Seja bem vindo ao meu espaço :)




domingo, 4 de janeiro de 2009

12ª JORNADA DA 1 DIVISÃO, SERIE A, DA AF ÉVORA

Giesteira distancia-se na frente e assume-se como o principal candidato, surpreendente derrota do Santo António em Cabrela por resultado volumoso, no derby do concelho de Mora, Morense cedeu empate já perto do fim depois de estar a vencer por 2-0 onde o Brotense perante uma melhor qualidade da equipa Morense respondeu com muita entrega ao jogo e um futebol mais directo excepto quando a bola chegava aos pés de Hugo Lopes e Melão, jogadores de qualidade acima da média.
A lamentar a grave lesão de Pedro Carreiras a quem desejo as melhoras.


RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO

Cabrela-4 Santo Antonio-1
Giesteira-4 Santana-0
Alcaçovense-3 Outeiro-1
Morense-2 Brotense-2
Canaviais-5 Cortiço-2

1º-Giesteira 26
2º-Valenças 22
3º-Santo António 21
4º-Morense 21
5º-Canaviais 17
6º-Santana 16
7º-Alcaçovense 12
8º-Cabrela 11
9º-Cortiço 10
10º-Brotense 10
11º-Outeiro 1

15 comentários:

Anónimo disse...

Caro João parabens pela sua visão ao jogo, ja jogou num, treinou o outro onde confesso fiquei supreendido pela qualidade que deu a equipa das brotas a jogar futebol como foi realçado na altura em que treinava nas brotas, entendo que o seu comentario é breve mas não concorda que a arbitragem teve influencia no resultado?o Morense não foi prejudicado?
abraço

Joao Prates, disse...

Caro atento obrigado pelas suas palavras, quanto ao Morense ser prejudicado...nunca gostei de falar das arbitragens porque dentro de campo é o trabalho mais dificil, se marcava falta contra o Morense era o Morense que se achava prejudicado, se era contra o Brotense era o Brotense que se sentia prejudicado, acho que o importante é assumirmos os nossos erros, é neles que devemos trabalhar, e muitas vezes os arbitros servem só de desculpas para o que não somos capazes de fazer em campo, eles erram como qualquer humano, tal como os jogadores falham golos, esquecem-se de marcar o adversário, ou os guarda redes dão frangos, esta é a minha opinião!O Morense teve o jogo na mão mas não o soube controlar, cometeu erros tal como o arbitro.
abraço

Anónimo disse...

os restaurantes em mora estão a fazer promoções, beicinho estendido sem bruxarias!eheheheeh

Anónimo disse...

Atitude opinativa politicamente correcta do treinador João Prates, tanto mais que mantém com o Brotense, uma relação afectiva motivada pelo tempo que aí passou.
No entanto, gostaria de conhecer a sua opinião, se aqueles dois penaltis tivessem sido sonegados a uma equipa treinada por si.
Claro que a sua teoria, é de um modo geral, correcta, mas é importante não esquecer que a verdade desportiva só é defendida no cumprimento das regras, e de forma igual para todos.

Joao Prates, disse...

Concordo consigo neste ultimo aspecto sr caçador furtivo mas as regras são conduzidas por um ser humano logo sujeita a erros.
Agora numa coisa não concordo consigo, o Brotense é um clube que me diz muito, onde tenho amizades como tenho no Morense e posso garantir-lhe que não é uma opinião politicamente correcta, é a minha opinião e quem me conhece sabe que nestas coisas comigo a amizade fica a porta dai o facto de as vezes ser mal interpretado!
Estas opiniões tem tambem a ver com a nossa forma de estar no futebol, se estiver recordado talvez por uma vez ou duas terei falado em arbitragens e ainda a pouco tempo numa formaçao debatemos um tema sobre arbitragem, e verdade que existe maus arbitros, uns por falta de qualidade outros que prejudicam com intençao mas é a tarefa mais ingrata em campo,nunca nenhuma das equipas está de acordo com o arbitro e a nivel nacional acho vergonhoso a pressão que se faz sobre o arbitro,voce proprio me questiona como me sentiria se tivesse sido sonegado com 2 penaltys, sentiria-me como qualquer treinador...f....!mas repare...não me perguntou como me sentia por a minha equipa falhar muitos golos? reparou como o que está em causa é o trabalho do arbitro e os nossos erros são camuflados em torno da arbitragem?
ja reparou quantas vezes os jogadores tentam enganar o arbitro?
Como treinador tenho os mesmos desabafos de todos dentro do campo,no calor do jogo, termina o jogo e uma das regras que tenho é que não se fala do arbitro porque isso tambem cria nos jogadores uma desresponsabilização sobre a sua actuação.
Sinceramente sobre o jogo de ontem e que vi a partir dos 15 minutos vi 2 lances nas areas que me deixaram duvidas, uma para cada lado e que poderiam ser penaltys, depois situaçoes normais de faltas mal ou bem marcadas, num jogo que foi dificil de dirigir para o arbitro, em que as equipas se entregaram a luta viril mas nao violenta onde considero que talvez num lance Sacalhar pudesse ser expulso mas fico com a duvida que talvez o arbitro ficou na altura, talvez tenha dado primeiro na bola porque ela mudou de direcção e so depois no jogador, se foi ao contrario seria bem expulso.
Esta é a minha opinião.

Anónimo disse...

Caro João!
Quando se trata de discutir sobre as opiniões de cada um, estamos sempre perante conclusões relativas, já que as opiniões são sempre uma responsabilidade pessoal, e tão legitimas como as dos outros.
Nessa base, não concordo com a sua analise à arbitragem, mas aceitando que é tão legitima como a minha.
Áparte disso, gostaria de dizer que também não concordo com a comparação das falhas dos jogadores, com as dos árbitros.
O jogador erra não só pelas suas próprias limitações, como também, e principalmente pela acção do adversário, que tem uma intenção oposta. O jogador funciona na base da actividade física, e o seu corpo sofre desgaste continuo, o que aumenta a possibilidade de erro a cada minuto que passa.
O trabalho do arbitro, é muito menos contingente, dependendo de muito menos factores. A sua missão é fazer cumprir um conjunto de regras previamente definidas.
Claro que existe a lei, e o espírito da lei. No espírito da lei, está consignado o malfadado "critério do arbitro", que lhe permite tudo, por mais absurdo que seja, e ter sempre razão legal.
Enquanto não forem uniformizados esses "critérios", e apertada a malha que permite ajuizar livremente, sem responsabilização, a verdade desportiva não pode ser defendida.
Pessoalmente entendo que a arbitragem Portuguesa, é uma mentira montada por classificações fraudulentas, que puseram no topo os "utilizáveis", enquanto o mérito vai desaparecendo no mar da revolta.

As conversas são como as cerejas: tiramos uma e vêem varias. Acabei por falar de coisas que nem tinha na ideia falar...

Anónimo disse...

ó joao olha q o hugo já é casado!

Joao Prates, disse...

concordo consigo CAÇADOR FURTIVO, em relação as opiniões, é normal termos pontos de vista diferentes,cada pessoa tem o seu, mas em relação a arbitragem volto a ter opinião diferente de si,concordo quando diz que o jogador erra pelas suas proprias limitações e por acção do adversário, deixo de concordar quando diz que o trabalho do arbitro é menos contigente que o do jogador, o desgaste fisico é equivalente e o desgaste mental é superior ao do jogador, durante o jogo o árbitro sofre pressão de duas equipas, do publico, o nivel de concentração tem que ser elevado pois toma decisões que podem influenciar o rumo do jogo decididas ao segundo,é ludibriado pelas acções dos jogadores, não sou eu que digo isso, deixo-lhe varios sites cientificos onde está comprovado o que digo ( http://lms.esd.ipsantarem.pt/lms/mod/resource/view.php?inpopup=true&id=3858)
Para compreender muitas destas coisas teriamos que passar por situação igual e ai talvez veria as diferenças e sabe que em tudo na vida existe regras mas nem todos temos caracter para as fazer cumprir, umas vezes porque nem as sabemos, outras por outro motivo qualquer...
Concordo consigo quando diz que a arbitragem portuguesa é fraudolenta e existe muitas coisas que deveriam mudar, mas sabe porque não mudam? porque é dos intereses dos clubes não mudarem como se passa no caso dos ordenados em atrasos e os clubes continuam a inscrever jogadores sem pagarem, infelismente o futebol portugues penso que bateu no fundo e precisa de uma reformulaçao a todos os niveis para voltar a ter credebelidade.
PS: caso não consiga aceder aos sites diga-me que enviarei de uma outra forma

Anónimo disse...

tbm n viram a bola a entrar na baliza do mora e o fiskal tbm nao assinalou....pk n kis...o arbitro n teve mal...os adeptos e k kuando a sua ekipa n ganha a culpa e sempre dos mesmos...o arbitro..deixem s dixo...acho k ja vai sendo altura..

Anónimo disse...

Em primeiro lugar quero dar os parabéns ao João pelo blog, visto que é a primeira vez que comento. Só queria frisar uma coisa: Apenas tenho a certeza de que existiu um BOLA NA MÃO na grande área do brotense, mas sei que existiu um golo claro a favor do brotense e que caso não fosse golo teria que ser assinalado penalty. Mas não vejo muita gente das Brotas a reclamar, visto que poderíamos ter ganho.
Foram 90 minutos onze contra onze e apenas um arbitro, só não havia assistentes

Anónimo disse...

Boa noite a todos, não é hábito meu escrever em blogs mas como se debate aqui uma conversa interessante ente o gestor do blog e o CAÇADOR FURTIVO como arbitro gostaria de dar a minha opinião.
Apesar de não me identificar o SR João sabe quem sou, na época passada tivemos um ligeiro desentendimento no fim de um jogo no nacional da segunda divisão que não lhe correu bem e achou que fiz um mau trabalho e disse-me em linguagem futebolista :) mas depois do banho e já mais calmo falamos e pediu desculpa, lembra-se Sr João?
Como diz aqui e bem o nosso trabalho é muito dificil, aceito as criticas que erramos, que é verdade, pessoalmente erro porque penso que na altura estou a fazer o correcto, mas a pressão que sentimos é enorme, não falo tanto a nivel distrital mas a nivel nacional, tambem concordo que o nivel da arbitragem está pessima mas a culpa não é toda nossa, nós servimos para justificar muita coisa e enquanto se debate o que aconteceu no jogo em termos de arbitragem outras coisas são esquecidas, é importante os arbitros terem uma evolução mas tambem em termos de formação é necessário criar hábitos nos atletas para que possam começar a ter uma postura correcta e muitas vezes esses maus exemplos vem dos treinadores, penso que só com todos unidos e entenderem que os arbitros são humanos e não erram propositadamente é que se fazer a evolução necessária na arbitragem mas é preciso mudar mentalidades.

desejo um bom ano cheio de èxitos desportivos aos leitores deste blog

Anónimo disse...

Caro João, obrigados pelos endereços que enviou. Ainda não tentei o acesso, mas vou faze-lo.
Ao Sr. Arbitro, agradeço a sua intervenção, que foi uma mais valia para a nossa conversa.
Apesar da minha desconfiança em relação à arbitragem Portuguesa, não tenho duvida de que os principais culpados, não são os árbitros, mas uma certa cambada dirigente de alguns clubes, que não olham a meios para atingir os seus fins, e que estão a matar o futebol, e a paixão dos que o amam.
Desejo que tenha êxito na sua carreira, e que nunca sinta o sabor amargo da revolta, de ver um qualquer apitador de meia tigela, passar à frente da sua competência e honestidade.

Joao Prates, disse...

Caro caçador furtivo se não conseguir o acesso aos sites diga-me que deixo aqui outros endereços é que as vezes pedem passwords, e é sempre interessantes estas conversas!
Em relaçao ao sr Arbitro, sei perfeitamente quem é!lolol, pois foi...o jogo não correu de feição mas mantenho a ideia que falhou mas pronto, como falamos na altura os erros acontecem! este ano pelo menos nos nacionais ja não me atura!
Abraço e boas arbitragens

Anónimo disse...

ora viva sr. joao!!!! lol! olh la que aconteceu com o carga? abraço

Joao Prates, disse...

boas sr Leonel,partiu a clavicula!lol
mas aquilo é como o aço
abraço