital sofreram pesadas derrotas, falta trabalho ou qualidade para se bater com equipas de outras zonas do pais?
Santana Maia- O Vermoim foi a esse torneio e ganhou. É uma equipa com uma qualidade muito elevada comparando com a realidade de Évora. No distrito de Portalegre já as defrontei e apesar da sua grande qualidade, sentiram mais dificuldades reconhecidas por elas proprias. Em relação ao trabalho é necessário formaçao e conhecimentos já exigentes em termos das pessoas que treinam e por falta de mentalidade e se pensar que qualquer um pode treinar não apostam em pessoas formadas.
João Prates- A falta de escolas de formação no futebol feminino poderá ser um handicap ao desenvolvimento da modalidade no Alentejo? pensas que no futuro poderá existir essa aposta?
Santana Maia- Isso era um passo bastante importante mas sinceramente não acredito que vá avante, é preciso existir uma mudança de mentalidades de quem dirige os clubes em apostar claramente no futebol feminino e sua formação, Outro incentivo que a FPF lançou esta época, é que uma equipa que queira entrar directamente na 2ª divisão nacional tem acesso garantido na variante de 11. Vamos aguardar para ver os resultados que irá dar.
João Prates- Em termos individuais existe qualidade, a prova é a chegada a selecção nacional de jogadores do Alentejo, quais os nomes que poderão chegar a outros patamares em representação do Alentejo?
Santana Maia- Os nomes Carolina Mendes que é a melhor jogadora que passou pelo Alentejo nos últimos anos e o de Elsa Ventura que é "" a capitã das sub-19 são incontornáveis. Por ex, a Zaida Martins, Neuza Vaz e Cristiana Relvas, também foram a estágios e segundo a adjunta da seleccionadora a minha Guarda-redes Alexandra para o ano ira ter uma oportunidade num estagio. Acho que bastante qualidade no Alentejo, tem é de ser trabalhada é óbvio.
Joao Prates- A divulgação que existe agora do futebol feminino, em especial pela selecção nacional poderá permitir um numero de aumento de atletas?
Santana Maia- Não sei, sinceramente gostava que sim.
João Prates- Em termos pessoais, quais são os teus objectivos futuros?
Santana Maia- Em 1º lugar quero recuperar totalmente do acidente, e depois, como tu bem sabes, q fomos companheiros tanto de nível 1 e 2 do curso de treinador, tem que me apresentar um projecto ambicioso e concreto porque treinar por treinar já não me motivo. Por enquanto não tenho nada de concreto mas o Estrela de Portalegre terá sempre primazia, até pelo forte apoio que me deu nesta fase dificil da minha vida e que são atitudes que não esqueço.
João Prates- Algumas palavras que queiras deixar aos leitores deste blog?
Santana Maia- Que continues a escrever porque tens levantado e escrito aqui temas do dia a dia que a muitos passam despercebidos mas são fundamentais. Força e aquele abraço

terça-feira, 28 de abril de 2009

O TREINADOR E A PSICOLOGIA

No futebol de hoje, o trabalho do treinador não se resume só á preparação táctica-física-técnica dos nossos jogadores, existe também um trabalho importante de preparação psicológica, esse foi o motivo principal que me levou a iniciar a licenciatura em psicologia do desporto, o facto de me poder dar ferramentas para ser um melhor treinador e conhecedor dos meus atletas.
Como treinadores estamos diariamente próximos dos nossos atletas, como tal interessa-nos conhecer bem a personalidade de cada um, porque cada um deles tem as suas particularidades e deve ser tratado de forma diferente ( não confundir com regras estipuladas ao grupo).
Dentro de um grupo de trabalho existe jogadores com carácter em que as vezes as medidas autoritárias não caiem bem , outros, especialmente os mais jovens que chegam com pouca bagagem e precisam de referencias para formarem o seu próprio carácter e opções enquanto atletas, depois existem ainda aqueles que precisam que lhes seja delimitado férreamente os limites.
Considero que um treinador enquanto trabalho, não deve ser amigo nem ditador, o dialogo é a chave, e o respeito pelo trabalho de cada um o complemento, o treinador é que manda e as regras são para cumprir mas devemos estar sempre abertos a escutar as sugestões dos atletas sempre que estas se manifestem por causas normais.
O futebol é um jogo de emoções e se jogarmos com elas para os aspectos positivos ficaremos mais perto das vitórias pois considero que o melhor treinador não é o mais autoritário mas o que mais motivação cria nos seus jogadores e ai Mourinho é a referencia, dita as regras e é excelente em termos motivacionais.
No aspecto motivacional o mais importante consiste em procurar a coesão total de todo o grupo e para isso terá que conseguir atletas autónomos e motivados, ser justo, ser líder nos momentos de conflito, exercer com firmeza e justiça e saber compreender cada individualidade.
«Se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, procurar o seu último limite e dar o melhor de si »

domingo, 26 de abril de 2009

SEGUNDA DIVISÃO B, ZONA DE MANUTENÇÃO



PARABÉNS AO ELÉCTRICO que garantiu hoje a manutenção na segunda divisão B, num jogo em que soube sofrer e que teve um lance decisivo que foi o penalty (foto) defendido por Pedro Silva (foto) com o resultado ainda a zero.
Aljustrelense também goleia e fica mais próximo da manutenção.
RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO
SERIE C
Eléctrico-1 Praiense-0
Oliveira Bairro-1 Nelas-0
1º-Eléctrico 23
2º-Oliveira Bairro 23
3º-Praiense 16
4º-Penalva 15
5º-Nelas 9
SERIE D
Aljustrelense-4 Beira Mar-0
Mafra-1 Oriental-2
Torreense-1 Olivais e Moscavide-2
1º-Oriental 30
2º-Olivais e Moscavide 29
3º-Mafra 28
4º-Aljustrelense 27
5º-Beira Mar 19
6º-Torreense 17

3ª DIVISÃO, SERIE F, ZONA DE SUBIDA

Atlético Reguengos (foto) com vitória de hoje no derby alentejano com Juventude de Évora confirma que é candidato a subir a segunda divisão B.

RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO

A.Reguengos-2 Juv.Évora-0
Pescadores-0 Cova Piedade-0
Louletano-0 Farense-0

1º-Louletano 37
2º-Atl.Reguengos 32
3º-Cova Piedade 30
4º-Farense 29
5º-Juv.Évora 25
6º-Pescadores 22

3 DIVISÃO, ZONAS DE MANUTENÇÃO

O Elvas dá passo importante para a manutenção, tal como Lus.Évora (foto) e Castrense, cada vez mais perto da descida está o Crato.

RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO

SERIE E, GRUPO E 1

Fut.Benfica-0 O Elvas-1
Cartaxo-0 Machico-0

1º-O Elvas 23
2º-Machico 21
3º-Fut.Benfica 20
4º-Cartaxo 17

E 2

1º Dezembro-1 Atl.Cacém-1
Câm.Lobos-3 Crato-2

1º-Câmara Lobos 24
2º-1º Dezembro 20
3º-Crato 18
4º-Cartaxo 13

SERIE F, GRUPO F 1

Campinense-2 Messinense-0
Fabril-0 Castrense-0

1º-Castrense 23
2º-Fabril 23
3º-Campinense 18
4º-Messinense 13

F2

Quarteirense-2 Barreirense-0
Silves-1 Lus.Évora-2

1º-Lusitano Évora 25
2º-Quarteirense 21
3º-Barreirense 18
4º-Silves 9

1ª DIVISÃO DA AF ÉVORA, SERIE DE SUBIDA

Giesteira vence folgadamente enquanto Valenças e Perolivense empatam.

RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO

Gisteira-3 Santiago Maior-0
Valenças-3 Perolivense-3

1º-Perolivense 4
2º-Giesteira 3
3º-Santiago Maior 3
4º-Valenças 1

29 JORNADA DA AF PORTALEGRE

Fronteirense empata e perde praticamente as esperanças de chegar ao primeiro lugar, Gavionenses goleia e pode festejar subida na próxima jornada, Montargilense perde e vai descendo na classificação.

RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO

Sta.Eulália-0 Est.Portalegre-0
Alter-5 Povoa Meadas-1
Portus Alacer-2 Fronteirense-2
Montargilense-0 Arronches-1
Esperança-2 Monfortense-2
Nisa-1 Campomaiorense-2
Gavionenses-6 Alpalhoense-0
Portalegrense-5 Santo Amaro-2


1º-Gavionenses 68
2º-Fronteirense 60
3º-Est.Portalegre 53
4º-Gafetense 51
5º-Campomaiorense 51
6º-Sta.Eulália 50
7º-Monfortense 43
8º-Alter 43
9º-Portalegrense 42
10º-Portus Alacer 36
11º-Montargilense 35
12º-Santo Amaro 31
13º-Alpalhoense 28
14º-Nisa 23
15º-Esperança 19
16º-Arronches 17
17º-Povoa Meadas 2

JORNADA 24 DA AF BEJA, COM MOURA JÁ CAMPEÃO

Almodôvar aproveita derrota do Milfontes para subir ao segundo lugar, Campeão vence Serpa em casa e D.Beja vence o derby da cidade de Beja frente ao Despertar.

RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO

Vasco Gama-0 Almodôvar-1
Aldenovense-3 Milfontes-2
São Marcos-3 Barrancos-0
Despertar-2 D.Beja-4
Moura-3 Serpa-0
Odemirense-2 Piense-0
Ferreirense-4 Cabeça Gorda-0

1º-Moura 58
2º-Almodôvar 44
3º-Milfontes 43
4º-Piense 41
5º-D.Beja 39
6º-Odemirense 34
7º-São Marcos 34
8º-Aldenovense 31
9º-Vasco Gama 29
10º-Barrancos 26
11º-Despertar 25
12º-Serpa 24
13º-Ferreirense 20
14º-Cabeça Gorda 18

sábado, 25 de abril de 2009

RESULTADOS DA SONDAGEM

82% leitores deste blog acham que Quique Flores deve continuar no Benfica, apenas 18% achou que devia sair.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

FRASES PARA RIR DO COMENTADOR GABRIEL ALVES :)

Gabriel Alves, foi um dos comentadores que mais frases cómicas dizia, ficam aqui algumas para rir um pouco :)

Referindo-se a Hugo Leal:
"Este jogador é uma jovem esperança do futebol português que se não se vislumbrar nem embandeirar em arco se poderá concretizar numa certeza."

Comentando a táctica de Graeme Souness, na altura no Benfica:
"O Benfica está em excelente forma, a jogar num 3x4x3x3"

Num jogo de Juskowiak ainda pelo Sporting:
" Juskowiak... a vantagem de ter duas pernas!"

No fim de um jogo da selecção nacional:
"A selecção não jogou bem, nem mal, antes pelo contrário"

Durante um jogo do Brasil no Mundial de 94:
"Romário... um jogador baixo, possante, possuidor de um grande... Perdão! De um baixo centro de gravidade, pelo que roda muito bem sobre si, e tem grande estabilidade nas curvas..."

Descrevendo Maradona:
"E aqui está, Maradona, 26 anos, Argentino, nascido em Buenos Aires, joga com a bola nos pés..."

Quando Vítor Baía actuava no Barcelona:
" Vítor Baía, o melhor guarda redes do Mundo e provavelmente da Europa"

No decorrer de um jogo Setúbal - Boavista a bola ressalta nas "partes baixas" de um jogador e entra na baliza:
"O Boavista acabou de meter um golo...(pausa).. sexual"

Num jogo do Sporting:
"Neste estádio ouve-se um silêncio ensurdecedor"

terça-feira, 21 de abril de 2009

E QUANDO SE SENTA O CRAQUE NO BANCO OU NA BANCADA?


Todos sabemos que muitas vezes deixar uma estrela no banco torna-se uma questão de discussão, seja nos grandes clubes seja nos pequenos.
Como treinador sabemos que se irá falar muito mais de um jogador com esse estatuto, e que existirão muitas opiniões, a maioria desfavoráveis.
Muitos são os motivos que podem obrigar um treinador a agir assim, ser a estrela de uma equipa de futebol implica uma serie de valores, aptidões e atitudes relacionadas com tudo o que influencie o rendimento desportivo.
Todos sabemos que existem jogadores que se acham estrelas e que pensam, e as vezes têm determinadas vantagens por esse mesmo estatuto, para mim estrela é um jogador que faça a diferença a todos os níveis, um exemplo para mim é Kaka!
Mesmo sendo um jogar que faça a diferença deve estar como todos sujeito as mesmas regras, uma estrela que dentro do modelo de clube não cumpra com as condutas estipuladas no código interno do clube, que dentro do treino o seu comportamento está fora da dinâmica do treino, tem falta de comparências a treinos, atrasos, pouca atitude perante a exigência do treino, comportamentos incorrectos com colegas, ou que então dentro da competição tenha um baixo rendimento técnico-táctico ou físico só tem um caminho que deverá ser seguindo pelo próprio respeito ao grupo de trabalho, como exemplo Adriano!
Numa situação dessas o treinador deve manter a decisão firme, poderá explicar as razões técnicas, até porque devemos estar mais próximos daqueles que perdem a titularidade, mas o mais importante é sem duvida não estabelecer diferenças em relação aos restantes jogadores, que essa estrela entenda que o tratamento que recebe é igual ao dos restantes colegas, colegas esses que de certeza receberão esse comportamento de bom agrado pois um treinador deve apenas valorizar os interesses da equipa, ou seja os colectivos, porque um treinador quer o melhor para o clube e não para um determinado atleta.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

ESTRELA DE PORTALEGRE CONQUISTA TAÇA DA AF.PORTALEGRE


FUTEBOL FEMININO
ESTRELA DE PORTALEGRE VENCE TAÇA DA A.F.PORTALEGRE
A equipa de futebol feminino do Estrela de Portalegre, venceu a Taça da Associação de Futebol de Portalegre, ao vencer na final a combativa equipa do Crato por 3-0, com golos de Odete, Teresa Costa e Mafalda.
O Estrela confirmou o favoritismo que lhe era atribuído, vencendo com tranquilidade a equipa adversária, com a guarda-redes Susana, em destaque impedindo que o resultado fosse mais volumoso.
Vitória justa da equipa de Portalegre, no dia do regresso do treinador Francisco Santana Maia, ao banco, apesar de ainda estar em fase de recuperação do grave acidente de viação sofrido há cerca de um mês.
No Crato Susana, Diana e Daniela foram as melhores, enquanto no Estrela o destaque foi para Teresa Costa, Neuza e Mafalda, a marcadora do golo mais bonito do jogo.
A final da taça ficou marcada, pela negativa, pela expulsão da atleta do Estrela, Cristiana, um excesso de zelo, despropositado, do árbitro da partida, que perdoou amarelos às atletas do Crato que levariam a expulsões e depois mostrou cartão vermelho a Cristiana por um desabafo, que nem lhe foi, directamente, dirigido.
Sob a orientação de Francisco Santana Maia e Fernando Catinana, jogaram e marcaram pelo Estrela: Alexandra, Neuza, Carla, Odete (1), Teresa Costa (1), Mafalda (1), Raquel e Vânia.

domingo, 19 de abril de 2009

SEGUNDA DIVISÃO B, ZONA DE MANUTENÇAO

Eléctrico quase, quase a garantir a manutenção, Aljustrelense perde mas mantém chances.

SERIE C

Nelas-0 Eléctrico-0
Penalva-1 Oliveira Bairro-0

1º-Eléctrico 20
2º-Oliveira Bairro 20
3º-Praiense 16
4º-Penalva 15
5º-Nelas 9


SERIE D

Olivais Moscavide-1 Beira Mar-0
Oriental-3 Aljustrelense-1
Torreense-1 Mafra-2


1º-Mafra 28
2º-Oriental 27
3º-Ol.Moscavide 26
4º-Aljustrelense 24
5º-Beira Mar 18
6º-Torreense 17

3ª DIVISÃO, ZONA DE SUBIDA

Juv.Évora ( foto) perde em casa e fica mais longe do segundo lugar, At.Reguengos mantém aspirações á subida.

Louletano-4 Pescadores-2
Juv.Évora-0 Farense-2
Cova Piedade-1 Atl.Reguengos-1

1º-Louletano 36
2º-Cova Piedade 29
3º-Atl.Reguengos 29
4º-Farense 28
5º-Juv.Évora 25
6º-Pescadores 21

3ª DIVISÃO, ZONA DE MANUTENÇAO

Na serie E Elvas e Crato vencem e mantém esperança, na serie F, Castrense e Lusitano cada vez mais próximos do objectivo.

SERIE E, GRUPO E 1

O Elvas-1 Machico-0
Fut.Benfica-0 Cartaxo-1

1º-Fut.Benfica 20
2º-O Elvas 20
3º-Machico 20
4º-Cartaxo 16

GRUPO E 2

Crato-3 At.Cacém-1
C.Lobos-1 1ºDezembro-1

1º-Camara de Lobos 21
2º-1ºDezembro 19
3º-Crato 18
4º-At.Cacém 12

SERIE F, GRUPO F1

Fabril-1 Campinense-0
Castrense-2 Messinense-0

1º-Castrense 22
2º-Fabril 22
3º-Campinense 15
4º-Messinense 13


GRUPO F2

Silves-1 Quarteirense-3
Lus.Évora-1 Barreirense-1

1º-Lus.Évora 22
2º-Quarteirense 18
3º-Barreirense 18
4º-Silves 9

23 JORNADA DA DIVISÃO DE HONRA DA AF ÉVORA




Jogo grande em Montemor com estádio cheio e a vitoria a sorrir a equipa da casa que assim chega á liderança, um Vendas Novas demasiado nervoso a cometer demasiados erros para conseguir algo mais, como são os lances da penalidade falhada ( foto) e no penalty concedido.


Monte Trigo vence a o ultimo lugar do pódio será seu, Arraiolense cada vez mais ultimo.




RESULTADOS E CLASSIFICAÇAO




Arcoense-1 Alandroalense-0


Bencatelense-0 Monte Trigo-2


Sp.Viana-0 Escouralense-2


U.Montemor-3 E.Vendas Novas-0


Redondense-0 Calipolense-0


Oriolenses-2 Portel-1


Arraiolense-1 Borbense-2






1º-U.Montemor 62


2º-Vendas Novas 62


3º-Monte Trigo 47


4º-Escouralense 39


5º-Alandroalense 33


6º-Oriolenses 31


7º-Portel 28


8º-Borbense 24


9º-Arcoense 24


10º-Redondense 23


11º-Viana 21


12º-Bencatelense 21


13º-Calipolense 18


14º-Arraiolense 10


1ª DIVISÃO ÉVORA, FASE FINAL

Perolivense e Santiago Maior começam com vitórias sobre Giesteira e Valenças.

Perolivense-1 Giesteira-0
Santiago Maior-2 Valenças-1

1º-Santiago Maior 3
2º-Perolivense 3
3º-Giesteira 0
4º-Valenças 0

28 JORNADA DA AF PORTALEGRE

Gavionenses vence e mantém distancia se Fronteirense que também somou vitoria e continua na esperança de um deslize do líder!
Montargilense soma derrota e vai descendo na classificação.

RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO

Povoa e Meadas-1 Sta.Eulália-3
Fronteirense-1 Alter-0
Arronches-3 Portus Alacer-1
Monfortense-3 Montargilense-0
Campomaiorense-3 Esperança-1
Alpalhoense-0 Nisa-1
Santo Amaro-0 Gavionenses-2
Gafetense-3 Portalegrense-0


1º-Gavionenses 65
2º-Fronteirense 59
3º-Est.Portalegre 52
4º-Gafetense 51
5º-Sta.Eulália 49
6º-Campomaiorense 48
7º-Monfortense 42
8º-Alter 40
9º-Portalegrense 39
10º-Portus Alacer 35
11º-Montargilense 35
12º-Santo Amaro 31
13º-Alpalhoense 28
14º-Nisa 23
15º-Esperança 18
16º-Arronches 14
17º-Povoa Meadas 2

23 JORNADA DA AF BEJA, MOURA JÁ É CAMPEÃO!

Moura vence D.Beja e é campeão distrital, o Milfontes que empatou! Boa recuperação tem feito o Despertar.

RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO

Vasco Gama-1 Aldenovense-1
Milfontes-2 São Marcos-2
Barrancos-1 Despertar-3
D.Beja-2 Moura-4
Serpa-1 Odemirense-2
Piense-2 Ferreirense-1
Almodôvar-3 Cabeça Gorda-0

1º-Moura 55
2º-Milfontes 43
3º-Almodôvar 41
4º-Piense 41
5º-D.Beja 36
6º-Odemirense 31
7º-São Marcos 31
8º-Vasco Gama 29
9º-Aldenovense 28
10º-Barrancos 26
11º-Despertar 25
12º-Serpa 24
13º-Cabeça Gorda 18
14º-Ferreirense 17

sábado, 18 de abril de 2009

HISTÓRIAS DO FUTEBOL! :)

No mundo do futebol existe sempre histórias, umas mais engraçadas que outras, aqui deixo uma do futebol Brasileiro.
Desde quando se introduziu o futebol no Brasil, já tivemos figuras muito interessantes no futebol, como por exemplo, Elmo Bovio. Centro-avante argentino, catimbeiro como ele só. Abusando de seu físico avantajado, sempre deslocava os goleiros nas cobranças de escanteio. Jogou no Palmeiras e no São Paulo e uma de suas passagens mais curiosas deu-se num jogo São Paulo x Portuguesa em 1953.
O goleiro da Lusa era uma rapaz com físico de halterofilista, chamado Lindolfo - que tinha um autocontrole muito forte e não estava caindo na catimba do Bovio que, por sua vez, já estava incomodado com aquilo, pois nada irritava Lindolfo que, também bem dotado fisicamente, não se deixava deslocar em nenhuma jogada de área. Não aguentando mais o "pouco caso", Bovio teve uma idéia brilhante e disse a um companheiro que iria acabar com a pose de "aquello bonitchinho". No primeiro escanteio, colocou-se atrás do goleiro e na hora que o mesmo tomava impulso para o pulo, enfiou um dedo no… digamos… ponto crítico posterior. Calculem o susto e a bronca do Lindolfo, que era super assediado pelo público feminino. Virou-se e quase nocauteou o atrevido. Resultado: apesar de ter perdido um dente, o argentino ficou felicíssimo, pois tirou o goleiro do jogo e conseguiu virar o placar que era desfavorável ao São Paulo. Não se esqueçam que naqueles idos não havia substituição e a Portuguesa teve que improvisar um jogador de linha para o gol.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

ENTREVISTA A GABRIEL, AVANÇADO DO PRAIENSE

Gabriel, 31 anos, Brasileiro, o actual melhor marcador da serie C, segunda divisão B fala um pouco da sua experiência no futebol português. Atravessou o atlântico na busca do sonho europeu e fez carreira nas divisões secundárias do nosso futebol.Ele que foi sempre o melhor marcador por todas as equipas por onde passou.


João Prates- Gabriel foi o sonho do sucesso que te levou a atravessar o atlântico?
Gabriel- Sim foi através do sonho que resolvi atravessar o oceano, e também em busca de sucesso.
João Prates- Como decorreu a tua adaptação a um novo pais?
Gabriel- Minha adaptação foi boa, conheci um grupo de jogadores que eram brasileiros e me ajudaram muito nesta nova aventura que estava apenas começando.
João Prates- Quais os clubes que representas-te em Portugal?
Gabriel- Camacha, Olivais e Moscavide, Pontassolense, Ribeira Brava, Odivelas, Torre de Moncorvo, Eléctrico e actualmente Praiense.
João Prates- Qual o que te deixou mais marcas e porquê?
Gabriel- Tive duas equipes que me marcaram muito, Camacha foi primeira equipe, por ter me abrido as portas nesta aventura e lá conseguir ser o 2º melhor marcador do campeonato e a outra equipe foi Olivais e Moscavide, que através dele que fiquei sendo reconhecido como jogador e me abriu muitas portas.
João Prates- Ao longo destes anos em Portugal de certeza que tives-te momentos positivos e mais negativos, diz dois momentos que te tenham marcado pelo lado positivo e negativo?
Gabriel- É verdade, tive muitos momentos positivos, sempre sendo melhor marcador nos clube que passei e isso é muito positivo na carreira de um jogador, momentos negativos não tive nenhum, porque acho que nosso momento negativo de um jogador de futebol é as lesões e eu Graças a Deus nunca tive uma lesão grave.
João Prates- Falando agora do futebol em geral, como vês o flagelo dos ordenados em atraso?
Gabriel- É uma situação muito ruim, porque dependente de você ser jogador de futebol, você é um ser humano e também tens os seus compromissos, e quando chega final do mês você não receber, é muito complicado, passei por situações destas e sei como é, ainda mais você sendo emigrante e chegando num pais que você não tem família e passar por esta situação. Eu sinceramente não estou vendo de imediato que esta situação seja resolvida, porque quem teria que fazer isso não faz nada.
João Prates- Sais-te do Eléctrico de forma inesperada, a que se deveu essa situação?
Gabriel- Sim eu não estava á espera de sair do Eléctrico por ser naquela altura melhor marcador da Serie, mas o futebol é assim, e o porque desta situação eu ainda não sei porque os responsáveis do clube não me disseram nenhuma justificativa, mas é assim e a minha vida continua.
João Prates- Sais do Eléctrico para o Praiense e é com um golo teu que o Eléctrico perde, Algum sentimento especial?
Gabriel- Sentimento especial não, porque eu apenas estava defendendo minha equipa que neste momento é o Praiense, onde fui muito bem recebido pelos meus colegas.
João Prates- A nível colectivo a manutenção está difícil, acreditas que é possível?
Gabriel- João, eu quando acertei este desafio foi mesmo pensando que manutenção era possível e estamos trabalhando o máximo pra conseguir manutenção, sabemos que esta um briga muito boa, mas estamos preparados ate o fim pra alcançar nossos objectivos que é a manutenção.
João Prates- A nível individual és o melhor marcador da serie, é um objectivo pessoal?
Gabriel- Sim, isso é um objectivo pessoal, porque nos sempre temos que ter objectivos porque senão não estaria mais fazendo o que eu mais gosto que é jogar futebol.
João Prates- Alguma mensagem que queiras deixar aos leitores deste blog?
Gabriel- Para que eles nunca desistam de alcançar os seus objectivos, porque nossa vida é movido por objectivos!!!!!

quarta-feira, 15 de abril de 2009

RONALDO AFASTA FC PORTO DAS MEIAS FINAIS

Foi o português Ronaldo que com um grande golo acabou com as esperanças da equipa portuguesa atingir a meia final da liga dos campeões, ainda assim excelente exibição do FC Porto a dignificar o futebol português.

FC Porto-0 M.United-1
Arsenal-3 Villareal-0
B.Munique-1 Barcelona-1
Chelsea-4 Liverpool-4


MEIAS FINAIS

Manchester United-Arsenal
Chelsea-Barcelona

terça-feira, 14 de abril de 2009

ESPIRITO DE EQUIPA

«PARA CONSTRUIR UMA GRANDE EQUIPA NÃO BASTA EXISTIR TALENTO, NÃO BASTA TER FORÇA, É PRECISO EXISTIR SOLIDARIEDADE»

Um bom ambiente numa equipa de futebol ao longo de uma época, depende muito das relações interpessoais que acontecem dentro do balneário, do chamado espírito de grupo que se consegue criar.
O espírito de grupo é elemento essencial para a união e força de uma equipa e para o sucesso da mesma durante a época. É algo que se ganha quando cada elemento da equipa sente que faz parte de um grupo de pessoas que partilham dos mesmos objectivos, e quando sente vontade de fazer o seu melhor a favor do conjunto (equipa), é quando colocamos a nossa individualidade ao serviço do colectivo.
No entanto não é um trabalho fácil para um treinador até porque o factor humano tem um peso determinante dentro da mesma porque onde existe pessoas juntas, cada um com a sua forma de ser e estar, faz com que os problemas surgem automaticamente e algumas vezes acontece ser o líder a dar abertura para a criação de grupos divisórios dentro do balneário.
Para criar um bom espírito de grupo é essencial o conhecimento do grupo de trabalho e dos atletas com que se vai trabalhar, sabemos que alguns não conseguem ser colectivos e são causadores de problemas, esses prefiro não ter no meu grupo de trabalho para não colocar em causa a estabilidade do restante grupo.
Como treinador cabe-nos a nós tentar criar esse espírito de grupo, existe muitas coisas que podemos fazer para criar esse espírito de grupo, para mim o mais importante será respeitar todo o grupo de igual forma e fazer com que este siga as regras num todo.
Muitas vezes dentro do próprio plantel existe lideres, ou o próprio capitão de equipa, que facilita esse trabalho, que possui já eles próprios o espírito de grupo que contagia os restantes elementos, mas terá ser sempre no aspecto positivo.
Muitas vezes também é nas dificuldades que se cria esse espírito, basta reparar no Estrela da Amadora e Vitória de Setúbal entre outros casos em que o facto de não receberem ainda uniu mais o grupo de trabalho criando um espírito de grupo forte
.

«O BEM ESTAR DE CADA UM È O RESULTADO DA SOMA DE ESFORÇOS PELO BEM COMUM»

RESULTADOS DA SONDAGEM

41% dos votantes atribuem o titulo ao FC Porto, 36% ao Benfica, 22% ao Sporting, eu acredito que o titulo já não foge á equipa mais consistente do futebol Português, o FC Porto.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

FUTEBOL COM IMAGENS ENGANOSAS :)




O futebol oferece-nos muitas coisas, entre elas situações embaraçosas que também servem para desanuviar o ambiente, reparem nestas imagens!
:)


domingo, 12 de abril de 2009

2ª DIVISÃO B, ZONA DE DESCIDA

Excelentes vitórias de Eléctrico e Aljustrelense (foto)a darem passo importante para continuar a representar o Alentejo na segunda divisão B

SERIE C

Eléctrico-1 Penalva-0
Praiense-0 Nelas-0

1º-Oliveira Bairro 20
2º-Electrico 19
3º-Praiense 16
4º-Penalva 12
5º-Nelas 8


SERIE D

Beira Mar-2 Oriental-0
Aljustrelense-3 Torreense-1
Mafra-2 O.Moscavide-0

1º-Mafra 25
2º-Oriental 24
3º-Aljustrelense 24
4º-O.Moscavide 23
5º-Beira Mar 18
6º-Torreense 17

3ª DIVISÃO, ZONA DE SUBIDA

Excelentes vitórias do Juv.Évora (foto) e Atl.Reguengos a intrometerem-se na luta pela subida.

Juv.Évora-2 Louletano-1
Farense-3 Cova Piedade-1
Atl.Reguengos-2 Pescadores-1

1º-Louletano 33
2º-Cova Piedade 28
3º-At.Reguengos 28
4º-Farense 25
5º-Juv.Évora 25
6º-Pescadores 21

3ª DIVISÃO NACIONAL, FASES DE MANUTENÇÃO

Na serie E, O Elvas perde e complica, Crato mantém esperanças, na serie F, Castrense soma ponto importante e Lus.Évora (foto) cada vez mais perto de assegurar a manutenção.

SERIE E 1

Cartaxo-2 O Elvas-1
Fut.Benfica-1 Machico-1

1º-Fut.Benfica 20
2º-Machico 20
3º-O Elvas 17
4º-Cartaxo 13

SERIE E 2

Dezembro-1 Crato-1
Câmara Lobos-5 At.Cacém-1

1º-Câmara Lobos 20
2º-1ºDezembro 18
3º-Crato 15
4º-At.Caém 12

SERIE F 1

Campinense-1 Castrense-1
Fabril-2 Messinense-1

1º-Castrense 19
2º-Fabril 19
3º-Campinense 15
4º-Messinense 13


SERIE F2

Quarteirense-1 Lus.Évora-2
Silves-0 Barreirense-0

1º-Lus.Évora 21
2º-Barreirense 17
3º-Quarteirense 15
4º-Silves 9

MEIAS FINAIS DA TAÇA AF PORTALEGRE

Gavionenses e Est.Portalegre vão ser os finalistas da taça AF PORTALEGRE.

Gavionenses-4 Campomaiorense-3
Es..Portalegre-3 Gafetense-0



quinta-feira, 9 de abril de 2009

FRASES CÓMICAS NO FUTEBOL


Quem não se recorda de João Pinto, lateral direito do FC Porto e da selecção Portuguesa, para mim um dos melhores laterais de sempre do futebol Portugués, mas fora das 4 linhas tambem divertia a malta, leiam algumas respostas e vão se partir a rir :)

Estava lesionado (ou castigado) e não podia jogar, e perguntaram-lhe se a sua ausência não ia influenciar o rendimento da equipa:- "Comigo, ou 'sem-migo', o Porto vai ser campeão!"
Foi receber um prémio (qualquer), e produziu o seguinte discurso:- "O meu coração só tem uma cor : azul-e-branco."
Repórter: - "João Pinto, prognósticos para este encontro?"- "Prognósticos só no fim do jogo."
Repórter: - "João Pinto, felicidades para o jogo."- "Obrigado, igualmente."
No fim de um jogo em que o F.C.Porto ganhou. Repórter: - "João Pinto, felizes com mais esta vitória?"- "Sim, estamos felizes porque estamos contentes."
Neste jogo, J. Pinto tinha marcado um golaço num remate de primeira. Entrevistado no fim do jogo, teve o seguinte comentário:- "Não foi nada de especial, chutei com o pé que estava mais à mão!"
Num domingo, depois de um jogo com o Boavista:- "[O Rui Filipe] ...era um jogador com 'H' muito grande, e um homem com dois 'HH' muito grandes."
Num estágio da selecção, os jornalistas estavam a fazer uma reportagem sobre os tempos livres dos jogadores. Chegou a vez do J. Pinto e quando lhe perguntaram o que costumava fazer nos tempos livres do estagio, respondeu :João Pinto: - "Costumo fazer isto, aquilo, o outro, ver TV, ler..." Repórter: - "Então e o que costuma ler? Jornais?" JP: - "Sim" R: - "E livros, não lê?" JP: - "Sim, claro! Por acaso, ando a ler agora um, que até tenho em cima da mesinha de cabeceira."R: - "Qual o título do livro?" J.P., embaraçado: - "Hum... Errr... Não me lembro..."
- "O meu clube estava à beira do precipício, mas tomou a decisão correcta: Deu um passo em frente."
No fim de um jogo um repórter pergunta ao João Pinto:- "João Pinto, o que é que achou do jogo"?JP: "- Ah, eu não achei nada, mas o Aloísio achou um pente no balneário!"

terça-feira, 7 de abril de 2009

A SOLIDÃO DE UM GUARDA-REDES

O lugar de guarda-redes é muito diferente dos restantes numa equipa de futebol, quando falo da solidão não me refiro só ao facto de durante o jogo o guarda-redes ter uma posição especifica dentro do terreno de jogo, refiro-me também aos treinos, trabalha afastado dos colegas, trabalha debaixo de uma forte concorrência com o colega de posto e tem que aguentar a pressão que a titularidade trás porque sabe de antemão que tudo depende de si, desde a equipa, a sua titularidade que está dependente ou não dos seus erros e os guardas redes sofrem de uma incompreensão geral que é o facto de um grande jogo não ser reconhecido e uma má actuação pode levar ao ostracismo, embora cada vez mais a importância do guarda-redes seja reconhecida.
Mentalmente o guarda-redes tem que ser muito forte, a competição entre os guarda-redes pela titularidade pode ser brutal, quantas vezes estão lado a lado no treino tentando fazer melhor que o colega, com níveis de concentração elevadíssimo tentando fazer tudo perfeito de modo a ser a escolha do treinador sabendo que ao conquistar o lugar muito dificilmente será substituído, o que depois trás a pressão de manter a titularidade, como se vê um guarda-redes que seja mentalmente débil dificilmente triunfará.
Essa força mental passa por trabalhar de forma contínua quer seja titular ou suplente, seja para consolidar a sua posição seja para alterá-la, com este trabalho sistemático mantém a atenção e concentração nos seus objectivos desportivos, não deve demonstrar as debilidades psicológicas e sabemos que todos as tem, mas no treino deverá mostrar-se forte e disposto a tudo o que o treinador lhe peça para que o treinador sinta que pode confiar nele, apesar de suplente e estar interiormente insatisfeito deve manter uma atitude positiva e de equipa, devem deixar de lado os conflitos pessoais para não criar mau ambiente no grupo e sobretudo um guarda-redes suplente nunca deve ter ou criar objectivos impossíveis para não criar insatisfações desnecessárias.
Um guarda-redes terá sempre que se debater com esta solidão mas também lembra-se que é o elemento fundamental do jogo, pois sem guarda-redes nenhum jogo se iniciará, mas seria interessantes comentários dos guarda-redes leitores deste blog, deixo esse desafio.