Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 2 de junho de 2009

JOVENS PROMESSAS PERDIDOS NO FUTEBOL, PORQUE?

Muitos de nós assistimos a jovens jogadores de futebol que eram grandes promessas do futebol português e acabaram por não fazer carreira, ou então andam perdidos em clubes de pequena dimensão.
Todos nós sabemos que o futebol pode proporcionar-nos muita coisa, êxito, reconhecimento, popularidade, poder económico, mas se tudo isso é positivo também tem coisas negativas.
Inevitavelmente tem que se falar na formação do homem enquanto atleta e na sua formação a todos os níveis.
Hoje recordo-me de Tinaia (foto), Zeferino, jogadores do FC Porto que saíram para o Real Madrid, de Edgar Caseiro, Edgar, que do Benfica saltaram para Valência e Real Madrid respectivamente, de Paulo Costa, Sporting para o Inter, de Sérgio Leite, Marcio Sousa (Maradona no europeu de sb-17 em Viseu) Xano, Bakero, João Vieira Pinto no Atlético Madrid, Hugo Leal, Ednilson, entre outros tantos que não recordo agora e que a excepção de João Vieira Pinto se perderam para o futebol de alto nível.
O êxito no futebol depende de muitos factores entre eles a força e preparação mental. Como qualquer profissão o sucesso fica mais próximos se dermos passos seguros e se definirmos objectivos realizaveis para as nossas carreiras.
Muito destes jogadores deslumbraram-se com as facilidades que o futebol lhe proporcionou e não tiveram o acompanhamento necessário que os ajuda-se a crescer, a humildade ficou pelo caminho, quase todos estes jogadores saíram a mal dos clubes, olhando para o presente posso citar Miguel Veloso que sem ter uma carreira solida força a saída do Sporting, um dos maiores de Portugal para um dos mais pequenos de Inglaterra, podemos dizer que é o poder do dinheiro, mas para alguém que quer fazer carreira no futebol não será melhor terminar a sua maturação futebolista e esperar por uma oportunidade melhor em termos de objectivos de carreira que também lhe renderá dinheiro no futuro mas de forma mais consistente?
A falta de força mental poderá destruir uma carreira, veja-se Quaresma, falhou no Barcelona, No Inter e no Chelsea, só jogou bem em Portugal onde a competitividade é menor.
Penso que os jovens devem ser acompanhados, cimentar as suas carreiras nos seus países de origem e então depois partir a busca do sucesso desportivo que lhe trará também os ganhos monetários.
Nem todos tem a sorte de encontrar um Ferguson para o ajudar a crescer como Ronaldo teve.

3 comentários:

Dinis Vital disse...

Amigo joão, sem duvida que seria tema para aprofundar mais, quem anda no futebol sabe que sem cabeça não se vai a lado nenhum, hoje os nossos jogadores ganham uns tostoes bons, não era como a uns anos atras, hoje o jogador é modelo, capa de revista, enfim,,,o futebol acaba por não ser a sua principal ocupaçao, depois a fama, dinheiro, mulheres, vaidade e como falas-te perda da noçao da realidade e pimba...la se vai a carreira, hoje a vaidade destroi muitas carreiras e sem cabeçinha mais facil se torna.
Abraço

Anónimo disse...

Sem dúvida que Dinis Vital tem razão.Mesmo aqui na nossa Região, houve alguns que até tinham geito.
Mas....

Luis Manuel disse...

hoje não basta so qualidade tecnica, e exigido sacrificio e disponibilidade e as vezes vemos jogadores so porque sabem fazer umas habilidades pensam que sao os maiores, mentalidade é olhar para Liedson, Lisandro entre outros! mesmo a nivel distrital existe qualidade! falta é mentalidade competitiva, cada vez mais quem nao a tiver não triunfa!
Petit teria feito a carreira que fez se não tivesse a mentalidade que tem?
abraço João