Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 14 de abril de 2009

ESPIRITO DE EQUIPA

«PARA CONSTRUIR UMA GRANDE EQUIPA NÃO BASTA EXISTIR TALENTO, NÃO BASTA TER FORÇA, É PRECISO EXISTIR SOLIDARIEDADE»

Um bom ambiente numa equipa de futebol ao longo de uma época, depende muito das relações interpessoais que acontecem dentro do balneário, do chamado espírito de grupo que se consegue criar.
O espírito de grupo é elemento essencial para a união e força de uma equipa e para o sucesso da mesma durante a época. É algo que se ganha quando cada elemento da equipa sente que faz parte de um grupo de pessoas que partilham dos mesmos objectivos, e quando sente vontade de fazer o seu melhor a favor do conjunto (equipa), é quando colocamos a nossa individualidade ao serviço do colectivo.
No entanto não é um trabalho fácil para um treinador até porque o factor humano tem um peso determinante dentro da mesma porque onde existe pessoas juntas, cada um com a sua forma de ser e estar, faz com que os problemas surgem automaticamente e algumas vezes acontece ser o líder a dar abertura para a criação de grupos divisórios dentro do balneário.
Para criar um bom espírito de grupo é essencial o conhecimento do grupo de trabalho e dos atletas com que se vai trabalhar, sabemos que alguns não conseguem ser colectivos e são causadores de problemas, esses prefiro não ter no meu grupo de trabalho para não colocar em causa a estabilidade do restante grupo.
Como treinador cabe-nos a nós tentar criar esse espírito de grupo, existe muitas coisas que podemos fazer para criar esse espírito de grupo, para mim o mais importante será respeitar todo o grupo de igual forma e fazer com que este siga as regras num todo.
Muitas vezes dentro do próprio plantel existe lideres, ou o próprio capitão de equipa, que facilita esse trabalho, que possui já eles próprios o espírito de grupo que contagia os restantes elementos, mas terá ser sempre no aspecto positivo.
Muitas vezes também é nas dificuldades que se cria esse espírito, basta reparar no Estrela da Amadora e Vitória de Setúbal entre outros casos em que o facto de não receberem ainda uniu mais o grupo de trabalho criando um espírito de grupo forte
.

«O BEM ESTAR DE CADA UM È O RESULTADO DA SOMA DE ESFORÇOS PELO BEM COMUM»

14 comentários:

Carlos Rodrigues disse...

Esse espirito de grupo que falas é sem duvida o mais importante no sucesso de uma equipa! já tive em equipas com uma boa união, tive outra em que era demasiado mau, o que nós chamamos viboras dentro do balneario, com essas como dizes so temos uma coisa a fazer, é tirar em definitivo do balneário porque se não minam tudo, o melhor grupo com que trabalhei até hoje foi com o plantel do Salir, um grupo fantástico!
abraço

Olegário disse...

como treinador já vi que não gostas de correr riscos ou seja gostas do trabalho facilitado...

"sabemos que alguns não conseguem ser colectivos e são causadores de problemas, esses prefiro não ter no meu grupo de trabalho para não colocar em causa a estabilidade do restante grupo."

Não ficarias gratificado no final de uma época conseguires transformar um jogador individual
num colectivo?
Tambem faz parte do trabalho do treinador "socializar" os jogadores que á partida são mais "individuais",se bem que por vezes as coisas não correm bem,mas outras vezes correm e eu sei do que falo.
Tambem sabemos que há treinadores que têm "medo",desses tais ditos jogadores e dai preferem não arriscar e não correr riscos.
Não estou contudo a criticar a tua forma de trabalhar,quero apenas dizer que por vezes com um pouco de trabalho consegue-se mudar mentalidades.

Um Abraço.
continua.

Pimenta disse...

Parabens pelo excelente blog que aqui tens joão, uma forma leve e concisa de falar futebol de forma simples e que toda a gente entende, tornei-me leitor depois de ter visto na revista Focus e desde então sou leitor assiduo,por enquanto ainda sou jogador mas ser treinador sempre me fascinou especialmente a formaçao onde tens escrito aqui bons textos.
Sei que so falas do futebol no alentejo e possivelmente não terás tempo mas dá uma olhadela pelo distrito de santarem, mais exactamente no Porto Alto! :P
Abraço

Joao Prates, disse...

Caro Olegário eu não gosto do trabalho facilitado nem considero isso um trabalho facilitado!
E como sabes cada treinador tem a sua forma de trabalho, quando me refiro a individualidades não me refiro só a parte tecnico-táctica mas tambem á mentalidade!como diz o Carlos existem jogadores que são «viboras» que podem destruir o ambiente num bálneário e não acredito que queiras um jogador desses dentro do teu balneário e não é por «medo» de certeza!
Existe jogadores que conseguimos mudar no aspecto do jogo mas no aspecto mental tenho serias duvidas que o faças a um jogador senior, que o mudes nesse aspecto!
Mas são as nossas opiniões e elas são individuais dai cada treinador ter o seu método de trabalhar.

Carlos Rodrigues disse...

Como este blog é para dar opiniões intrometo-me na conversa e espero que não levem a mal, se o Olegário se referir á formaçao ai concordo consigo, mas penso que o texto é relativamente ao futebol sénior e ai não concordo.Ter união num grupo não é questão de ter a vida facilitada ou ter medo desses jogadores, é pensar no colectivo! esse colectivo não pode estar dependente de uma individualidade que pode danificar um ambiente num bálneário, ou prefere correr o risco de destruir um bálneario para tentar emendar um atleta?
penso que deverá ser muito novo ainda e pensa que poderá mudar o mundo mas a realidade é bem diferente!
Abraço

Joao Prates, disse...

Obrigado pelas palavras Pimenta, quanto a sugestão é dificil, este espaço já ocupa muito tempo! de qualquer das formas se quiseres podes enviar-me noticias do teu clube que colocarei!
abraço

Luis Manuel disse...

Como diz o Carlos aqui podemos trocar opiniões que nos levam possivelmente as ver as diferentes formas de cada um treinar e isso é positivo.
Deixo aqui uma pequena história em que podem ver como é realmente importante o bom espirito de grupo num bálneário e o quanto é importante para o sucesso.
Aqui há uns anos um amigo meu sabendo que estava como adjunto de um determinado clube pediu-me ajuda p+orque se encontrava sem clube e com dificuldades financeiras, apesar da nossa amizade nunca arrisquei ter este jogador a trabalhar comigo pois conhecia-o muito bem e sabia que podia estragar um bom balneário.
Pela primeira vez olhei para a parte sentimental e pensei em ajudar um amigo que apesar de tudo tinha muita qualidade mas passado uma semana já me tinha arrependido e esse elemento teve de ser afastado do grupo de trabalho primeiro, e dispensado depois!
Aprendi a lição que já sabia e que nunca tinha feito antes, que seja no futebol seja noutra profissão não pode existir espaço para a amizade dentro dela, existe profissionalismo e o bom profissional cumpre com o que lhe é exigido pelo treinador em prol do colectivo, dou aqui 2 exemplos de jogadores que poderiam ter sido figuras do futebol em Portugal e nunca o foram pela sua forma de estar, DANI E HUGO PORFIRIO, grande qualidade técnica mas mentalmente perdidos, deixo aqui a pergunta ao Olegário, acha que os treinadores não lhes tentaram incutir o caminho correcto do futebol? acha que por um elemento ou dois se deve destabilizar um balneário? acredite que não, um lider, neste caso o treinador tem que liderar um grupo, não 2 ou 3 que tem comportamentos que não se coadunam com um grupo! e o treinador tem que respeitar todos por igual, as regras quando existem são para todos mas existem sempre quem goste de as quebrar e quando facilitamos num bálneário é a nossa morte e a nos só nos interessa o bem estar do grupo e perder tempo a mudar a mentalidade de pessoas adultas que poem em causa o bem estar do grupo de trabalho não!
ainda vai a tempo de aprender que o mundo não é tão cor de rosa, as vezes nem com amigos.
abraço

Anónimo disse...

mas as vezes quem estraga o grupo sao as pessoas que estao a frente dele....que é o que se passa para os lados de mora!

Olegário disse...

Bem,é obvio que nenhum treinador quer ter no seu grupo de trabalho as tais "cobras",e tambem sei que o futebol não é um mundo cor de rosa,pois já conto com alguns anos de futebol,mas quando toquei nesse ponto tambem sabia do que estava a falar e tambem frisei que por vezes não se consegue fazer nada,podendo eu tambem contar uma história sem recorrer as estrelas futebolisticas.
Numa determinada época em determinado clube,passei por essa experiencia,tinha um grupo forte e unido com excepção feita a dois jogadores,que tentavam quebrar a coesão do grupo a todo o custo,dada a minha forte relação com o grupo fui mostrando a pouco e pouco o que queria para a equipa e todo o restante grupo tentou por todos os meios que esses jogadores se começassem a socializar e fazer parte integrante do grupo,posso dizer-vos que ganhei muitos cabelos brancos e um deles saiu,quase por iniciativa própria,o outro consegui,tanto eu como o grupo integrálo no espirito pretendido e hoje posso dizer que é uma pedra importante no balneário,porque percebeu o que realmente é importante no nosso futebol,posso dizer-vos que esse mesmo jogador vinha numa fase descendente,fez formação num clube com boa escola,de seguida baixou,baixou,baixou e chegou á distrital,no entanto,actualmente é um jogador renovado,alterou a sua forma de ESTAR no desporto e é novamente pretendido por clubes de 2ª e 3ª divisão,e posso dizer que me orgulho bastante disso.
Ele tambem percebeu e agradece por isso.

Por vezes é importante darmos a mão a determinados jogadores para eles não se perderem ainda mais.
Mas como em tudo nem todos os casos são bem sucedidos.

Cumprimentos a todos e boa sorte para as vossas carreiras.

Anónimo disse...

olha joão eu acho que esse espirito de grupo começa por ser o treinador que o começa a criar, como jogador gosto de um treinador que nos veja a todos de igual forma e sabes que as vezes isso não acontece, existe jogadores que podem treinar menos, faltar aos treinos e mesmo assim esses são os que jogam, a partir dai é impossivel julgo eu criar um bom espirito de grupo porque os jogadores sentem que não são tratados da mesma forma e isso impede uma boa relaçao entre nos porque não gostamos de nos sentir menos que outros.
um abraço

Luis Manuel disse...

Olegário estes debates são sempre importantes e faz-nos ver realidades diferentes mas claro que cada treinador tem a sua forma de trabalhar.
Mas conseguir uma união de grupo é importante e nunca podemos colocar um elemento á frente de vários sobe risco de percer o grupo, isso não é receio nem trabalho facilitado como lhe chamas, é sim respeito pelo colectivo, claro que existirá casos que se podem resolver, muitas vezes tambem depende da companhia que os atletas tem,. alguns sabemos que se deixam influenciar, quem sabe se na tua experiencia não foi o abandono desse atleta que levou o outro a modoficar-se? ao nivel da formaçao esse trbalho considero correcto,a nivel senior não é considerar incorrecto mas trata-se de algo diferente onde não pode existir regras diferentes!
abraço e boa sorte tambem para ti

Anónimo disse...

Força Estrela Futebol Clube de Vendas Novas...

Tó João disse...

Ola João ja aqui não vinha a algum tempo mas este tema e muito amplo apesar de ter lido com atenção tudo o que escreves-te não concordo com tudo, vejo com bons olhos a criação de "pequenos grupos" dentro de um grupo de trabalho porque nem todos os jogadores ou todos os membros do grupo se identificam plenamente uns com os outros no entanto dentro deste "mini-grupos" a sua adaptação torna-se mais facil desde que claro todos estes mini grupos saibam lutar e correr no mesmo sentido ou seja em prol da equipa. Depois a questão das tais "vedetas" este e um problema que provem sem sombra de duvida das escolas onde essa vedeta passou visto ser essencial desde novos os atletas aprenderem que so se vão sobresair a serio ou vingar a serio se tiverem consigo o apoio do colectivo alias todos os desportos colectivos visam isso mesmo a promoçao do jogo em grupo ou em equipa em prol deste ou daquele elemento, claro que todas as equipas tem as tais vedetas a maneira como se lida com elas cabe ao tecnico ou responsavel pelo grupo, para te dar um exemplo que eu acho viavel disto ve o Mourinho eu acredito que a postura que ele mantem no futebol de se assumir ele como a "vedeta" do grupo o ajuda a lidar com este tipo de comportamentos que não nos deixemos cair em ilusões existem ao mais alto nivel... Não e ao calhas que todos os clubes de maior nomeada e cada vez mais quase todos os clubes recorrem a psicologos e a ajuda especializada no que concerna a motivação e criação de espirito de equipa...Olhando um pouco para a nossa ou a minha realidade do desporto num patamar de amadorismo o treinador é muita vez tambem o psicologo/psiquiatra do grupo assumindo um papel fundamental na formaçao dos jovens que cada vez mais cedo se deparam com problemas varios que se reflectem no seu rendimento desportivo...
Peço desculpa se me estiquei ou se por vezes nao fui bastante claro mas achei que devia dizer qualquer coisa....Abraço e deves guito na LIGA DO CARVÃO lol

Joao Prates, disse...

Devias vir mais vezes amigo, a questão da divida da liga record é que não devia ser aqui anunciada :)
em relaçao ao texto talvez não tenhas entendido ao que me refiro quando falo em grupos dentro do balneário.
Esses grupos que falas estou de acordo contigo, é normal num grupo termos aqueles de quem somos mais amigos, quando me refiro a grupos refiro-me a determinados aspectos de equipa, como sabes cada equipa tem os seus objectivos e regras,esses objectivos e regras devem ser comuns a todos e sabes até pela experiencia que tens no andebol que o ego de alguns quando as coisas não lhe correm como querem começam a destabilizar o balneário e isso muitas vezes e quase sempre trazem custos caros em termos de conseguir atingir os objectivos.
Abraço