Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

A GESTÃO DE UMA UNIDADE DE TREINO E SEU PLANEAMENTO

Este é mais um tema de treino que provoca muitas vezes dores de cabeça a um treinador, o planeamento e gestão da unidade de treino.
Cada vez mais as exigências são maiores quanto ao apuro qualitativo das prestações dos jogadores e das equipas em competição, e essa exigência leva a que se dedique uma atenção grande ás caracteristicas do jogo para melhor compreender os traços dominantes que devem orientar a nossa unidade de treino.
Para mim, não faz sentido treinar o que não se joga, estou numa competição que é o futebol e é nesse sentido que preparo a minha unidade de treino.
Ela é planeada consoante o dia da semana, tem os aspectos físicos, técnicos-tácticos e mentais incluídos em todos os exercícios e normalmente divido-a em três fases, fase inicial, fase fundamental e fase final, onde estão incluídas as componentes estruturais do treino, descritas atrás, sempre elaboradas de um modo progressivo de modo a que no exercício a seguir se tenha sempre que dar continuidade ao anterior para que se de continuidade a nossa ideia de jogo.
Não acredito em planeamentos longos (microciclo, mesociclo, macrociclo) porque todos os dias acontecem coisas que nos levem a alterar, ou feitos em cima do joelho.
O planeamento tem que ser cuidado, com os objectivos pretendidos e enquadrados na nossa ideia de jogo, correr meia hora a volta do campo, que vantagens nos traz?

2 comentários:

Nélson disse...

Boas João!
o planeamento tambem tem muito a ver com o factor espaço, eu por exemlpo não consigo fazer um microciclo correcto porque me falta espaço para treinar e não o posso fazer.
Mas concordo com o teu planeamento, deve-se definir bem os objectivos a treinar!
abraço

Anónimo disse...

Sim concordo contudo so ke devese ter em conta na minha opiniao no planeamento do treino as condiçoes atmosfericas pois um campo pesado e diferente de um seco, e talvez tamb o adversario pois se ele for mais forte ou mais fraco deve insidir num treino mais defensivo ou atacante respectivamente