Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 23 de setembro de 2008

FUTEBOL OU PLAYSTATION ?

Uma conversa sobre futebol com um miúdo de 13 anos que joga futebol numa equipa de iniciados, levou-me a escrever este texto e confesso que já tinha pensado muito sobre este assunto, mas também confesso que como estive sempre ligado ao futebol sénior nunca o aprofundei.

Na sua inocência disse-me que o colocam muito tempo a correr em voltas ao campo (30 minutos), a fazer sprints, abdominais, que fica de fora da convocatória quando não falta a nenhum treino e vê ser convocado quem falta e que tudo isso lhe tira vontade de treinar e alegria e que a playstation é mais fixe.

Enquanto treinador são questões que me fazem pensar, sempre defendi a ideia que a formação devia ter treinadores qualificados ou licenciados académicos pois é a etapa mais importante de um jogador de futebol, a sua formação enquanto atleta e homem.
O primeiro problema é que na formação não existe dinheiro, e os treinadores preferem trabalhar onde podem receber, ou seja nos seniores!
Depois os próprios clubes preferem investir 90% dos subsídios que os municípios atribuem ao clube para o futebol sénior onde o importante são os resultados.
Depois resultante das razões anteriores apostam em pessoas sem formação para liderar as camadas jovens, em ex jogadores que olham para o seu passado enquanto jogadores e fazem dessa forma o seu método de treino esquecendo a evolução que houve em termos de treino, aceitam pessoas que querem ajudar e que louvo essa atitude de querer ajudar, mas que não tem o conhecimento necessário para dar treino a miúdos em formação.

Penso que uma das soluções podia ser um maior envolvimento dos municípios na formação, com a contratação de um coordenador a tempo inteiro para trabalhar directamente com os clubes, não seria dispendioso e seria benéfico para todos, atletas, clube e própria região.

A verdade é que devem ser criadas condições para levar os miúdos a gostar de jogar futebol ou outro desporto qualquer, defendo que só se deve começar a olhar a resultados desportivos acima dos 15 anos quando os miúdos começam a adquirir outra mentalidade.

O importante na formação é permitir aos miúdos a sua evolução enquanto atleta (capacidades físicas,técnico-táctico e psíquicas) enquanto homem a criação de hábitos desportivos saudáveis e aquisição de valores sociais, de responsabilidades e cooperação.
Tudo isto só funciona se as pessoas é frente dos clubes entenderem que o mais importante e o que deve ser colocado em primeiro lugar é o interesse dos jovens e só depois as vitórias das equipas.

Acredito que em clubes grandes seja mais difícil esta mentalidade mas no nosso Alentejo e em clubes mais pequenos é obrigatório que assim seja, que exista preocupação em criar exercícios que os miúdos gostam e que ao mesmo tempo lhes permite o seu desenvolvimento enquanto atleta, os miúdos vão jogar futebol porque gostam do contacto com a bola, da alegria que ela lhes proporciona e se os colocam a correr a volta de um campo é natural o desanimo. depois outros dos erros é escolher os melhores para jogar esquecendo a parte pedagógica e colocando como primeiro objectivo as vitorias da equipa.
Isso leva a que aqueles miúdos com mais dificuldades percam o interesse em ir aos treinos e se sintam inferiores aos colegas e acabam muita vez por desistir, cabe-nos a nos enquanto treinadores proporcionar todas as condições possíveis para todos serem tratados de forma igual e aglomerar cada vez mais jovens em redor do desporto.

Para finalizar deixo um exemplo que conheço muito bem e que é a prova que o bom trabalho na formação acaba sempre por aparecer, Falo do ELÉCTRICO FUTEBOL CLUBE, que de á uns anos atrás apostou em técnicos com formação e o resultado é um grande numero de atletas praticantes e com equipas jovens anualmente a competir nos diversos campeonatos nacionais não só em futebol mas outras modalidades também.
Jovens esses aproveitados depois para os escalões seniores do clube e que mantém um bom aproveitamento escolar ao mesmo tempo.

5 comentários:

Anónimo disse...

Viva,
corroboro integralmente das preocupações expressas no texto.

Conheço alguns exemplos de formação desportiva de jovens futebolistas no litoral alentejano. O que posso dizer é que, na globalidade, a intervenção é de má qualidade, um pouco à imagem do exemplo que descrevia.

Como é lógico há muitos responsáveis, mas coloco a seguinte questão: considerando os "rios de dinheiro" que as autarquias colocam nos clubes, via dirigentes, será que não têm responsabilidade no (mau) serviço que é prestado às nossas crianças e jovens?

Cumprimentos

Anónimo disse...

este tipo texto dão prazer ler, agora copiar de outros blog só lhe tira o mérito

Joao Prates, disse...

Caro anónimo das 22:40, claro que as autarquias tem responsabilidades por isso defendo que deviam ser elas enquanto instituição publica a ter uma acção mais directa com a formação porque o que acontece depois é o dinheiro ser canalizado para os seniores e assistimos aos miudos a praticarem desporto sem as minimas condições, e todos sabemos que a maior compensação que os miudos na sua maior parte recebem é umas sandes e um sumo quando se levantam muito cedo para estar presentes em jogos.

agradeço o seu comentario mas se o fizer de forma identificada acaba por ser mais interessante.

obrigado

saudações desportivas

Joao Prates, disse...

Caro anonimo da 0:40h, quando se refere a copiar refere-se a que exactamente?
posso garantir que tenho o cuidado de não copiar nada de outros blogs e coloco sempre as noticias que me enviam para o mail que poderão ser iguais as que existem noutros blogs mas se me as enviam seria ma educação da minha parte não colocar até porque o espirito do blog e dar voz ao que se passa em termos de futebol no alentejo, beja,evora e portalegre e a unica coisa que existe em relação aos outros blogs serão os resultados mas penso que sejam de interesse.

depois falo de futebol proriamente com textos,entrevistas que não vejo noutros blogs.
aceito a sua opinião e claro que tambem me pode ajudar este mesmo espaço e aceito a sua opinião.

tal como pedi ao comentador anterior ao seu estas opinioes identificadas tem outro valor

abraço

saudaçoes desportivas

Anónimo disse...

Sem duvida alguma que formação seja em que área for é muito importante.
Tanto mais quando estamos a falar num tema específico e tão importante como a formação desportiva e neste caso no futebol e ainda quando envolve crianças e jovens, prontinhos a libertar o espírito e a passar com os amigos e a bola um bom final de dia .

Formar é acima de tudo o inicio de um molde, é o adquirir hábitos, formas de estar, conhecimento da modalidade, espírito de grupo ( tão importante quando vivemos num mundo tão egoísta e hipócrita ) mas principalmente , formar é ensinar a gostar de voltar lá amanha e continuar a aprender mais…

Formar é motivar…

Também concordo, motivar não é andar a correr tipo papa-léguas até rebentar os putos, a meu ver é sim, deixa-los envolver-se com o brinquedo … a bola

Mas como é óbvio o dinheiro move montanhas e os profissionais mais credenciados estão onde está a galinha dos ovos de ouro…infelizmente…

Para os que querem dar formação…atenção
Para os que gostam de formação …motivação e boa continuação

No entanto uma coisa é certa…É nas crianças que ensinamos e educamos hoje…que não repreendemos os homens de amanha …

Saudações desportivas

A verdadeira Dama do Futebol