Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 17 de março de 2009

ROTATIVIDADE NO PLANTEL, SIM OU NÃO

Este é mais um dos temas que cada um de nós terá a sua opinião.
A rotatividade de um plantel tem vários objectivos e o que poderá definir essa rotatividade é o objectivo do clube em que estamos inseridos. Primeiro para se fazer essa rotatividade teremos que ter ao nosso dispor um plantel equilibrado em termos de valor qualitativo e quantitativo, de preferência dois jogadores de igual valor por posição, só assim poderemos fazer essa rotatividade sem perder qualidade, outros factores para se poder fazer essa rotatividade é o momento de forma de determinado atleta, de limpar cartões, das lesões, do próprio modelo de jogo e da própria altura da época.
Mas claro que o treinador conforme os trabalho dos atletas, tem sempre o seu núcleo duro para poder chegar com eles aos desafios decisivos nas melhores condições psicofisicas.
A rotatividade também tem a ver com o numero de jogos em que a equipa está envolvida, será essa rotatividade positiva?
Na minha opinião terá mais vantagens que desvantagens, uma maior frescura física, jogadores sempre motivados, uma maior união de grupo, estas serão algumas vantagens, possíveis desvantagens, demasiadas alterações de jogo para jogo que leva a perder rotinas, mudança de modelo ou sistema de jogo devido as características diferentes de alguns jogadores.
Um aspecto importante que não deveremos esquecer é o conhecimento que devemos ter de cada atleta e suas características quer físicas quer mentais se não podemos correr o risco de a rotatividade funcionar ao contrário do que desejamos.

9 comentários:

Anónimo disse...

Bem muito bem João!!
vou então deixar aqui a minha deixa:
Como toda gente sabe uma equipa não é simplesmente a soma de 1+1...+1=11.
É o resultado de uma multiplicação.
E=(1+2+3+...22...) elevado a potencia de N. Sendo N a influência do treinador. Então tanto os jogadores como o treinador são decisivos para haver uma bom "resultado"!
Como disseste muito bem, tem vantagens e desvantagens. E só o treinador da equipa é que é capaz de decidir se vai tirar partido dessa rotação do plante ou não. É ele quem sabe a disposição, tanto física como mental, para esse acontecimento. E isto não é só para que vai jogar, em vez dos habituais titulares...mas também desses mesmos titulares! Há jogadores que não estão dispostos a ficar no banco, mesmo sabendo que são eles os titulares. Isto pode levar a que, ou o jogador entre em decréscimo de rendimento ou até aumente o rendimento, por ter receio de perder a confiança do treinador. E este tem de ser uma dos principais preocupaços dos treinadores...usar estas rotaçoes dos planteis para motivar os habituais suplentes, e mostrar aos titulares, que "ali" toda gente tem oportunidade...e todos tem que lutar por ela!

BEM JOÃO CONTINUA...FINALMENTE UM BLOGUE QUE FALA DE FUTEBOL, não de arbitragens e "novelas" futebolísticas!
Fica bem, Diogo de Melo

Anónimo disse...

Ainda não tinha visto o teu blog, gostei imenso. Acho que é uma página bastante interessante para os amantes do futebol, pois permite trocar ideias e opiniões.
Beijinho Luísa Espadaneira do Nascimento

Anónimo disse...

Mais um bom artigo mister joão, acho que a principal vantagem da rotaçao de jogadores é a motivação que proporciona aqueles que não são titulares mas tambem pode ser perigoso se não possuirem a mesma qualidade ou então como disses-te a sua rotaçao mexer no modelo de jogo ou sistema tactico, nem todas as equipas pode fazer essa rotação por faltar qualidade e nunca na minha opiniao de deve fazer mais que 3 alterações pois tambem tira rotinas a equipa!
abraço

Anónimo disse...

estes textos sao para que? agora o senhor virou escritor lolololol mais uma profissao

Anónimo disse...

Eu concordo contigo mister, mais no aspecto psicologico, porque mantem o jogador motivado que a qualquer momento pode ser chamado á equipa, mas como dizes depende da qualidade do plantel que podes ter a tua disposição, fazer rotatividade só por fazer para manter os jogadores motivados pode ser prejudicial para a equipa e o importante sao os resultados.

Abraço

VS

Anónimo disse...

Não precisando que te defenda acho de extremamente mau gosto este tipo de comentários que está acima do meu! este é um blog de futebol e como tal aquelas pessoas que nada tem para fazer a nao ser dizer barbaridades destas e nem sabem o que representa o futebol para nos, podiam unica e exclusivamente ficar quietos!!!
deixo-te uma sugestão amigo João, não aceites

Anónimo disse...

João, queria corrigir que o meu comentário que foi feito a quem escreveu o das 11:04, peço desculpa mas na altura era o ultimo que estava.

Joao Prates, disse...

Tranquilo Carlos, ate porque o anterior comentário está identificado!
vou levar a tua sugestão em conta mas como sabes existe pessoas que preferem vir aqui dar opiniões de forma anonima mas sem entrar na ofensa, enquanto outros cheios de coragem la do fundo das profundezas dos esgotos gostam de lançar confusão mas só o fazem pa eles proprios!
abraço

Anónimo disse...

Realmente como diz o comentario anterior ( Sr.Carlos Rodrigues ), não precisas de defesas e as minhas palavras tambem não vao só neste sentido , mas sim no sentido de penalizar este tipo de "deixas"...Não será mais interessante as pessoas discutirem temas e trocarem opinioes de uma forma sensata e sem necessitarem ofender ??? Seria se soubessem...logo a pura má lingua ...ressalta pois é a uma linguagem que podem argumentar...

Este tipo de mentalidades e pessoas realmente ...só demonstram decadencia , mas por elas/eles proprias...

Continua com o bom trabalho informativo e esclarecedor que tens tido e feito ...quem nao sabe argumentar de uma forma saudavel ...irá sempre ser a sombra de um registo qualquer...

A melhor resposta?? A continuação ...

Fatima Espadaneira