Seja bem vindo ao meu espaço :)




quarta-feira, 30 de julho de 2008

SPORTING DE VIANA DO ALENTEJO COM PLANTEL E OBJECTIVOS DEFINIDOS




O Sporting De Viana Do Alentejo da divisão de honra da A.F.Évora que terá como treinador Nuno Canelas (na foto)
tem já o plantel definido para a época 2008/2009.
Pelo segundo ano consecutivo a disputar a divisão de honra da A.F.Évora o Viana tem como principal objectivo, segundo as palavras do seu treinador (ver entrevista), garantir a manutenção na divisão de honra.
O plantel as ordens de Nuno Canelas terá como GR: Pedro Cardoso (ex. Oriola), João Carlos (ex. Alandroalense) e Tiago Pires (ex. Júnior)

Defesas: Zé Pedro, Rolim, Pedro Candeias (ex. Redondense), Toy (ex. Torre Coelheiros), Hugo Alves, Pinelas e Fernando Luís.

Médios: Ventinhas, Teigão, Veiga, Luís Viana (ex. Júnior Sp. Cuba), Rui Cadeireiro (ex. Júnior), Valério, Dino e Brálio.

Avançados: Vítor, Sequeira (ex. Escoural), Luís Balão (ex. Escoural), Nelson Tasanis (ex. Júnior), David Candeias (ex. Lus. Évora) e Zé Feio (ex. Vidigueira)

Equipa Técnica:
Treinador : Nuno Canelas
Treinador Adjuntos: Bruno Carvalho e José Carlos
Massagista: Carlos Neves
Director Desportivo: Manuel Figueira
ENTREVISTA A NUNO CANELAS
João Prates - Nuno, depois do 9º lugar da época passada quais as expectativas para a próxima época?
Nuno Canelas - Esperamos fazer um campeonato tranquilo, longe da pressão da descida, visto que este ano o campeonato terá equipas muito fortes que irão prestigiar ainda mais este distrital.

João Prates - A manutenção na divisão de honra é o principal objectivo ou existe outros?
Nuno Canelas - Sim, o grande objectivo é a manutenção. Claro que somos ambiciosos e queremos sempre mais, como tal procurámos equilibrar melhor o plantel para lutarmos pelos nossos objectivos.

João Prates - Os reforços são uma mescla de experiência e juventude, é um plantel a tua imagem?
Nuno Canelas - Estou contente porque a direcção conseguiu dar-me os jogadores que pedi. A experiência é fundamental numa equipa e a juventude também faz falta, pela irreverência, pela vontade de ganhar, pela ambição, típico nos jovens jogadores. Respondendo à tua pergunta, identifico-me com este plantel.

João Prates - Sabemos que no distrito existe clubes com um maior poderio financeiro, como consegue o Viana ter um bom lote de jogadores?
Nuno Canelas - Isso é verdade. Conseguimos contratar jogadores dentro das nossas limitações financeiras que queiram representar o nosso clube. Felizmente o clube tem uma boa gestão e tem honrado os seus compromissos. O clube tem receitas certas e isso possibilita fazer um orçamento equilibrado que nos permite fazer um plantel competitivo.

João Prates - Concordas que devido ao futebol sénior envolver mais dinheiro se deve fazer uma maior aposta na formação? Como está o Viana em termos de formação?
Nuno Canelas - Concordo. Infelizmente para a próxima época não conseguiremos apostar na formação como fizemos na época passada. O problema passa pelo pouco interesse dos nossos jovens em jogar futebol e ao preço que estão os combustíveis é complicado ir-mos buscar jovens a outras terras, como tem sido habito nas ultimas épocas. Continuaremos com a escola VianaFut, que neste momento tem 20 jogadores, todos de Viana. É essa a grande aposta do clube.

João Prates - quais as principais dificuldades com que te debates em termos de treino?
Nuno Canelas - Felizmente e dentro das limitações, o clube tem-me dado condições de treino. Esta época terei mais um adjunto e isso facilitará o treino, pois permite fazer outro tipo de trabalho que não consegui na época passada.

João Prates - ao nível distrital, achas que existe alguma evolução nos métodos de treino ou continua da mesma forma?
Nuno Canelas - Não sei porque não conheço a forma de trabalhar dos outros treinadores. No entanto posso dizer que o distrital está servido de bons treinadores e certamente tentarão fazer o melhor treino em benefício da sua equipa. Nos tempos que correm o treino está muito diferente, muito mais atractivo para os jogadores e penso que poucos treinadores utilizarão o método convencional.

João Prates - a nível de metodologia quais as tuas preferências?
Nuno Canelas - Eu tento dar sempre bola aos jogadores. A relação bola/jogador é muito importante. Qualquer que seja o objectivo do exercício, a bola tem que estar presente. Isso faz com que o atleta goste do treino. Gosto de fazer treinos por sectores com situações bem aproximadas de jogo.

João Prates - quais as tuas ambições enquanto treinador?
Nuno Canelas - Sou ambicioso e não escondo que gostaria de ir mais longe como treinador. No entanto não vivo obcecado com isso porque também sou muito novo e neste momento apenas quero realizar uma boa época no Viana. No futuro quem sabe abraçar um bom projecto, pode ser que surja uma oportunidade.

João Prates - alguma coisa que queiras dizer aos leitores do blog?
Nuno Canelas - Antes de mais, deixa-me felicitar-te pelo excelente blog. Fazia falta no nosso distrito este espaço, possibilitando troca de ideias, formas de estar, de orientar uma equipa. Prometo no futuro deixar aqui algumas opiniões sobre os temas por ti lançados e esperando que outros treinadores o façam também, no intuito de melhorar o nosso distrital.

1 comentário:

Anónimo disse...

Queria felicitar antes de mais o autor do blog pois parece-me pelo que vi que tal como eu é um amante do futebol.
Em 2º lugar gostava, de como amigo, felicitar o Canelas pelo esforço que tem feito em prol do Viana, pois como "amante" desta terra é bom ver o que uma pessoa que nem é de Viana faz pela terra e principalmente pelo clube. Era tão bom que os vianenses fizessem metade só do que ele fez e faz.
Em 3º e ultimo lugar desejo as maiores felicidades ao Viana pois além de ser o meu clube no distrital, a minha terra, é tambem aonde tenho muitos dos meus grandes amigos. Muita sorte e sempre que poder irei a Viana ver os jogos e continuarei a fazer parte do blog.