Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 30 de setembro de 2008

O QUE É MAIS IMPORTANTE....

Num futebol em que cada vez existe mais pressão, mais condicionantes, mais problemas, será que os aspectos técnico-tácticos, físicos serão os mais importantes?
Na minha opinião julgo que não!
São aspectos sem duvidas muito importantes na organização global da equipa mas não os considero o mais importante.
Considero a parte psicológica, o bem estar do atleta o mais importante.
Sem o nosso bem estar, sem o espírito liberto os jogadores não conseguem cumprir com o que lhe é pedido em termos técnicos e tácticos e mesmo em termos físicos o jogador não terá a mesma disponibilidade.
Quantas vezes ouvimos ou lemos que certo jogar não está a corresponder ou em baixo de forma...
Será que não existe outros problemas por fora que condicionam todo o rendimento do atleta?

Um caso claro e relacionado com a parte psicológica é o treino em si...nota-se mais ao nível da formação mas existe também a nível de futebol sénior...um jovem atleta se sabe que vai para o treino e sabe que vão correr não sei quanto tempo e que no fim toca na bola e comum ele ir sem vontade, sem motivação...o mesmo acontece nos seniores embora de uma forma diferente pois aqui também conta a experiência e detém conhecimento do que é necessário para um bom trabalho e muitos questionam o porquê de algumas coisas o que considero correcto!
O jogador não é nenhum burro como alguns fazem crer e antes de o treino iniciar o treinador deve dizer o que vai ser o treino e os objectivos do treino, ao existir essa preocupação o nível anímico aumenta, o jogador sente que o treinador conta com ele e que estão a fazer algo em conjunto o que melhora inclusive a relação treinador-jogador e sabemos que existe muitos que não o fazem e existe diferenciação entre treinador e jogador o que não concordo!
O jogador sentindo que existe da nossa parte a partilha no êxito e nas derrotas sente que estamos todos no mesmo barco e por experiência própria de desabafos de jogadores sei que as vezes sentem que o treinador quer o êxito a custa deles, que servem para conseguir o êxito para o treinador.
São estas pequenas situações que por vezes criam atritos e que levam a que o jogador fique afectado mentalmente e muitas vezes apesar da sua qualidade não se consegue exibir ao seu nível porque a mente não o permite.

8 comentários:

Anónimo disse...

És treinador adjunto do electrico??

Gostava q desses mais informações sobre a Distrital de Évora, obrigada continua o teu trabalho no blog...

Joao Prates, disse...

já nao sou treinador adjunto no electrico pelas razoes explicadas por mim num post neste blog.
claro k dou informaçoes sobre o distrital de evora mas tambem preciso que me façam chegar a mim essas noticias!
abraço

Anónimo disse...

ok abraço continua com o belo trabalho no blog, donde é a foto do distrital de evora...então e onde está agr como mister

Joao Prates, disse...

A foto é do jogo Brotense-Morense.
neste momento estou parado,a espera que surja um convite com projecto interessante e a tirar licenciatura em desporto.
podias identificar-te.

abraço

Anónimo disse...

Sou adepto do Estrela de Venas Novas...e com o fecho do montemor-evora-arraiolos um dos sitios q passo a visitar mais é aqui o teu blog...Força!!

Anónimo disse...

Espero que não deixe cair o seu direito à revolta, sem pelo menos fazer espernear alguém. Não se pode deixar impune, a cobardia que se esconde por detrás do anonimato.
Entretanto vamos precisar de um local onde deixar os resultados que conhecemos, e buscar a informação que não temos.
Este é um distrital (Évora)que conhece bem, e que o conhece também, pelo que este poderia ser o local para , pelo menos , se concentrarem os resultados no fim de cada jornada.
Naturalmente que tudo isto depende da sua vontade de direccionar o Blog nesse sentido. Pense nisso...

Anónimo disse...

Informo q vamos fazer uma excursão a Vila Viçosa, pode ver isso e não só (visitar) no blog do Estrela (site oficial) www.estrela-vendasnovas.blogspot.com

Joao Prates, disse...

Caro @L-52 claro que pode concentrar os resultados aqui e como sabe aos domingos coloco sempre os resultados do distrital de évora e sua classificação!
Em relaçao ao outro assunto...tem razão!pena a existencia de pessoas cobardes que escrevem mas sem coragem para assinar!
abraço