Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

UM BALNEARIO COM EXCESSO DE ATLETAS

Como treinador defendo e falo apenas até a segunda divisão B, que um plantel deve ser constituído por um núcleo experiente e com com capacidade para ser titulares entre os 15 a 17 atletas e depois 5 ou 6 da formação, nunca esquecendo o lado financeiro.
Mas por vezes chegamos a uma equipa que tem um plantel com excesso de jogadores, na minha opinião não é benéfico para ninguém desde treinadores, jogadores, clube. Quanto maior for o numero de atletas maiores as probalidades de se criar focos problemáticos que levam a instabilidade, pois não jogando sabemos que alguns jogadores começam por ser ameaças ao grupo ainda mais quando é um atleta com estatuto no balneário, e com esses deve-se cortar rapidamente.
Ao nível do treino também criam problemas , não técnicos-tácticos mas também á dinâmica de grupo, como tal um treinador deve intervir rapidamente e deve fazê-lo de modo profissional.
Primeiro que tudo é importante sabermos e termos definido o nosso modelo e sistema de jogo de modo a ver com os quais atletas podemos contar e aqueles que são dispensáveis.
È uma situação que não é fácil para treinador e atletas como tal deve ser gerido de forma correcta, existe jogadores que sabem pelos jornais, outros por colegas, alguns são lhe comunicados por directores, contudo essa responsabilidade deve ser nossa!
Devemos ser nos a comunicar aos atletas a nossa decisão , e essa decisão deve ser baseada apenas em critérios profissionais, deixar claro ao atleta os motivos da dispensa pois o atleta é um ser humano e a sua dispensa também envolve um forte envolvimento emocional, facultar explicações aos que ficam porque penso que dará uma maior coesão ao grupo, mesmo numa situação difícil devemos ter uma acção motivadora para com os que partem e para os que ficam tornado-se sempre uma pessoa referencia que os ajuda nestes momentos complexos
.

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais um bom texto e como sempre assuntos que dão pano para mangas!
a duas epocas tive algums dificuldades num plantel com 32 jogadores e como vê a dificuldade para treinar era muita, e os jogadores que a partida não contava comecaram a formar um mau balneario o que causou imensos atritos no grupo e fui obrigado a tomar a decisão de os colocar a treinar em horário diferente o que lamento sempre mas não temos outra soluçao!

abraço