Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 30 de dezembro de 2008

CAPITÃO, UM LIDER E A EXTENSÃO DO TREINADOR EM CAMPO

Enquanto treinador, o nosso sucesso depende sempre da nossa capacidade de gerir o grupo de trabalho em todos os níveis, e sem duvida que é muito importante a ajuda do capitão de equipa.
A eleição do capitão é normalmente feita através de votação entre os jogadores ou então é o treinador que escolhe.
Qual das duas é a mais correcta? não sei se existirá alguma, o importante é que o capitão tenha a confiança do treinador e colegas, o capitão tem que ser líder por natureza e não um líder imposto, pessoalmente gosto de observar na pré época e sentir quem poderá ter perfil para ser capitão!Gosto de um capitão que tenha carácter, forte sentido colectivo e que o consiga transmitir a equipa.
Um capitão tem diversos deveres, quer dentro do campo quer fora dele, FORA DO CAMPO deve ser um exemplo, ter o respeito do clube e respeitar o clube como homem e jogador, ter valores morais elevados, ser equilibrado emocionalmente para suportar as pressões, quer sucesso, quer fracasso, deve representar, orientar, defender e transmitir os interesses dos jogadores a equipa técnica, dar bons exemplos e combater os maus exemplos de companheiros, também ter postura e gestos firmes.
DENTRO DE CAMPO deve ser a extensão do treinador, exigir aos colegas as ordens pedidas pelo treinador, exigir empenho a equipa demonstrando-o primeiro, Apoiar, acalmar, incentivar e motivar os companheiros de equipa, dialogar de forma educada com a equipa de arbitragem.
Por vezes são situações que não ligamos muito mas que são importantes numa época longa e desgastante.

19 comentários:

Anónimo disse...

De: Atento

Continue a abordar o futebol nas suas mais variadas vertentes e sentidos.Apenas tenho a fazer um simples reparo: mais atenção à língua portuguesa, sobretudo ao nível da acentuação e pontuação.

Atento da Silva

Anónimo disse...

O capitão.
O capitão tem de ser alguém da confiança de adeptos, colegas e equipa técnica. Tem de ser alguém a quem se possa confiar a liderança, alguém com uma forte personalidade e carácter. Alguem justo e honesto. E amistoso: não por ser amigo de todos mas por dar a sua amizade e ser cordeal com os seus colegas, no acto jogado.

Joao Prates, disse...

Tem razão Sr atento da silva!
é um erro que terei que estar atento!
abraço e boas entradas em 2009

Anónimo disse...

joao parece-me que os teus artigos tem sempre algo a ver com o luso, é teo objectivo vir a treinar o luso? segundo sei no ano passado quises-te vir para ca, ja te foi feito algum convite este ano?

Joao Prates, disse...

ho amigo anonimo das 10:58 o Luso é um clube que respeito como respeito todos os clubes mas... escrever artigos sobre o Luso? mas onde é que o senhor vê que os artigos tem a ver com o Luso? ja parece um comentario aqui a meses feito por alguem tambem sobre o anonimato que inclusive levou a que não sei porque razões o meu endereço fosse retirado do blog do Luso Morense e eu tivesse mesmo apresentado queixa por esse comentario feito de forma cobarde, como creio não ser a mesma pessoa respondo-lhe que os fantasmas não existem e não sei o porque dessas conclusões que poderiam ser faladas de outra forma caso se identifica-se ou então como me trata por tu suponho que me conheça e pode faze-lo pessoalmente!
Quanto ao meu objectivo treinar o Luso..como referi todos os clubes merecem o meu respeito, o meu objetivo é treinar, mas não treinar por treinar,se fosse isso ja estava a treinar!
Quanto ao ano passado querer vir para cá...foi mal informado de certeza! apesar de alguns dizerem que me ofereci de certeza que so se foi o meu «espirito» que o fez!e pode perguntar a quem quer que seja!
o unico contacto que recebi foi feito pelo Bruno num sabado de manha em que saia do treino do electrico para saber a minha disponibilidade a qual respondi que não na hora! como vê pode ficar tranquilo e sem ver fantasmas porque tambem este ano não recebi nenhum convite!
agora não entenda as minhas palavras como falta de respeito ao clube, porque não o é!
Boas entradas em 2009 e não veja tantos fantasmas!
abraço

Anónimo disse...

Aperta com eles joão. Deixa-os miar. como se o luso fosse um clube do outro mundo. Se queres ter um funeral como treinador treina o Luso Morense.
No morense todos ralham e ninguém tem mrazão.
Saraiva

Anónimo disse...

O luso n é um clube do outro mundo mas se n fosse aqueles que trabalham e que agora querem por fora o Luso se calhar ja n existia!
e o Luso tem um grande treinador

Anónimo disse...

Independentemente das razões e motivações que movem as pessoas que entendem por bem, vir aos blogs opinar sobre qualquer assunto, nenhuma delas está mandatada para falar em nome de qualquer instituição, seja ela o Luso, ou qualquer outro Clube.
Assim, não é licito a ninguém, envolver o nome dos clubes em conversas de anónimos, quase sempre sem fundamento, e muito menos ainda quando a envolvencia é feita em termos depreciativos.

Anónimo disse...

axo que se perde demasiado tempo com coisas que nao interessam, o que devia ser comentado que é os artigos não são!
estou como o joão!não vejo onde o artigo está relacionado com o Luso!
existe é mentes muitos pequeninas e acredito que o joao fosse capaz de fazer algo diferente no clube

Anónimo disse...

«...O luso n é um clube do outro mundo mas se n fosse aqueles que trabalham e que agora querem por fora o Luso se calhar ja n existia!...»
grande lata....hehehehehehehehehe
parecem uma equipa de inatel

Anónimo disse...

Caro João Prates
Como leitor assiduo do seu blog, fiquei admirado com a associação que faz acerca de comentários que terão sido feitos acerca da sua pessoa e a gestão do blog do morense, na altura feita por mim.
Devo dizer-lhe que considero de bastante baixo nível fazer tal tipo de insinuações e tenho muita pena que não tenha avançado com a respectiva queixa para as autoridades competentes, pois dessa forma teria dado um exemplo a todos os que fazem acusações usando o anonimato.
Quanto ao facto do link da sua página ter sido removido do blog do morense, tal deveu-se ao facto de passados mais de dois meses em que o mesmo esteve disponível a respectiva permuta com o seu não tinha ainda sido feita, estando no entanto, disponível no seu blog vários links para jornais e um para um clube da região.
Devo então perguntar-lhe porque razão só depois de ter sido alterado o gestor do blog do morense decidiu colocar o link na sua página. Terá alguma coisa contra mim?
Desejo-lhe um bom ano novo, com felicidade.
PS: Não estou esquecido dos importantes serviços que prestou ao morense aquando da sua passagem pelo electrico.

Joao Prates, disse...

Caro Tó
não precisas de me tratar po voçê, para mim tal não é necessário entre pessoas que se conhecem e veem muitas vezes e por isso podemos falar pessoalmente!
Depois a queixa não foi retirada!
Depois a ligação que faço é deste ultimo comentário ao qual respondi e que tal como o que me motivou a fazer queixa relaciona um artigo que escrevo ao Luso, tendo partido esse para a ofensa pessoal.Como tal não vejo porque te sentes ofendido!
E não é insinuação mas constatação o meu link foi retirado do blog do Luso nessa altura, se foste tu ou não e se foi por esse artigo ou não... nem sei nem me preocupa porque cada um tem os links que quer no seu blog por isso não vejo onde está a insinuação para te sentires ofendido!ou o meu link não foi retirado nessa altura?
e se te lembrares de certeza sendo gestor do blog, recebes-te um mail meu a divulgar o blog, quanto a permuta que falas não recebi nenhuma do blog do qual es gestor, mas reconheço a minha burridade para estas coisas e no inicio quem me ajudou a «aprender» sobre como utilizar o blog foram os Senhores Mourinha, Gestor do blog Arraiolense e o sr Canelas do blog do Viana!e como es leitor assiduo de certeza que tens visto que algumas coisas tem sido alteradas de novo e como tal nada me move contra ti nem contra ninguem, o que fiz foi responder a um comentário e fazer uma constatação que foi real!ou estou enganado?
Tambem te desejo um ano cheio de felicidade!
PS. Quanto aos favores que fiz, não os considero tal, fiz com gosto e tornaria a fazer!

Anónimo disse...

Ho meus amigos voces não acham que deviam ter um pouco de calma? penso que não precisam de vir a publico com estas questões!
não querendo tomar partido de nenhum e possivelmente até ambos terão razão no que dizem mas tambem não é razão para o Tó estar sentido dessa forma, este artigo tal como o outro que me recordo não tem nada a ver com o Luso, e recordo-me sem duvidas que entraram em campos pessoais ofensivos para o João, por isso ainda entendo menos a reação do Tó até porque esses comentários eram em anonimo se bem me lembro! e lembro-me do alarido no blog Montemor-Arraiolos-Évora e nesse aspecto o João tem razao, foi retirado do blog do Morense o link do blog dele, na mesma altura do artigo, poderá ter sido coincidencia mas só pode ter sido retirado pelo gestor por iniciativa propria.
Depois acho que o clube não deve ser envolvido até porque problemas ja o clube tem que chegue!
O clube é uma instituição que merece respeito, respeito que alguns sabemos que não tem pelo clube nem pelas pessoas que estão inseridas nele!a verdade acaba sempre por vir ao cimo!!!!!!!!

Anónimo disse...

Domingo...4-1-09

Pelas 15h00, todos ao Estádio Municipal de Vendas Novas, apoiar o Estrela Futebol Clube de Vendas Novas...frente ao Oriola

Espera-nos mais uma vitória...

Força Estrela!!

Faça chuva, ou faça sol...TODOS AO FUTEBOL !!!

Anónimo disse...

HIC...HICC..JA BUBI UNS COPOS HOJE E LêR ISTO É PA RIR,HI...HIC...TANTA MORALIDADE...HIC...HIC...PORQUE É QUE NEM SEQUER VÃO AS REUNIÕES?HIC...HIC...PORQUE É QUE....BEM..É MELHOR NEM PERGUNTAR!
DE FORMA SERIA E MELHOR AS PESSOAS TEREM ALGUM TATINHO E PENSAR NO QUE ANDAM A FAZER!PORQUE O QUE ANDAM A FAZER ISSO SIM É DE BAIXO NIVEL, E COM MAIS UNS COPOS AINDA CONTO MAIS! E OLHEM QUE SEI TUDO! HIC..HIC...

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Senhor Antonio Martins !O senhor com este "solene" desabafo, esticou-se ao comprido , todo.!!
Ai Tó Tó, permuta de blogs! essa deve ser para alguem que não sabe o que é permuta e não entende de informatica.mas ano novo e felicidades.
é o que temos.

Anónimo disse...

O SR. António Martins, independentemente da razão que lhe assiste, (ou a falta dela)merece-me todo o respeito pelo facto de assumir as suas palavras, sem se esconder por detrás do anonimato.
Por outro lado, a sua questão é com o Sr. João Prates, que teve a oportunidade de responder. Ambos usaram de elevação e educação, como é próprio de pessoas de bem. Não vejo onde é que outras pessoas tenham que se meter.

Anónimo disse...

isto dá graça!
existe pessoas que realmente tem uma grande lata!
Fazem-se uns ofendidos e depois não olham para as figuras que fazem, para o modo cobarde como agem ou pensam que andamos todos a dormir em Mora? Que as figuras anedoticas que tem feito não se sabem? escondidinho sobe uma capa de bonzinho e sem coragem para assumir o que faz!
quem ler esta msg sabem a quem me refiro e de certeza que calça a bota!


ENIGMÁTICO