Seja bem vindo ao meu espaço :)




quinta-feira, 11 de setembro de 2008

A IMPORTANÇIA DO GUARDA-REDES NO MODO DE JOGAR DA EQUIPA

Os guarda-redes sempre foram e continuarão a ser uma espécie á parte no futebol, jogam dentro de um quadrado, usam equipamentos diferentes, podem usar as mãos, usam luvas,treinam a parte muitas vezes em locais inapropriados porque dizem que estragam o relvado a treinar, colocam a cabeça onde outros metem os pés, são alvo da risota do publico se sofrem o denominado «frango», sofrem essa angustia sozinhos num duelo interior com eles próprios, são os solitários do jogo, mas são detentores de uma força mental muito própria e forte que lhe permite ultrapassar todas estas questões e domingo a domingo continuam a dar-nos o prazer de vermos defesas impossíveis parecendo objectos voadores.
Mas actualmente um guarda-redes é muito importante na estrutura de uma equipa.
No futebol actual em que todos os pormenores são decisivos, as características de um guarda-redes influenciam a forma da equipa estar em campo.
Hoje pode começar neles o primeiro momento ofensivo da equipa se for um guarda-redes que após desfazer um cruzamento inicie rapidamente uma jogada de ataque caso coloque bem a bola , começa neles o primeiro momento defensivo com a sua visão total do campo de jogo em que a sua voz de comando se faz ouvir chamando a atenção dos colegas para melhor defender a sua área.
Através das suas características podemos jogar 5 metros mais a frente no campo ou então mais atrás, com um guarda-redes que goste de jogar no limite da área , que seja rápido e com concentração elevada podemos subir a nossa defesa no campo não correndo muitos riscos e que por certo condicionará o jogo da equipa adversária, se for um guarda-redes com características diferentes, que fica dentro dos postes obriga a defesa a jogar mais próximo da área,logo mais curta em campo e com um espaço menor para o guarda-redes intervir.
Como se pode ver, um guarda-redes e as suas características influenciam a maneira da equipa estar em campo, é o mais solitário dentro de campo mas que ao longo de um campeonato pode ser decisivo no êxito da sua equipa.

4 comentários:

FMBP disse...

Os guarda redes actualmente podem mesmo ser fundamentais no procsso ofensivo e devem ser sempre a ultima linha de passe válida e fundamentalmente devem ter qualidade para fazer algo de válido com ela!

Agora o facto de treinarem á parte penso ser importante pois por vezes o trabalho dos jogadores de campo pode não ter a baliza como objectivo(refiro-me a exercicios de MPB por exemplo) e nestas situações de treino especifico eles podem ganhar aqueles truques e manhas de um grande guarda redes.

Um guarda redes tem de (tal como referiste) ser a voz de comando e o lider da equipa na organização defensiva/ofensiva nas transiçoes e fundamentalmente nos esquemas tacticos contra!

O avançado pode marcar golos, mas o GR pode dar pontos!

bom post abraço

Anónimo disse...

Correcta avaliação.Um guarda redes interventido pela positiva (que não grite por gritar ou que não seja estérico demais nas acções de correcção à equipa) terá um papel importante numa equipa, principalmente por um facto chave: é o único que consegue ter uma prespectiva total sobre os restantes 21 elementos em campo. Permite-lhe alertar para falhas de marcação, corrigir posicionamentos, incentivar a equipa e os colegas e transmitir-lhe confiança! Quanto ao trabalho tecnico especifico, é extremamente importante reservar algum tempo do microciclo para isso, mas tambem não exagerar, sob pena do distanciamento com a equipa ser muito acentuado. Um exemplo, se nunca correm as 2 ou 3 voltas iniciais com o grupo e se isolam logo, ou se, uma vez por outra, não integram a mobilização geral (aquecimento) com o grupo de trabalho geral (2 situações simples mas que sabemos ajudam ao espírito de grupo), não será depois em exercicios sob 2 balizas que a "integração" na equipa (apenas no plano geral, não específico de jogo) que esse contacto se fará. Boa abordagem do plano táctico João. Mais um bom post. Pessoal, vamos divulgar este espaço junto de outros colegas e partilhar esta e outras opiniões.

Anónimo disse...

Boa tarde,

Já visito o Blog a algum tempo mas só agora vou comentar, pois este Post diz-me muito.

Sou Guarda-Redes do Lusitano de Évora e actualmente estou a tirar a Licenciatura em Educação Física e Desporto na Universidade de Évora.

Na minha opinião o Guarda-Redes é um dos pontos chave de uma equipa de Futebol...Tal como já aqui foi referenciado o Guarda-Redes tem uma visão priviligiada do jogo e se tiver uma boa leitura do mesmo, bem como uma boa comunicação com os companheiros pode ser meio caminho andado para uma defesa mais eficaz.

Hoje em dia é importante que o Guarda-Redes saiba jogar "bem com os pés", pois, e tal como já foi referido num comentário tanto pode ser decisivo na integração do processo ofensivo, nas transições defesa-ataque, bem como uma ultima linha de passe válida e para isso penso que desde os escalões de formação deve ser um aspecto bastante importante a ser trabalhado. Fiz toda a minha formação no Lusitano de Évora e, infelizmente nunca tive esse tipo de trabalho. Nunca ninguém insistiu comigo para fazer os pontapés de baliza e, naturalmente, sempre tive alguma dificuldade nesse aspecto, pois só por iniciativa própria, quando jogava nos Iniciados passei a marcar os referidos pontapés de baliza, no entanto, e admito, que nem sempre saiem bem. Actualmente melhorei um pouco, mas na minha opinião não o suficiente para, quem sabe, ir mais além no futebol, mas a grande diferença é que agora insistem comigo no treino para o fazer, pelo que passarei a ir mais cedo para o treino de modo a melhorar esse aspecto.

Cumprimentos e boa continuação

Joao Prates, disse...

Fico contente por ti Pedro pelo facto de notares a tua evoluçao e pela tua dedicaçao em aprenderes mais e poderes dessa forma avoluir.É pena realmente que ainda em muitos sitios nao se trabalha de forma adequada um guarda-redes pois sao dos mais importantes dentro do plantel.
abaraço e boa epoca desportiva
e espero que continues um leitor deste blog.