Seja bem vindo ao meu espaço :)




quinta-feira, 27 de agosto de 2009

ENTREVISTA A NUNO CANELAS, TREINADOR DO SP.VIANA

A bola começa a rolar nos distritais, as equipas começam a trabalhar e a definir os seus objectivos, assim é com o Sporting Viana que iniciou no passado dia 24 os treinos, pelo terceiro ano consecutivo é Nuno Canelas o treinador, depois do nono lugar da época passada, fui saber os objectivos para esta época.


João Prates- Nuno, terceiro ano consecutivo á frente do Sp.Viana, foi difícil a renovação ou houve algum convite que te fez pensar?
Nuno Canelas- Convite formalmente não recebi, apenas fui sondado por uma equipa da divisão de honra mas não passou disso. A renovação foi concretizada ainda antes do campeonato terminar, os responsáveis pelo clube falaram comigo e depois de ponderar algumas condições resolvi aceitar. Como treinador tenho a agradecer a este clube que tem me dado dentro das suas limitações todas as condições para realizar um bom trabalho.
João Prates- Em termos da época passada, os resultados obtidos foram os planeados ou ficou aquém das expectativas?
Nuno Canelas- No geral posso dizer que foram obtidos, porque relembro o nosso grande objectivo era a manutenção. Queríamos e continuamos a querer pertencer à principal divisão do nosso distrito. No entanto e olhando o que foi a temporada passada, posso afirmar que soube a pouco, podíamos ter feito algo mais e com isso melhorar a nossa classificação. Não foi possível, por vários factores, factores esses que nos ensinaram a corrigir para a nova temporada.
João Prates- Para a nova época quais são os objectivos traçados?
Nuno Canelas- Continuar na divisão de honra, a manutenção. Foi isso que disse aos meus jogadores hoje (segunda) na apresentação da equipa. Como ainda não sabemos bem o que vai acontecer com a 3ª divisão e por consequente o distrital, é preciso realizar um bom campeonato e assim alcançar a primeira metade da tabela. Sabemos o quanto vai ser difícil pois o campeonato vai ser muito equilibrado, mas estamos confiantes.
João Prates- Em termos de saídas de jogadores da época passada, saíram elementos importantes da equipa, em termos de reforços, foram os que querias? è o plantel por ti desejado?
Nuno Canelas- As saídas e as entradas fazem sempre parte de uma equipa. Perder bons jogadores é sempre chato e sabia da importância que eles representavam na nossa estrutura. Na baliza o Pedro era a nossa referência, um miúdo com enormes qualidades, mas a sua entrada para o curso da GNR veio impossibilitar a sua disponibilidade para nos ajudar. Penso que resolvemos bem esse problema porque contratamos dois bons e experientes guarda-redes (Salgado e Pernas), dando-nos garantias para defender as nossas balizas. A saída do Zé Feio era já esperada. Trata-se de um grande jogador, dos melhores do campeonato e isso fez com que chovesse convites. Da nossa parte tudo fizemos para o segurar, mas lutar contra clubes com melhores condições torna-se impossível. Tentamos colmatar essas saídas com jogadores experientes e conhecedores do nosso distrital. Penso que no geral conseguimos reforçar bem a equipa, contando também com alguma juventude, jogadores que conheço bem e que com o seu tempo serão o futuro do nosso Viana.
João Prates- Apesar das dificuldades financeiras cada vez mais os clubes pagam subsídios, tem sido difícil ao Sp.Viana contratar jogadores por esses motivos?
Nuno Canelas- Claro que esse é e será sempre um problema, para mais em clubes pequenos que vivem da carolice dos seus directores. Se queremos ter uma equipa minimamente competitiva é necessário dar algo para cativar os jogadores, no entanto penso que isso tem que acabar, ou então fazer um orçamento dentro das suas capacidades, caso contrario, os clubes fecham. Penso que devia-se apostar mais nas condições a dar aos atletas, às equipas técnicas, os pisos, os balneários, apoio médico, etc… Mas também sei que ninguém entra para perder, todos queremos ser vencedores e por vezes cometem-se loucuras.
João Prates- O facto do Viana continuar a jogar em pelado e cada vez mais existir sintéticos no distrito também faz com que os jogadores prefiram melhores condições?
Nuno Canelas- O facto de o nosso clube não dispor de sintético, sendo a nossa equipa das poucas sedes de concelho que não tem, torna-se complicado. Esse problema está identificado há já algum tempo e ano após ano torna-se um grande entrave para criar equipas competitivas. Veja-se as saídas do Balão e do Sequeira para o Portel, Feio e Nelson para a Vidigueira, Carlitos para o Redondo. Tínhamos tudo acertado com um jogador e de um dia para o outro optou por ir representar outro, em que as condições de prémios de jogo eram inferiores, mas o facto de treinar todo o ano num piso sintético pesou.
Joao Prates- Como vez este desenvolvimento em termos de infraestruturas no distrito de Évora?
Nuno Canelas- Penso que é um bem necessário não só para a competição, mas acima de tudo para os nossos jovens. No meu tempo e não sou muito velho, não havia muita coisa, hoje a par com o futebol há “n” de actividades que acabam por dar melhores condições aos miúdos, fugindo do futebol. No Viana temos uma boa escola, temos feito um enorme esforço para criar condições para que os miúdos se sentiam motivados, mas o pelado realmente não ajuda. A lama, as poças,… e depois existem a poucos kms, campos sintéticos e os miúdos querem ir para lá jogar. Mas o principal acaba por ser o entrave na evolução de um miúdo que jogando, treinando no piso relvado ou sintético deixa de ter. Vejo com bons olhos a criação de mais um bom lote de novos campos (Alandroal, Bencatel, Mora e Arraiolos) e com isso melhorar as nossas competições. No entanto muito há a fazer e mais condições precisam-se. Mais a baixo, vimos um distrito de Beja que tem grandes condições de trabalhos, até pequenas aldeias e vilas com Amareleja já tem um campo sintético. Para bem do desporto, do futebol que tanto gostamos, esse será o rumo. Uns com mais sorte outros não…
João Prates- Em termos de qualidade de processo de jogos das equipas, tem existido mais qualidade, existe um melhor trabalho desenvolvido pelos treinadores? Qual a equipa favorita ao titulo esta época?
Nuno Canelas- Tem surgido um bom lote de treinadores, com ideias novas, novas filosofias, boa assimilação dos atletas pelo que se pretende, melhorando a qualidade de jogo das equipas. Isso é notório. Esta época o grande candidato será o Estrela, equipa com tradição, tendo a obrigação de apresentar uma grande equipa. No entanto há equipas que se podem intrometer na luta, o Monte Trigo comandado pelo meu grande amigo Gaspar que com ideias novas, com grandes reforços pode ombrear com o Estrela. Depois existe um Escoural que faz sempre grandes prestações e que este ano tem uma grande arma, 98% da equipa do ano passado, será uma grande vantagem. Uma palavra para o Portel que será também ela, uma equipa a ter em conta e depois existe sempre as equipas da zona dos mármores, que podem sempre realizar uma boa prova. No geral será um campeonato equilibrado, em que a regularidade ditará as melhores posições.
João Prates- Em termos pessoais quais os teus objectivos futuros?
Nuno Canelas- O gosto, a paixão pelo futebol, faz-me sonhar. No entanto conheço a realidade e vivo dia a dia. Quero fazer um bom campeonato no Viana, alcançar os objectivos e acima de tudo orgulhar-me dos meus jogadores, sinal que as coisas estão a correr bem. Depois logo se vê, se surgir convites vou analisar, seja como treinador principal, seja como adjunto. Tenho vontade de aprender.
João Prates- Algumas palavras que queiras deixar aos leitores deste blog?
Nuno Canelas- Sem duvida, um blogue obrigatório diariamente. Não participo como desejava, mas quem muitos burros toca, algum fica para trás… Acima de tudo é de louvar a tua persistência em renovares todos os dias um blog, com ideias novas, com artigos que nos dizem respeito. Estas de parabéns e que não desistas de deixares aqui as tuas ideias, porque muitos colegas revêem-se outros aprendem e colocam-nas em prática. Tenho aprendido muito aqui neste espaço. Para quem visita, continuem, deixem opiniões, sugestões para todos melhorarmos. Grande Abraço João e boa sorte para a nova época.

1 comentário:

El Gordito disse...

Parabens ao Nuno pelo bom trabalho que tem feito no Viana e que esta época mais uma vez consiga a manutenção e que seja feito tambem um sintéctico, Viana merece!
Parabens tambem ao João pelo excelente blogue, pela postura que tem e pela divulgaçao de faz dos pequenos clubes e do bons artigos que escreve!
continuações