Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 16 de setembro de 2008

ELSA VENTURA,ALENTEJANA NA SELECÇÃO SUB-19 EM ENTREVISTA



O Alentejo tem uma representante a defender as cores da selecção nacional Portuguesa feminina que vai tentar a qualificação para o europeu a realizar na Bielorrussia, é Elsa Ventura, central e capitã da selecção nacional sub-19, Elsa natural de Portalegre, acedeu dar uma pequena entrevista ao blog onde fala do orgulho que sente em representar a selecção Portuguesa.




João Prates -Antes de mais, parabéns pela tua convocatória para a selecção nacional sub-19,Elsa que representa para ti esta tua chamada a selecção?

Elsa Ventura - Antes de mais representa um enorme orgulho, por poder representar o país e o realizar de um sonho antigo.


João Prates -Vivendo e jogando no interior como foi para ti a integração num grupo onde estão presentes as melhores atletas do pais e o nível competitivo é bastante superior ao que estavas habituada?

Elsa Ventura -A integração é sempre um factor importante em qualquer equipa, e na selecção ainda muito mais. Pode dizer-se que foi uma integração fácil, o grupo que na altura estava em trabalhos, era bastante acessível e facilitou bastante a integração. Sim em relação ao nível competitivo, é muito diferente, afinal de contas é uma selecção Nacional, onde se encontram as melhores jogadoras do país, é óbvio que isso faz com que o nível de competitividade seja sempre muito superior.

João Prates -Alguma vez pensas-te que seria possível chegar a selecção ou vias isso como apenas um sonho?

Elsa Ventura - No inicio da pratica da modalidade, não! até porque eu desconhecia que existia uma selecção feminina, mas quando soube da sua existência, óbvio que se tornou um sonho. E depois com o passar do tempo e com a minha evolução, sim achei que um dia a chamada para integrar os trabalhos da selecção poderia ser possível.


João Prates -Sempre tives-te o apoio da família e amigos quando começas-te a praticar futebol? encararam bem essa tua escolha?

Elsa Ventura - Sim, sempre. Neste aspecto, os amigos sempre me apoiaram, pois viam que eu estava a fazer algo que gostava mesmo. Em relação aos meus pais, sim sempre me apoiaram incondicionalmente, embora nunca foram muito adeptos do futebol, mas confesso que os fiz mudar de ideias!


João Prates -Hoje de certeza que és motivo de orgulho para eles, és conhecedora de certeza das dificuldades que existem no futebol feminino em Portugal,que objectivos pretendes atingir no futebol?

Elsa Ventura - Neste momento o futebol feminino em Portugal encontra-se em grandes dificuldades, por isso não se pode fazer grandes planos, tem k se pensar dia a dia e tentar sempre melhorar. Mas os objectivos que pretendo para já, é ser campeã pelo actual clube, dar sempre o meu melhor e continuar a vestir as cores do país.

João Prates -Passa pelos teus horizontes sair para jogar noutros países onde o futebol feminino é profissional seguindo o exemplo de algumas atletas portuguesas?

Elsa Ventura - Neste momento, estou centrada nos meus estudos, esta é a minha grande prioridade. Existe tempo para tudo e enquanto poder conciliar os estudos com o futebol, assim o farei. Jogar fora do pais exige muitas mudanças e é algo aliciante, mas penso que para já não penso em mudar-me. Quem sabe um dia, talvez!


João Prates -Esta época deixas-te o Portalegrense e rumas-te ao Odivelas,que diferenças encontras-te a todos os níveis?

Elsa Ventura - Existiram algumas diferenças, pois em Portalegre o futebol praticado era apenas de 7 elementos e neste momento jogo futebol de 11, embora na selecção o praticasse, facilitou a adaptação. Em termos de condições, é um pouco diferente, até porque se trata dum clube que neste momento esta a disputar a II divisão, mas a época transacta esteve na I divisão.É um 'regime' diferente e outras mentalidades.


João Prates -Sendo conhecedora do futebol feminino distrital que perspectivas para o distrital de Portalegre esta época?Qual a tua equipa favorita?

Elsa Ventura -Penso que será um campeonato talvez com um nível de competitividade um pouco melhor, até porque pelo que tenho conhecimento vão entrar novas equipas e isso poderá ser sempre um estimulo para todos os praticantes. A equipa favorita, é sem duvida o Portalegrense, pois foi a equipa que representei. Mas em termos de perspectivas para a eleição do campeão, penso que o estrela é um forte candidato, pois é o campeão em titulo, e penso que vai manter a estrutura, poucas mudanças haverá e isso é sempre importante, é uma equipa muito forte.


João Prates -Existiu algum ou alguns treinadores que te tenham marcado na tua curta carreira?

Elsa Ventura - Sim claro, todos os treinadores marcam qualquer atleta, seja ele de maneira positiva ou negativa. Mas sem duvida que dos treinadores que marcaram o professor e a professora Landeiro foram os mais importantes, pois foi eles que me colocaram no futebol a nível competitivo.


João Prates -Obrigado pela tua disponibilidade e que gostarias de dizer aos leitores deste blog?

Elsa Ventura - Bem aos amantes do futebol, que continuem de olhos na 'ribalta', mas dêem uma vista de olhos também nos jogos femininos, temos muitas jogadoras com qualidade que podem proporcionar momentos de verdadeira magia. Bjinhos!


Sem comentários: