Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 10 de março de 2009

EXPLICAR A UNIDADE DE TREINO, SIM OU NÃO

As relações interpessoais entre treinadores e atletas são cada vez mais a chave do bom entendimento, é necessário que cada um saiba qual as suas funções e saber até onde pode pisar a linha.
Defendo que a carreira de um treinador é sempre feita em paralelo com a dos jogadores, e nunca a custa destes, é um trabalho em equipa onde existe um objectivo comum e se todos estiverem sintonizados será mais fácil consegui-lo.
Ao longo da minha carreira de jogador apenas tive um treinador que explicava antes do treino o que iríamos fazer, enquanto treinador sempre o fiz e continuarei a fazê-lo!
Faço porque os jogadores são humanos e não marionetas, faço porque ao mesmo tempo os jogadores serão também responsabilizados pois todos os objectivos são de um todo, depois porque também é importante que eles saibam porque estão a fazer determinado exercício e com que objectivos, e ao fazê-lo obrigamos os jogadores a pensar e a dar a sua opinião que é muito importante, outros dos motivos é que ao saber o que vão fazer aumenta a sua capacidade de concentração.
È verdade que ainda hoje existe muitos treinadores que não o fazem e não se pode criticar, são opções de cada um mas nada melhor que poder ouvir a opinião dos jogadores se é importante ou não, deixo aqui esse desafio.

5 comentários:

Anónimo disse...

acho q é importante porque nos faz sentir mais uteis e que n sevimos so para encher

Anónimo disse...

acho que é importantes mister, tambem nos resposabiliza é verdade mas é importante para nos sabermos o que trabalhamos!

Anónimo disse...

Concordo contigo joão, sem duvida que devemos explicar a unidade de treino aos atletas, quando o comecei a fazer senti da parte deles uma maior concentração e até mesmo interesse, julgo que como dizes cada vez mais devemos construir uma carreira com os atletas, essa de ser a custa deles os atletas hoje já não vão na cantiga e em injustiças!
Abraço e mais um bom tema!

Anónimo disse...

E com um acrescento: explicar o que vamos fazer e o porquê de o fazermos. Preparando logo desde o 1º dia do microciclo o próximo jogo, consoante algumas condicionantes que se nos possam colocar: dimensão do campo, estilo de jogo adversário, caracteristicas especiais, ou, e principalmente, explicar o porque da unidade treino na melhoria das nossas proprias competencias enquanto equipa.

Anónimo disse...

concordo com tudo o que aqui foi dito mas julgo que o mais importante como o mister refere é nos sentirmos que tambem podemos dar a nossa voz!
Abraço e continue com estes textos!
Abraço