Seja bem vindo ao meu espaço :)




quinta-feira, 8 de julho de 2010

ENTREVISTA A LUIS BARREIROS

Luís Barreiros é aos 35 anos um dos mais importantes jogadores do recém campeão Juventude de Évora.
Um jogador ao qual é difícil definir a sua verdadeira posição em campo, mas seja ela qual for, o seu empenho é notório! Um verdadeiro jogador de equipa que qualquer plantel gostaria de ter.


João Prates- Que sabor teve para ti este titulo de campeão da serie F, da terceira divisão?
Luís Barreiros- Sem duvida um sabor especial,tínhamos um grupo fantástico onde a camaradagem,a ambição,a luta,a qualidade,o respeito pelo nosso líder e principalmente o trabalho reinavam, com estes condimentos todos tínhamos de conseguir este feito!com 34 anos foi sem duvida uma grande alegria na minha vida desportiva,se não a maior. Teve também um prazer especial,porque aqueles que não acreditaram e não davam nada por este grupo tiveram a resposta,ser campeão nacional tem um sabor diferente...
João Prates- Foi de certeza um momento marcante na tua carreira, que outros momentos tive-te que ficaram para sempre na tua memoria?
Luís Barreiros- Ainda não tive muitos momentos marcantes na minha carreira desportiva,com esta idade apenas destaco 3,mas todas eles com aquele gostinho especial de ser campeão nacional!
a 1ª vez que o fui tinha apenas 12 anos de idade,quando em 1988 fui campeão distrital de skills (toques com os pés,toques com a cabeça,dribling,remate á baliza,passe,velocidade com bola e velocidade sem bola) fui representar a associação de futebol de Évora em Lisboa (jamor) e em "luta" com as restantes associações de futebol ,no total 20,sagrei-me na altura campeão nacional,foi uma alegria que ainda hoje ,quando o recordo me vêem as lágrimas...
A 2ª vez foi no FC Marco,quando fomos campeões da II divisão em 2000!
Por fim a 3ª vez que fui campeão nacional foi esta,ao serviço do Juventude Sport Clube.
João Prates- É um titulo importante para o futebol alentejano, como vês a nossa realidade em termos desportivos?
Luís Barreiros- Foi um titulo importante,um titulo que vem enriquecer o futebol alentejano,mas infelizmente não vem apagar o que se passa hoje em dia no futebol alentejano.
A nossa região é enorme,mas como se pode constatar apenas 3 equipas nos representam no campeonato nacional da 2ªdivisão(juventude,Atl.Reguengos e Eléctrico de ponte Sôr) é mau de mais para ser verdade,mas é um facto e temos de viver com essa realidade!Também se compreende em parte ,não apoios,e muitas vezes não vontade!
permite-me mas tenho de falar no meu clube,porque sabemos o quanto está difícil pagar aos atletas e ter os ordenados em dia,felizmente o nosso presidente e restante direcção conseguiu arranjar verbas para que os seus atletas não passassem dificuldades,também sei que infelizmente na nossa região é caso raro,não digo que não haja,mas é difícil,muito difícil...

João Prates- Tendo tu jogado nos dois clubes da cidade de Évora, como vês esta rivalidade entre clubes da mesma cidade?
Luís Barreiros- Olha João eu ainda sou do tempo,em que quando havia derbies eborenses,tinha na altura 17 ou 18 anos, jogava na altura no Lusitano na IIB,do outro lado estava o meu mister Miguel Ângelo,quando íamos para fazer os exercícios de aquecimento o estádio estava cheio,era de arrepiar e sem duvida tardes inesqueciveis!
hoje em dia ,e posso falar da época que passou,penso que quer no nosso estádio quer na silveirinha,não haveria mais que 300 pessoas,é triste!
A rivalidade vai sempre existir,quer agora quer daqui a 100 anos,mas um facto,é que vai perdendo intensidade,emoção...
João Prates- Achas que seria benéfico um clube único na cidade?
Luís Barreiros- Sinceramente,eu não estou a ver a cidade de Évora sem o Juventude ou o Lusitano,mas sei reconhecer,que haveria sem duvida mais apoios das entidades autárquicas,ou das empresas,ou de outros factores,poderia haver dessas entidades mais incentivos e apoios,mas o que eu também acho e digo isto com a maior franqueza é que o futebol está a morrer dia para dia!
hoje em dia é diferente de outros tempos,para alem da crise que enfrentamos e que é inevitável,existem outras coisas que anteriormente não existiam!
João Prates- É reconhecida a tua polivalência em campo, mas qual é mesmo a tua posição preferida?
Luis Barreiros- Olha João nas camadas jovens dos salesianos de Évora que fui onde comecei,era libero,mais tarde passei para médio centro onde evoluí até aos seniores!depois passei a extremo,e agora desde alguns anos para cá que faço as posições quase todas dos campo,exceptuando as posições de guarda-redes e central,aí sou mesmo fraco!
tenho de agradecer ás pessoas que me tentaram ensinar e evoluir nesse sentido!
o meu treinador actual teve um papel importantíssimo...
Mas quando me perguntam a minha posição preferida,neste momento tenho de responder que gosto de jogar em qualquer posição, não consigo responder ao certo,cada uma tem o seu sentido ,o seu encanto,e como eu gosto é de estar lá dentro,no 11,não me importo e sinceramente gosto de jogar em todos os sectores!
João Prates- Tens algum jogador que consideres referencia para ti?
Luís Barreiros-Todos nós jogadores temos uma referência,e eu não fujo á regra!
para mim a minha maior referência sempre foi e sempre será o Luís Figo,é ligeiramente mais velho do que eu e sempre o acompanhei em todos os clubes por onde passou.Sempre foi uma referência,não só para mim,mas para toda uma geração de jogadores!Tinha uma personalidade muito forte,e era respeitado por todos,para além de ser um ano considerado o melhor jogador do mundo!
João Prates- Em termos de futuro, o que ambicionas ainda no futebol?
Luís Barreiros- Desde miúdo que me lembro de ter sempre junto a mim uma bola de futebol e gostaria de continuar dentro deste mundo!Neste momento ainda me sinto em condições de ajudar o clube que represento e me sinto orgulhoso de representar a concretizar os seus objectivos,a partir do momento que ache o contrário serei o primeiro a tomar uma decisão,agora sinto-me em plenas condições físicas e para alem disso levo uma vida regrada,como fui habituado desde que sou profissional!
A partir daí,estou disponível para ajudar no mundo do futebol,pois penso que tenho alguma coisa para ensinar.
João Prates- Algumas palavras que queiras deixar aos leitores deste blogue?
Luís Barreiros- Principalmente que continues com essa paixão pelo futebol,porque sem duvida que vai enriquecer o nosso conhecimento!
A nossa região precisa de não esquecer este desporto,pois todos nós somos apaixonados por ele,é preciso a chama não apagar!

PARABÉNS PELO BLOG e obrigado







1 comentário:

Evaristo disse...

Muitos Parabens Luís, sem duvida que tens uma grande aspiração pelo futebol e é disso que nós gostamos de ver, a entrega, o deixar tudo dentro de campo e a grande solidariendade pelos outros.
Grande abraço