Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 21 de outubro de 2008

SER TREINADOR...SER LIDER...DO QUE DEPENDE O SUCESSO?

A minha paixão pelo futebol e em especial pela profissão de treinador leva-me todos os dias a pensar como poderemos contribuir para o sucesso de uma equipa.O meu objectivo sempre foi ser treinador de futebol e não tenho receios de o assumir mesmo sabendo que quando assumimos algo acabamos sempre por ser criticados.
Em quatro anos fui de uma equipa de escolinhas a segunda divisão B, currículo curto é verdade mas que me fez aprender e pensar muito.
Ser treinador é saber mais que questões técnico-tácticas, preparação física...com o tempo aprendi que nos dias de hoje ser treinador envolve muito mais, envolve questões sentimentais, psicológicas, de relação, gerir recursos humanos e financeiros.
Á medida que o tempo passa vamos moldando os nossos ideais enquanto treinadores, cada treinador terá certamente o seu e escolhe o seu caminho.
É sobre esse caminho que poderemos contribuir para o sucesso de uma equipa!
Ser treinador é das profissões mais desgastantes do mundo a todos os níveis, se ganhamos somos os melhores, se perdemos temos milhares a quererem a nossa pele.
Para o nosso sucesso dependemos da relação que criamos com o nosso grupo de trabalho, como treinador quero conseguir o meu sucesso junto com o sucesso dos jogadores nunca esquecendo que sou o líder e principal responsável e que o bom e o mau é sempre dividido entre nós.
Como treinador tenho que criar regras no grupo de trabalho, mas a minha principal regra é tratar todos os atletas por igual e sem receios de o assumir sei que as vezes é difícil e quantas vezes nós treinadores não fechamos os olhos a algo só porque determinado atleta tem mais nome...felizmente até aos dias de hoje nunca o fiz e espero nunca o fazer porque todos são iguais e merecem o mesmo tratamento.
Cada um de nós treinadores tem o seu modo de liderar e considero que desse modo se poderá ou não obter o êxito.
O meu modo passa pela responsabilização de todos, temos que ter um objectivo em comum
,VENCER, regras para serem cumpridas iguais para todos, respeito pelo trabalho de cada um, ser justo com todos, sermos um colectivo nunca uma individualidade, disciplina e ter sempre presente a ambição de vencer.
Um treinador quando ganha tem sempre muita gente gente a volta, quando perde é um ser solitário e tudo depende sempre do que somos capaz de fazer
.

«Uma equipa apenas se deixa treinar quando confia no seu lider»

Sem comentários: