Seja bem vindo ao meu espaço :)




quarta-feira, 8 de outubro de 2008

A PALESTRA DO TREINADOR

Enquanto jogador nunca fui adepto das palestras técnico-tácticas do treinador minutos antes dos jogos, o tempo que antecede o jogo é curto, a informação que passa é muita e o mais importante, a cabeça dos atletas não escutam as suas palavras porque já estão concentrados no jogo.
Sei que nos tempo que correm ainda existe treinadores que fazem essa palestra nos momentos que antecedem o jogo o que julgo não trazer grandes vantagens.
Defendo que essas palestras devem existir no inicio do treino da semana que antecede o jogo, Enquanto treinador não vejo os meus jogadores como objectos para atingir determinados objectivos, fazem parte do barco em que navego em que todos os objectivos são comuns a todos nos tendo o treinador o papel de liderar as decisões.
Como tal defendo que no inicio de cada treino na palestra que o antecede devo começar logo ai a preparação do próximo jogo, sendo o treino de terça-feira o de recuperação ao jogo anterior e onde debatemos o que aconteceu nesse jogo, começando na quarta- feira a preparação do próximo jogo.
Nessas palestras a partir de quarta-feira alem de explicar os fundamentos do treino e para o qual ele é direccionado, devo começar a abordar e a transmitir os conhecimentos que temos da equipa que vamos defrontar, os seus pontos fortes, os mais fracos, a sua mentalidade competitiva, etc...etc...
A preparação dos treinos em termos técnico-tácticos deve estar direccionada para esse jogo, chamando os atletas a atenção para determinados pormenores, quer colectivos quer individuais, e a importançia do que estamos a treinar e quais os seus objectivos que é transmitida aos atletas antes do inicio do treino leva a que eles sintam mais responsabilidade e concentração e ao mesmo tempo sintam que são muito importantes em tudo o que se pode conseguir.
Tudo isto leva a que ao dia do jogo os jogadores tenham recebido toda a informação necessária podendo assim concentra-se apenas na preparação do jogo onde a palestra do treinador deverá ser curta, simplesmente para relembrar alguns pormenores e direccionar mais a breve palestra para palavras de motivação, de carinho, de apoio.

3 comentários:

Anónimo disse...

João, sabes ou podes-me já dar um link, onde possa ver em geral o Campo João Figueiredo, do Calipolense, se faz favor

Se puderes, obrigado..ficarei agradecido

Joao Prates, disse...

Gostava de poder ajudar mas não sei!
julgo que podes tentar ir a pagina do calipolense e veres se existe alguma coisa mas parece que não!
abraço!

Josiel disse...

Tenho 18 anos e tenho um sonho de ser treinador de futebol . Como tenho acesso a palestras de futebol taticas ou algo parecido mais com os profissionais da area . Desde jah agradeço a ajuda . =)