Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 16 de dezembro de 2008

PLANEAMENTO DA SEMANA DE TRABALHO, UM MICROCICLO DISTRITAL

Quando se trabalha no futebol distrital são muitos os factores que nos levam a ter dificuldades em trabalhar e em preparar um microciclo.
Os atletas tem outra profissão, algumas delas bastante desgastante e é necessário ter o cuidado na preparação do treino, é o estado do terreno, a falta de bolas nalguns casos, de material de treino, entre outros factores.
Outro dos factores é a própria mentalidade dos atletas, se está a chover não vai, se não foi convocado ou não jogou amua e falta ao treino, prefere ficar a beber uma cerveja, estes são muitos factores que influenciam a preparação no microciclo e que os atletas deveriam pensar, porque quando assumem um compromisso com um clube isso envolve muita coisa! Primeiro que tudo a nossa dignidade em cumprir o que assumimos, depois a camisola que vestimos que significa uma povoação e depois as despesas que o clube tem connosco.
Quanto a semana de treino defendo que devemos aproveitar ao máximo para rentabilizar a equipa no seu todo, dispenso as corridas a volta do campo( apenas no inverno no máximo 6 minutos para pré-aquecimento), os jogos em que só vale golos de cabeça, etc...

DOMINGO, è o dia de jogo, o momento em que vamos colocar tudo em campo do que treinamos durante a semana, situação de desgaste físico e emocional , o desenvolvimento do jogo e o seu resultado irão ter impacto nos jogadores, embora de maneiras diferentes consoante a sua personalidade, o cansaço muscular será de todos, a fadiga mental varia de atleta para atleta.
SEGUNDA, folga, a este nível o importante é fazer com que o atleta não se canse de treinar, não se justifica viagens para fazer um treino de recuperação, isso vai cansar ainda mais o atleta psicologicamente, apesar da recuperação física ser mais lenta a emocional é mais rápida.
TERÇA, Palestra do que ocorreu no jogo passado, aquecimento dirigido a todos, fazendo depois exercícios de baixa intensidade para todos(em planteis extensos para os titulares) onde esteja presente o modelo de jogo da equipa, devemos estar atentos ao cansaço que alguns atletas possam demonstrar depois de um dia de trabalho( ter em conta a profissão)
QUARTA, Palestra a visar a preparação do próximo jogo em termos estratégicos, trabalho de força especifica com exercícios de elevada intensidade em terrenos reduzidos com base nos princípios de jogo da equipa.
QUINTA, Continuando a preparação do próximo jogo, agora em espaços maiores, tendo como base a organização colectiva e as transições viradas para o plano técnico-táctico.
SEXTA, Trabalho de velocidade especifica, existindo cuidado com as cargas aplicadas, treino ao nível táctico para o jogo (11x0 ou 11x 5) por sector, últimos 25 minutos para treino de bolas paradas.

NOTA) para equipas que treinam apenas 3 vezes por semana a minha opinião será concentrar o conteúdo do treino de Quinta e Sexta precisamente para a Sexta-Feira.
Claro que todo este microciclo está condicionado pelas variantes que referi em cima.

2 comentários:

Anónimo disse...

Mister, sou jogador do Castrense e gosto bué de ler os seus post, tem algo que falta a muitos teinadores!sensibilidade, quem sabe se um dia não trabalho consigo!
abraço e continue!

vitor

Anónimo disse...

é verdade mister, existe jogador que não sabe o que é ter dignidade propria nem respeita o colega, graças a deus encontrei pessoas boa em portugal e voce foi uma delas!grande abraço