Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 12 de maio de 2009

FORMAÇAO OU DEFORMAR

Neste momento, sentimos que está muito em voga o conceito de “formação” no futebol!
Mas o que mudou realmente? Será que os apoios e os incentivos aumentaram? Ou será que existe verdadeiramente uma política correcta de formação, com projectos credíveis, bem estruturados e definidos em que os mesmos sejam delineados e comandados pelas várias hierarquias mas onde tudo esteja escrito para ser realmente seguido…Não é falar por falar e ficar por isso mesmo, palavras soltas... Quantos clubes apostam realmente na formação? Qual a percentagem de jogadores que existem nos planteis seniores a jogar, que tenham vindo da própria formação do clube?
É verdade que hoje a nível amador e aqui realço o Eléctrico de Ponte de Sôr, já existe clubes a apostarem verdadeiramente na formação e esse é sem duvida o caminho a seguir, o futebol está em crise e se repararmos com atenção essa crise veio revelar jogadores como Regula, Ruben Micael, Miguel Vítor entre outros, e apesar das apostas terem sido forçadas pela falta de dinheiro que os clube se debatem veio provar que a qualidade existe na formação, basta apostar nela sem receios.
Na minha opinião cada vez mais os clubes, principalmente os mais pequenos a nível distrital, devem fazer a aposta na formação, mas numa formação a sério a todos os níveis, e não ver apenas a formação como meio para receber mais uns euros das autarquias e apostar no futebol sénior, com essa aposta na formação de certeza que os clubes irão tirar dividendos no futuro em termos de custo de plantel e de possível vendas de alguns atletas que sobressaiam.
Mas também ao nível da formação a própria FPF terá uma palavra a dizer, porque hoje assistimos a equipas de formação a jogar praticamente com 11 estrangeiros o que no futuro com as novas alterações irão sem duvida criar grande dificuldades.
Por isso deixo uma pergunta, para quando uma lei, onde conste que os clubes são obrigados a jogar com dois jogadores da própria formação.
Para quando a criação de um modelo de formação criado pela Federação Portuguesa de Futebol, para que todos os clubes apostem da mesma forma e em igualdade de circunstâncias na formação e a partir da existência de uma entidade isenta para fiscalizar, advertir e ajudar? São tudo questões que nos deixam a pensar e com certeza se forem estudadas e aplicadas, contribuírão para um futebol de mais igualdade e oportunidades.
«O segredo de progredir é começar. O segredo de começar é dividir as tarefas árduas e complicadas em tarefas pequenas e fáceis de executar e depois começar pela primeira»

14 comentários:

Helder Garção disse...

Amigo joão, sou leitor do seu blog á muito tempo e é sem duvida um excelente blog, dedicado ao futebol e com coisas que as vezes não ligamos como referiu o treinador Francisco na sua entrevista mas que são importantes e fazem parte do futebol, como treinador desejo-lhe sucesso.
Em relaçao a este post, possivelmente terá falado de uma realidade que conhece melhor que é o electrico mas o Estrela de vendas Novas e U.Montemor tambem tem vindo a desenvolver um bom trabalho no distrito de Évora.
Contudo e sem receios falou no maior pecado da formaçao, que é o facto dos clubes canalizarem o dinheiro que recebm das autarquias para o futebol sénior quando se devia apostar em melhorar as condições das camadas jovens mas enquanto não existir uma mudança de mentalidades ao nivel dos dirigentes as coisas não mudarão!
abraço e continue a escrever temas.

Anónimo disse...

Vejam os de Mora,por exemplo esturram 25 mil por época com os séniores para andar na 1ª distrital....

Anónimo disse...

http://psicologia-e-desporto.blogspot.com/


Visitem!

Luis Manuel disse...

Eu acho que sim, que tem que existir diversas mudanças ao nivel da formaçao ate porque como referes com as novas regras os clubes terão que ter obrigatoriamente jogadores portugueses, o que se passa por exemplo nos principais clubes portugueses na formaçao é uma vergonha que so serve para os empresarios colocarem dinheiro no bolso! depois vimos aparecerem jogadores que como dizes so aparecem porque estamos em crise e tem que apostar neles, mas existe muita qualidade neste pais, a svezes falta e mentalidade.
abraço

Anónimo disse...

25 mil???? veja lá se n foi mais!?
ai ai........

Anónimo disse...

Caro João, julgo que uma das áreas da sua formação, é a psicologia desportiva. Pois seria interessante analisar comentários como o do anónimo 14:47.
A fixação que ele tem por Mora e pelo Luso, daria uma bela tese para o seu Doutoramento.
Dir-me-á que a sua preocupação está mais virada para o interior das quatro linhas, mas há que reconhecer que alguns "ovnis" que populam em redor do futebol, nas sua diversas envolvências, dariam excelentes cobaias para o estudo da mente humana.

Dinis Vital disse...

João parabens pelo excelente blog, um blog com formato diferente do que estamos habituados,onde revela assuntos que nem sempre ligamos muito mas que nos levam a ter um conhecimento diferente de dentro do futebol.
Esta questao da formaçao tem muito que se diga, raro sao os clubes que pagam o que os treinadores merecem, logo é ficil ter bons treinadores na formaçao e assim ficam aqueles que não percebem muito mas querem ajudar mas só isso hoje não chega, a ideia é poupar na formaçao pa investir no futebol senior o que é errado, no distrito de évora so Montemor e vendas Novas vão apostando a serio na formaçao quando o futuro está ai!
abraço

Anónimo disse...

Ho anonimo das 00:01 isto não é caso de psicologia mas de policia!para se ver para onde vai os 25 mil euros que a autarquia dá, sim, são quase 25 mil euros ou está esquecido que vem no jornal da camara? se todos nos temos que pagar os nossos impostos porque é que não se investiga para onde vao os 25 mil euros, afinal os que os recebem tem que passar o recibuzinho verde! será que o fazem? não me parece! e pessoas com responsabilidade! eu estou ansioso é por ver as grandes mudanças que o presidente falava e os apertos para se saber para onde foi os 25 mil euros

Caçador Furtivo disse...

Há muitas motivações que justificam a intervenção do cidadão, anónimo ou identificado, na discussão de qualquer assunto.
A criação de blogs, acabou por ser a forma de pessoas com conhecimentos diversos, mostrarem os seus saberes, que de outra forma jamais o poderiam fazer,(pelo menos na sua maioria)pois há loobis organizados em todos os sectores da vida, sempre temerosos dos que podem saber mais, e que lhes possam tirar o lugar.
Os grandes meios informativos estão fechados a pessoas como João Prates, Hélder Garção, Luis Manuel ou ao grande Dinis Vital, só para falar nos intervenientes deste post.
Felizmente que o espaço NET é cada vez maior. Os grandes jornais, cada vez recrutam mais jornalistas a partir dos Blogs. E não me surpreende nada que os dirigentes desportivos comessem a procurar por aqui, conhecedores da matéria desportiva, em vez de se entregarem à sorte ditada pelos empresários bem instalados no meio.
Claro que os Blogs continuam com dificuldades em filtrar todos os comentários, sem correrem o risco de serem acusados de censura ou simples má vontade.
De qualquer forma, alguém deveria explicar que 25 mil euros a dividir por mais de 100 atletas a competir, e envolvendo despesas de inscrição, inspecção medica, seguro,associação, árbitros, policiamento, mais equipamentos, agua, luz, deslocações de atletas e mais aquelas despesas que aparecem todos os dias, não são caso de policia, mas antes um verdadeiro milagre.
Alguém deveria explicar também, que as rivalidades só são saudáveis, se contribuírem para a sã competição entre as diversas comunidades.
Se pelo contrario ,se a rivalidade se limitar à busca do erro e do defeito do outro lado, muitas vezes encontrando-os mesmo sem existirem, estaremos apenas a contribuir para a degradação humana.

Um abraço desportivo.

Anónimo disse...

Amigo caçador furtivo, tenho imenso respeito por ti mas neste tema não concordo contigo e de certeza que tambem te apercebes de quem é o comentário que sugere um exame psicologio so porque escrevi algo que não agradou ao comentador das 00:01!
é a minha opinião e aceito que 25 mil euros nem seja muito mas eu pergunto, se não é muito que necessidade tem o clube de pagar a jogadores? desde o tempo do pintor que se vem cometendo os mesmos erros em Mora, se não é muito porque se paga ordenados a jogadores que depois ficam a dever? entende a minha opinião? será que não se pode apostar na formaçao de forma diferente?parece-me que sim mas é a minha opinião! depois qualquer clube quando paga passa recibos verdes, certo? afinal são dinheiros que se ganham sem ser declarados, dinheiros publicos

Carlos Rodrigues disse...

Sem conhecer o caçador furtivo queria dar-lhe os parabens pela forma como escreve! a verdade é que os blogs são algo que pode ser utilizado de forma positiva e quem os cria vai ser sempre criticado, ou porque não colocou comentários, ou porque os deixou passar e o proprio joao ja referiu isso em conversa.
o que as pessoas se devem preocupar é em dar a sua opinião de forma correcta mas usando o nome, seja qual for a nossa opinião devemos sempre dar a cara e respeitar uma opinião que não seja de acordo com a nossa! Não me querendo meter a foice em seara alheia parece que as pessoas na localidade de Mora se preocupam demasiado em arranjar questiculas desnecessarias esquecendo de comentar o essencial que é a opinião sobre o que foi escrito!
saudações desportivas

Caçador Furtivo disse...

Ao amigo das15:37.
Meu caro, para mim todas as opiniões são legitimas, desde que isentas de ofensas pessoais, e baseadas em factos verdadeiros.
No seu caso, parece-me que fala mais por ouvir dizer, que por conhecimento efectivo.
Acontece que o Luso, na temporada que findou, e do conhecimento que tenho,porque sou dos que vão às assembleias, não pagou a jogadores. Portanto a sua informação está errada.
Claro que no passado o clube teve opções erradas, e está a pagar esses erros, mas não vamos passar a vida a falar no mesmo, não acha?.
Acho muito justa a sua preocupação com os dinheiros públicos, e com a forma como são aplicados, mas olhe que não são só públicos os dinheiros do desporto. Também são os dos subsídios aos agricultores que nem uma horta têm, aos Bancos dos milionários corruptos e a toda uma corja de subsidiodependentes, a quem o desemprego não atinge nem assusta, porque nunca fizeram nada.
Acha que isto não tem nada a ver com o Luso? Engana-se. Se não fosse a batota na distribuição dos dinheiros públicos, havia mais ajuda para o desporto, para a educação , para a saúde e para as pessoas que de repente, sem qualquer culpa, ficaram sem emprego, alguns deles, depois de uma vida de trabalho. A esses, a coisa pública responde com desprezo.
Desculpe se estas coisas não são do seu interesse, mas sempre lhe vou dizendo que no próximo dia 28, vai haver uma Assembleia Geral do Luso.

Ao Sr. Carlos Rodrigues.

Amigo Carlos, infelizmente a ideia da discussão identificada, é na minha opinião, uma utopia.
No caso concreto de pessoas como o Sr. que se debruçam sobre coisas muito técnicas, e por vezes de teor cientifico, claro que não há problema, tanto mais que a maioria nem sabe do que se fala. Mas na troca de opiniões normais, que digam respeito a um simples jogo de futebol, tudo é diferente. Muitas vezes as pessoas não aceitam as opiniões contrarias, e à falta de argumentos, parte-se para a ofensa barata, onde se atinge ,não as ideias, mas as pessoas.
Apesar de usar um NIk, já fui várias vezes acusado por comentários de outras pessoas, que são entendidos como sendo meus. Agora imagine se eu usasse o meu nome.
Quanto às pessoas de Mora, não exactamente das mais disponíveis para a participação, mas gostam muito de futebol, e todos os Domingos enchem o campo, como o Sr. não vê noutro lado. As questiúnculas que por aqui vê, são obras de uma minoria activa, alguns dos quais eu questiono se são de Mora.

Saudações desportivas aos leitores e interventores do Blog.

Anónimo disse...

Pois do seu conhecimento não pagou...mas há alguns a receber muito €€€... esses craques de Pavia que á uns anos atrás chuparam o dinheiro todo ao clube e abalaram a meio da época e agora voltaram...e o mais engraçado é que são recebidos como se fossem uns craques mas não passam de vulgarzecos e caceteiros,não me acredito que eles estejam cá de borla...esses e alguns de Mora...
Quanto a não pagarem,saiu um da ponte sor a meio da época,não lhe pagavam???E ao outro da ponte sor que ai andou tb não lhe pagaram????
enquanto houver determinadas pessoas dentro do clube as coisas sabem-se 1º cá fora do que lá dentro...
Parece que andaram a liquidar dividas não foi?parece que houve alguns com os treinos todos que receberam o mesmo € que outros que nem metade fizeram....enquanto outros que dizem que jogam por amor á camisola receberam muito €,e até são ou foram directores...
Então conseguem explicar isso???
As acções são para quem as practica...mas dizer a um jogador que só tem a receber um determinado valor e esse jogador ter quase os treinos todos,e saber-se que outro com o mesmo nmr de presenças recebeu muito mais,é de muito baixo nivel por parte dos directores,por isso já ouvi dizer que na próxima época allguns querem sair... assim vai sendo a vida do clube muito mal liderado...

Anónimo disse...

Caro caçador furtivo, está enganado numa coisa, falo pelo que ouço realmente porque se fosse só pelo ouvir pensaria que estava num mundo de gente louca!
Este ultimo comentário diz tudo como é dirigido o clube e que nunca se irá alterar enquanto tiver este presidente! o clube saldou as dividas mas mais uma vez ouve coisas que não se entendem, quer que lhe diga porque? porque existe pessoas que dominam o clube e esses foram os beneficiados de sempre!Mora tem hoje um grupo que domina o futebol senior e outro que passou a dominar o futsal, pessoas que nem socias são do clube mas que detem grande poder! o que o clube fez ao Ze Carlos foi vergonhoso, o que fez ao Ferrinho foi vergonhoso, eu pergunto-se se tu tivesses uma divida a alguem ias lhe pedir dinheiro? porque é que o Lourinho teve um tratamento diferente? se saiu o clube não gastou dinheiro com ele? como é que é possivel jogadores terem menos treinos e receberem o mesmo que aqueles que tem mais?
que contabilidade tem o clube para não saber os numeros de treinos?
isto não é dizer mal ou criticar, é a realidade e basta ver a propria direcçao que foi constituida a porta a porta e que já provocou 2 demissoes mal explicadas do Tó Martins e da Fatima, esta ainda mais dificil de compreender quando foi ela a desenvolver o futsal e ate tinha uma relaçao de amizade com o presidente e saiuda forma que saiu e basta ouvir as conversas e a alegria de algumas pessoas no alcaria para saber que se fez a cama a alguem! depois as reunioes de direcção tem que pessoas? segundo sei algumas so com presidente e esposa, vitor hugo e pouco mais!as vezes não existe defesa possivel das coisas caçador furtivo, não é uma critica mas uma constatação das coisa