Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 31 de março de 2009

FORMAÇÃO E OS DIVERSOS FACTORES

Cada vez se fala mais em formação e com as alterações que se vão verificar no futebol Português a curto prazo, a formação ganha ainda mais importância.
Os clubes de média dimensão e com menos expressão nomeadamente a nível distrital deverão cada vez mais apostar na formação de modo a poder obter dividendos financeiros no futuro, quer com a possibilidades de atletas que sobressaiam e vão para outros clubes, quer também para aproveitar os jovens da formação para o seu plantel sénior.
Falar de formação não pode ser feita de ânimo leve e envolve muitos factores, falar de formação, é falar de um conjunto de factores, complexos, que podem assumir diferentes ângulos de visão e entendimento por parte de diferentes agentes.
Como disse Queiroz, as mais diversas entidades devem assumir que “falar de futebol de formação, é fundamentalmente falar do futebol de amanhã". Assumido este aspecto, a questão começa a ganhar alguma simplicidade, se queremos para “amanhã” um futebol evoluído, em constante aperfeiçoamento, com melhores jogadores, homens e atletas melhores formados, melhores equipas e melhores resultados, então o trabalho tem de ser bem feito já “hoje”! eles vão se reflectir futuramente no trabalho que é desenvolvidos hoje.
Existem diversos processos em que devemos estar atentos, um deles é o processo de crescimento onde os jovens estão sujeitos a muitas modificações corporais e que determinam diferentes consequências no processo de treino. Em termos gerais, as fases de desenvolvimento passam pelos seguintes princípios:
Dos 6 aos 10/12 anos: rápida maturação do sistema nervoso e crescimento lento (período óptimo para aprendizagem), ATÉ AOS INFANTIS.
Dos 12 aos 14 anos: rápido desenvolvimento ósseo e menor evolução em termos orgânicos e musculares; grande aceleração no crescimento,INICIADOS.
Dos 15 aos 19 anos: progressiva maturação (em especial do sistema orgânico e muscular) e crescimento lento (aumento do peso e massa muscular),JUVENIS E JUNIORES.
Por outro lado é preciso ter em conta que cada atleta ou ser humano crescem a ritmos diferentes, e por isso mesmo miúdos com idades cronológicas iguais poderão ser miúdos com idade biológica completamente diferente.
Aqueles atletas mais desenvolvidos em termos maturacionais e que competem no mesmo escalão terão mais vantagens, desta forma terá que existir por parte dos treinadores um verdadeiro factor da formação não fazendo escolhas pelos mais altos, mais fortes independentemente de serem realmente os melhores, o importante aqui é evitar que os menos avantajados desistam da prática do futebol ou se sintam descriminados.
Deve-se ter especial cuidado com aqueles atletas menos desenvolvidos, quer em termos maturacionais quer em termos técnicos e não valorizar em demasia aqueles que se destacam pelo favorecimento do porte atlético, deve-se observar a sua evolução em todos os aspectos e muito importante ter a consciência que nem todos os atletas apesar de estarem no mesmo escalão, nem todos tem o mesmo grau de prontidão tal como acontece connosco, adultos, nem todos temos a mesma capacidade de aprendizagem com a mesma rapidez.
O importante mesmo é saber distinguir entre formar para o seu desenvolvimento e aperfeiçoamento e formar para escolher os melhores o que em formação é um absurdo.


7 comentários:

Carlos Rodrigues disse...

concordo com todas as tuas palavras joão,cada vez mais os clubes tem que apostar em formaçao e aqui na zona do algarve é o que está a acontecer, os clubes mesmos os de aldeia estao a apostar em cordenadores com os apoios dos municipios e a fazer um excelente trabalho a nivel da formaçao, um trabalho que me está a dar muito prazer embora sinta falta da adrenalina dos resultados, parte espectacular essa do desenvolvimento, o conhecimento cientifico é muito importante e apesar das dificuldades que dizes ter em anatomia isso está visivel neste texto!
abraço

Luis Manuel disse...

Caro joão á algum tempo que sou um leitor do teu blog, este é o primeiro comentário que faço porque foi um tema que me tocou, tal como tu e corrige-me se estou errado tambem enverdei pela carreira academica com alguma idade pois enquanto treinador tambem senti a falta de conhecimento cientifico que cada vez mais o futebol requere e que sem duvida é de muita importancia especialmente em relaçao á formação.
este é um tema complicado porque a formaçao não dá dinheiro a ganhar aos clubes, os clubes preferem gastar o dinheiro nos seniores logo existe poucos treinadores disponiveis para trabalhar na formação e tal como o Carlos diz as coisas estão a mudar, os municipios ja apostam na formaçao, apostando em cordenadores em conjunto com os clubes, não so enquanto atletas mas principalmente enquanto homem e aspecto social pois cada vez mais os pais tem menos tempo para os filhos e sabendo que eles podem estar a praticar desporto e ao mesmo tempo fazer a sua formaçao social.
Sou cada vez mais defensor de treinadores formados na formaçao, seja lincenciatura seja cursos de treinador e acima de tudo que realmente sintam gosto pelo que fazem, em formaçao não se pode olhar a resultados mas sim a actividade social e desportiva do atleta, as escolhas ficam para mais tarde, não se deve so treinar porque se foi jogador, as vezes ao querer ajudar esta~se a prejudicar o atleta.
Este já é um testamento longo mas não queria deixar de te dar os parabens pelo excelente blog onde só é opena que aparecem comentarios de pessoas sem coragem para se identificar e pouco preocupadas em construir mas mais em destruir.
um abraço para ti, Carlos Rodrigues, Carlos Guerreiro, Fatima, Caçador furtivo, pessoas que dao as suas opiniões sobre futebol de modo correcto.

Caçador Furtivo disse...

"...cada vez mais os pais têm menos tempo para os filhos, e sabendo que eles podem estar a praticar desporto e ao mesmo tempo a fazer a sua formação social."

Tem toda a razão, caro Luís, mas cuidado com os que acham que os filhos são craques, melhores que os outros, quiçá até futuros CR7, e quando são confrontados com a real normalidade dos seus filhos, acham que a culpa é da incompetência do formador.
A nossa sociedade está cheia de gente a comer sardinha e a arrotar a lagosta.
A par da formação dos filhos, deveria estar a reforma de velhas mentalidades viciadas de alguns país.
Não entendo de formação, mas entendo muito de dirigismo associativo. Você não imagina os direitos que as pessoas acham que têm, com o pagamento de uma miserável cota de um euro por Mês.
As pessoas querem tudo, naturalmente desde que sejam os outros a fazer.

Desculpe estes desabafos, a cair para o azedume, mas olhe que eu sei do que falo.

Saudações desportivas para si, e todas as pessoas de bem.

Carlos Guerreiro disse...

Felizmente ha cada vez mais gente capacitada a trabalhar com os escalões jovens, que aliado ao facto de há uns anos a esta parte terem praticamente todas as associações enverdado pela vertente do futebol de 7, torna um miudo com idade iniciado alguem que chega ao "campo grande" já com 4 ou 5 anos de aprendizagem correcta, num espaço mais apropriado, com a vertente espaço vs nº de jogadores adequada aquilo que os miudos necessitam de base: a relação com a bola! O tocar, o jogar, o tabelar, o marcar golos, etc é que fazem o prazer das crianças que numa fase inicial optam pelo futebol como uma actividade mais extracurricular. Lembro-me dos tempos em que fui infantil, jogava futebol de 11, no municipal de Beja (dimensões máximas), pelado, e como era líbero passava por vezes larguissimas partes do jogo a ver os meus colegas jogar "lá longe", na outra baliza. Parabens a todos os tecnicos que treinam esses escalões e que definem a base para o futuro, muitas vezes esquecidos e votados ao abandono, o que, felizmente, vai sendo prática menos comum, pois as infrastruturas melhoraram e o interesse das pessoas tambem.

Luis Manuel disse...

Caro caçador furtivo acredite que sei do que fala, sabe...ao longo de 53 anos e sempre dedicados ao futebol vivi muita coisa, o principal obstaculo é a mentalidade! depois claro...todos pensamos e desejamos que os nossos filhos sejam os melhores e criticamos o teinador e o mais errado, muitos pais hoje fazem uma aposta no futebol para os filhos mas esquecem-se que poucos chegarão a profissionais.
sem duvida que com um euro não se pode exigir nada, trabalho a 10 anos em formaçao e sem duvidas hoje as coisas estão melhores, principalmente nos grandes centros onde é facil aos clubes terem pessoas formadas a treinar, e a propria mudança de mentalidades passa logo por ai, o modo de treinar, de estar com alguem do futebol é diferente, como eu costumo dizer, a medicina é para medicos, e o futebol tem que ser para pessoas do futebol, so se pode ser bom na profissao se estivermos formados para ela e muitas vezes em meios mais pequenos tive dificuldades, pois existiam pessoas que sem fomaçao faziam coisas horrorosas mas que se julgavam donas da verdade, por isso digo que a principal mudança terá de ser a mentalidade.
abraço caro caçador furtivo

Èborense disse...

A formação é algo que me atrai muito mas infelismente no distrito de Évora tirando Lusitano, Juventude mal esta época, Vendas Novas, U.Montemor e o SL Évora ninguem faz uma formaçao a serio e sabemos que existe clubes que o podem fazer mas ai revelam-se os compadrios não se apostando realmente em quem tem qualidade para fazer essa formaçao, ate a propria AF Évora é limitad porque os jogadores que escolhe para as diversas selecçoes distritais são sempre os mesmos, so fazem observações de jogos em Évora o que é de lamentar.
Depois como diz o gestor no texto o futuro será o resultado do presente e o que vimos hoje no nosso distrito? equipas que so sabem jogar no pontapé para a frente e que uma melhor qualidade individual faz a diferença e sem duvida que as equipas são a imagem dos seus treinadores e da sua formaçao, equipas com principios de jogo bem definidos sao por incrivel que pareça equipas de escaloes mais baixos e de menor cartel como o Perolivense, Giesteira, Arcoense, Escouralense , ate os candidatos á subida U.Montemor e Vendas novas abusam do jogo directo onde nessas duas equipas claramente o que faz a diferença é a qualidade individual por isso acrescento que é preciso mudar mentalidades porque depois vemos os rsultados das nossas equipas e selecçoes distritais, é que a outros niveis o pontape para a frente não tem hipoteses.
Entrando tambem um pouco na onda, dar os parabens ao Gestor pelo excelente blog e pelo bom trabalho que realizou numa equipa de aldeia, o Brotense que na altura juntamente com o Arraiolense dava gosto ver jogar embora sem grandes jogadores mas que tinham a essencia do futebol um pouco como acontece hoje com o Arcoense.Esta é a prova que a formaçao no futuro sera o espelho do passado e por isso terá-se que se mudar mentalidades
Abraço

Joao Prates, disse...

Carlos Gerreiro acrescentando um pouco de futurologia julgo que se devia criar um escalão de fut 9 como penso que já existirá em espanha nalgumas associações regionais de modo a existir ainda uma adapataçao mais facil do atleta ao futebol de 11 pois passar do fut 7 para o normal cria algumas dificuldades a eles.
abraço