Seja bem vindo ao meu espaço :)




quinta-feira, 10 de julho de 2008

PERIODIZAÇÃO CONVENCIONAL OU PERIODIZAÇÃO TÁCTICA


A maioria dos clubes já regressaram ao trabalho para preparar a nova época desportiva.

Na fase da chamada pré-época, é onde os treinadores definem os métodos de trabalho, o modelo de jogo, os seus princípios de jogo de modo a atingir os objectivos delineados.

Como faço á muitos anos, devoro os dois diários desportivos e procuro saber que tipo de trabalho os clubes portugueses ao mais alto nível vão fazendo pois mesmo através da leitura de jornais podemos sempre obter novos conhecimentos e retirar ilações que nos permitem evoluir.

Actualmente todos nos ouvimos muitas discussões sobre o modo como a preparação é feita, a chamada periodização convencional ou a periodização táctica.

Qual delas a melhor?é subjectivo...a melhor é a que ganha.

A Periodização convencional é aquela que enquanto atleta não gostava, dava-me cansaço físico-psicológico e tirava-me a alegria de ir treinar, em que o trabalho dominante era a preparação física com cargas violentas e exageradas, corridas de longa duração em redor do campo ou por montes e praias, trabalho de «força» tipo preparação militar que depois voltavam quando existia uma paragem de campeonato, para aumentarem os nossos índices físicos, diziam...

Da minha parte apenas sentia mais cansaço e menos vontade em treinar e questionava-me se jogávamos futebol o porquê de a bola mal existir nos treinos,de situações técnico-tácticas quase não existirem, o porquê de muitas lesões musculares...e a ideia que passava era que essa fase da pré-época dava bases para a época inteira o que sempre achei errado porque sendo o futebol um desporto colectivo é impossível a meu ver, um mês fazer o suporte para nove meses de competição, tal como não acredito em picos de forma em futebol, mas sim a atletas a nível individual como ténis,ciclismo, em que se pode preparar o atleta para determinado objectivo.

Em relação a Periodização táctica é a minha preferida pois mete na maior parte do treino aquele pequeno objecto que nos faz sorrir e trabalhar de forma alegre, a bola.

Mas não é por esse motivo, de uma forma simples é levar o treino o mais aproximado possível as situações que ocorrem durante um jogo em que treinamos acções de comportamento colectivo de uma determinada forma de jogar (modelo de jogo) que inclui em conjunto aspectos técnicos, físicos e psíquicos e tácticos de modo a criar rotinas de jogos que depois são facilmente transportadas para o terrenos de jogo.

Qual a mais certa? os triunfos o podem dizer e cada treinador tem a sua maneira de pensar e trabalhar, eu, prefiro a ultima!






2 comentários:

Anónimo disse...

É tão facil ser-se treinador de bancada...apontarmos o dedo, "alias os dedos" a quem toma as opções mais ou menos correctas...

Aqui apredemos a "escutar" e a ler a visão futebol.

Parabens pelo espaço! Muito "clean"!!!

Continuação de bom trabalho !

Anónimo disse...

epa lês tantos jornais que acabaste por trancrever uma frase do preparador fisico do benfica...lol. eu como jogador prefiro claramente o trabalho com bola, mesmo que tenha de andar a correr atraz dela que nem louco... um abraço